Sucos naturais

Água de aloe vera

 
Equipe TudoReceitas
Por Equipe TudoReceitas, Equipe editorial e de redação do TudoReceitas. 14 setembro 2022
Água de aloe vera

A aloe vera é uma planta suculenta típica de áreas tropicais, cuja origem mais provável está localizada na Península Arábica. É conhecida por suas propriedades medicinais e cosméticas há centenas de anos e foi amplamente utilizada por civilizações antigas.

Hoje em dia, é muito comum encontrá-la em residências, seja em jardins ou vasos.

Geralmente, a água de aloe vera é usada como bebida para aliviar algumas doenças digestivas ou para aproveitar sua riqueza nutricional. O problema é que, se não for processado adequadamente, a aloe vera pode ser tóxica.

Por isso, hoje no Tudo Receitas explicamos passo a passo para que saiba como fazer água de aloé vera, bem como quais são os seus benefícios.

1 convidado 15m Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Ideal acompanhar com suco natural

Ingredientes para fazer Água de aloe vera:

Também lhe pode interessar: Água de maracujá

Como fazer Água de aloe vera:

1

Para começar a processar a folha de babosa ou de aloe vera, lave-a muito bem em água potável. Remove todas as impurezas e sujeiras.

Atenção: é importante certificar-se de que variedade é a aloe vera usada, pois algumas variedades de aloe são tóxicas para o consumo humano.

Água de aloe vera - Passo 1
2

Uma vez que esteja limpa, você deve remover o máximo de aloína possível da folha da planta.

A aloína é uma substância muito tóxica que confere ao látex da babosa sua cor amarelada e odor característico. Para isso, corte a parte de baixo, depois a ponta e, no final, retire também as laterais com os espinhos.

Faça tudo isso com uma faca bem afiada.

Água de aloe vera - Passo 2
3

Coloque a folha em uma jarra ou recipiente com água potável e deixe descansar por 24 horas.

Água de aloe vera - Passo 3
4

Após 24 horas, retire a folha da água, que ficará com uma cor um pouco escura.

Água de aloe vera - Passo 4
5

Lave novamente e retire a pele da lâmina no lado côncavo ou reto. Certifique-se de remover muito bem toda a pele, pois pode conter alguns vestígios de aloína.

Água de aloe vera - Passo 5
6

Agora, com uma colher ou com a mesma faca, extraia delicadamente o material transparente de aloe, muitas vezes conhecido como cristal de aloe.

É preferível deixar alguns milímetros desse líquido gelatinoso colado na pele da planta para não deixar vestígios dele ou látex.

Água de aloe vera - Passo 6
7

Limpe o copo com água potável e verifique muito bem se não há partículas de pele.

Água de aloe vera - Passo 7
8

É hora de preparar a água de aloe vera. A proporção aproximada é de duas colheres de aloe por 250ml de água, ou seja, um copo cheio.

Água de aloe vera - Passo 8
9

Leve a água e o copo ao liquidificador. O adoçante e o suco de limão são opcionais, mas se quiser um sabor mais agradável, ambos são ótimas opções.

Você também pode experimentar outras frutas cítricas como laranja ou tangerina junto com a água de aloe.

Água de aloe vera - Passo 9
10

Agora você pode desfrutar de todos os benefícios da água de aloe vera!

Claro, recomendamos que você prepare apenas o que vai consumir no momento. Se ficar na geladeira, esse líquido pode fermentar. Você pode guardar o restante do vidro na geladeira, bem tampado, por cerca de 5 dias.

Quer mais bebidas que podem ajudar ao corpo? Veja essas sugestões:

Água de aloe vera - Passo 10

Se você gostou da receita de Água de aloe vera, sugerimos que entre na nossa categoria de Sucos naturais.

Para que serve a água de aloe: benefícios e como tomá-la

Embora a aloe vera tenha muitas propriedades benéficas para o corpo, é importante não abusar do seu consumo, pois pode causar diarréia e outros desconfortos.

Recomenda-se tomá-lo de manhã antes do almoço. Quer saber quais são os benefícios mais importantes do aloe vera? Então continue lendo:

  • Antioxidante: De acordo com pesquisas da Universidade Autônoma Metropolitana do México, o aloe vera possui alta atividade antioxidante e efeitos na proteção celular. Os extratos de aloe vera demonstraram sua capacidade de eliminar os radicais livres.
  • Benefício potencial no diabetes: Um estudo de 2016 revisou e comparou várias pesquisas sobre o efeito do aloe vera e do diabetes. Apesar de apontar que faltam mais evidências, ele também garantiu que existe um possível efeito positivo dessa planta no controle glicêmico em pré-diabetes e diabetes tipo 2.
  • Proteção das gengivas: Uma investigação brasileira confirmou que misturar o enxaguante bucal com aloe vera afiado diminui a inflamação das gengivas.
  • Laxante: Aloe Vera tem um efeito benéfico na constipação e pode ajudar a limpar o cólon.
Referências


Bibliografia
  • Adam, A (2018). Efficacy of Mouthwash from Aloe vera Juice after Scaling Treatment on Patient with Gingivitis: A Clinical Study. Publicado por: Revista.uepb.edu.br. Disponible en: http://revista.uepb.edu.br/index.php/pboci/article/view/3959/pdf
  • Domínguez-Fernández, R.N., & Arzate-Vázquez, I., & Chanona-Pérez, J. J., & Welti-Chanes, J. S., & Alvarado-González, J. S., & Calderón-Domínguez, G., & Garibay-Febles, V., & Gutiérrez-López, G. F. (2012). El gel de aloe vera: estructura, composición química, procesamiento, actividad biológica e importancia en la industria farmacéutica y alimentaria. Publicado por: Revista Mexicana de Ingeniería Química. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=620/62024415003
  • Suksomboon, N., Poolsup, N. and Punthanitisarn, S. (2016). Effect of Aloe vera on glycaemic control in prediabetes and type 2 diabetes: a systematic review and meta‐analysis. Publicado por: Journal of Clinical Pharmacy and Therapeutics. Disponible en: 10.1111/jcpt.12382

Suba a sua foto de Água de aloe vera

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 11
Água de aloe vera