PARTILHAR

Tipos de panelas: quais são, melhores tipos e como usar

 
Cristiane Salgado
Por Cristiane Salgado, periodista. Atualizado: 28 julho 2022
Tipos de panelas: quais são, melhores tipos e como usar

Você sabia que o segredo de uma receita bem feita pode estar na escolha da panela. Existem vários modelos, materiais, formatos e tamanhos de panela, que diversificam de utilidade conforme o alimento ou o prato a ser preparado.

São tantas opções que elas podem confundir os mais novatos na cozinha! Mas como a panela é um item essencial, aqui no Tudo Receitas você vai descobrir mais sobre os diferentes tipos de panelas e até qual a melhor para a sua saúde!

Para começar a descobrir que panela você precisa comprar, primeiro é preciso saber qual é o tipo de calor que ela enfrentará no fogão. Acompanhe abaixo essa lista:

Também lhe pode interessar: Tipos de tapioca e como usar

A melhor panela para fogão de indução

O fogão por indução é bem prático e moderno, mas nem todos os tipos de panela podem ser usados nele, porque é preciso ser de um material que transmita a corrente magnética para gerar calor.

Você pode usar as panelas de inox, de ferro e as de alumínio que tiverem cobertura dupla de aço. As de alumínio puro, vidro, cobre, cerâmica e barro não funcionam no fogão por indução.

Tipos de panelas: quais são, melhores tipos e como usar - A melhor panela para fogão de indução

Qual o melhor tipo de panela para a saúde?

Entre todos os tipos de panelas mostradas nesse artigo, as feitas de vidro são as campeã no quesito de segurança à saúde porque não liberam nenhum tipo de resíduo. As panelas de ferro, apesar de liberarem resíduos, são ótimas para combater a anemia, se forem bem cuidadas e conservadas, porque o ferro é importante ao organismo e à saúde.

Tipos de panelas: quais são, melhores tipos e como usar - Qual o melhor tipo de panela para a saúde?

Qual o melhor tipo de panela para cozinha?

Levando em conta a praticidade para o dia a dia, as panelas de alumínio e de teflon preenchem esse requisito como melhores panelas para cozinhar. As panelas de cerâmica também são ótimas para cozinhar devido à sua versatilidade, desde que não seja em fogão por indução.

As panelas de inox, apesar de preencher o requisito de durabilidade e serem apropriadas para fogão de indução, não são boas para frituras e doces, porque não são antiaderentes e tendem a grudar os alimentos.

Tipos de panelas: quais são, melhores tipos e como usar - Qual o melhor tipo de panela para cozinha?

Quais são os tipos de panela

Primeiro, vamos ver entender um pouco mais sobre os tipos de panelas? As mais comuns são de alumínio, teflon, inox, vidro, cerâmica, teflon, cobre, ferro, vidro e barro.

Alumínio: No Brasil, as mais comuns são as de alumínio. Além de serem leves e baratas, servem para preparar qualquer tipo de comida. Outra vantagem é que suportam altas temperaturas, sendo ótimas para frituras. A desvantagem é que o alumínio é prejudicial à saúde, e se essa panela estiver mal cuidada pode liberar resíduos do material para o alimento. Para evitar o desgaste da panela de alumínio não se deve usar bucha áspera, apenas as de material mais macio para não arranhar.

Teflon: As de teflon são leves, de fácil manuseio e feitas de um material antiaderente, que impede o alimento grudar na panela, dispensando a necessidade do uso de gordura na preparação. Para fritar um ovo, por exemplo, não será preciso usar óleo ou manteiga, e o seu arroz também não vai grudar na panela! Mas apesar de cozinhar de modo mais saudável, há uma discussão de que o teflon pode soltar substâncias tóxicas para o organismo, principalmente, se estiverem arranhadas (o que pode acontecer com certa facilidade).

Inox: As panelas de inox são bem bonitas, não liberam materiais e aquecem o alimento de modo mais rápido, além de manter a temperatura por mais tempo, mesmo fora do fogo. No entanto, como esquentam muito e como não possuem cabo térmico, podem causar acidentes, como queimadura nas mãos. Outra desvantagem é que são mais caras e podem escurecer com o tempo.

Cerâmica: As panelas de cerâmica (ou as revestidas de cerâmica) são consideradas os melhores tipos porque não liberam resíduos, são antiaderentes, leves, bonitas, fáceis de limpar, resistentes ao choque térmico e aquecem o alimento por igual. Elas são bem versáteis, então, servem para os mais variados tipos de pratos. A desvantagem é que não são muito acessíveis do ponto de vista financeiro e demoram mais tempo para esquentar.

Ferro: As panelas de ferro são as mais resistentes, duráveis e permitem fazer um cozimento mais lento dos alimentos, sendo ideal para sopas, caldos, moqueca e legumes. Os fatores negativos são em relação ao peso, manuseio e podem enferrujar.

Barro: Já a panela de barro, um símbolo da cozinha tradicional brasileira, tem como vantagem manter o calor da comida por mais tempo, além de não liberar resíduos prejudiciais à saúde. É perfeita para você preparar uma bela feijoada! No entanto, são frágeis, mais pesadas e tem uma limpeza mais difícil, porque podem acumular fungos e bactérias se não forem bem higienizadas.

Cobre: Essas são as panelas mais duráveis, que podem até passar de uma geração para outra, além de serem bem leves e decorativas. São ótimas para preparar doces, porque são antiaderentes e esfriam rápido. Mas se essa panela de cobre não tiver uma camada protetora de aço inox ou titânio, há um risco para a saúde, porque o cobre é altamente nocivo para o organismo e pode ser transferido para o alimento.

Vidro: Apesar de estar um pouco em desuso, panela de vidro é considera uma das mais seguras porque não libera nenhum tipo de substância, e é um material que pode lidar com todos os tipos de temperatura: desde o forno até a geladeira. A principal desvantagem é que ela quebra muito fácil e adere facilmente à temperatura, dificultando o manuseio apenas com as mãos.

Concluindo que cada uma tem seus prós e contras, as panelas consideradas multiuso e mais duradouras são os melhores tipos. Nesse caso, as de inox e as de cerâmica são as que mais preenchem esses requisitos.

E a sua opinião: qual o melhor tipo de panela para cozinhar? Comente aqui no Tudo Receitas! Aproveite e leita também esses artigos abaixo:

Tipos de panelas: quais são, melhores tipos e como usar - Quais são os tipos de panela

Se gostou do artigo Tipos de panelas: quais são, melhores tipos e como usar, sugerimos que entre na nossa categoria de Conselhos de compra.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Tipos de panelas: quais são, melhores tipos e como usar
1 de 5
Tipos de panelas: quais são, melhores tipos e como usar

Voltar ao topo da página ↑