Conselhos de compra

Ideias de marmitas para congelar

 
Equipe TudoReceitas
Por Equipe TudoReceitas, Equipe do TudoReceitas. Atualizado: 27 outubro 2023
Ideias de marmitas para congelar

Uma comidinha pronta na geladeira, em que só é necessário descongelar, deixa o dia a dia muito mais prático, não é mesmo?! Em vez de cozinhar mais de uma vez por semana, a ideia é selecionar um dia para preparar marmitas que serão congeladas e deixarão você livre pelas semanas seguintes! Mas como é que tipo de comida congelar?! Aqui daremos todas as dicas e ideias de marmitas para congelar!

Também lhe pode interessar: Como montar cesta de Páscoa gastando pouco

Índice

  1. Tempo de duração
  2. Material da marmita
  3. Dicas para congelar a marmita
  4. Como descongelar a marmita
  5. Receitas de marmita para congelar

Tempo de duração

Se você está procurando maneiras de economizar tempo e dinheiro na cozinha, o congelamento de marmitas é uma opção prática e conveniente. No entanto, é importante conhecer o tempo de duração adequado para garantir a segurança alimentar e a qualidade da refeição congelada.

Hoje te contamos as técnicas corretas de armazenamento e a tempo máximo para deixar suas marmitas congeladas e também como maximizar a vida útil das suas refeições e desfrutar de comidas deliciosas e nutritivas sempre que precisar.

No geral, as marmitas duram até 3 meses no congelador, quando bem armazenadas e dependendo dos ingredientes contidos nela. Portanto, é importante verificar com quais alimentos você vai preparar sua marmita e se eles têm a mesma duração.

Ideias de marmitas para congelar - Tempo de duração

Material da marmita

Existem vários materiais que podem ser utilizados para congelar comida, te contamos um pouco sobre elese suas vantagens e desvantagens:

  1. O plástico é um dos materiais mais comuns e práticos para o congelamento de alimentos, pois é resistente e fácil de usar. No entanto, é importante escolher um plástico que seja seguro para uso em alimentos. deve ser BPA Free, para que assim não libere substâncias nocivas quando exposto a temperaturas altas e baixas .
  2. O melhor recipiente para a marmita é o vidro, que é seguro pois não libera substâncias químicas. Além disso, é fácil de limpar e pode ser usado em fornos convencionais e micro-ondas. No entanto, é importante escolher um vidro resistente a choques térmicos para evitar quebrar ou rachar.
  3. Outra opção mais econômica e prática, é a marmita de alumínio, no entanto, o alumínio pode ser reativo com alguns tipos de alimentos ácidos, o que pode alterar o sabor da comida. Sempre com atenção, porque ao descongelar, o alumínio não pode ser levado ao micro-ondas.

Agora que você já sabe os benefícios de cada tipo de recipiente para congelar a comida, qual você vai escolher?

Dicas para congelar a marmita

Aqui vai uma dica muito importante na hora de cozinhar a comida da marmita. O ponto de cozimento sempre deve ser menor do que o normal, porque os alimentos, depois do congelamento, ficam mais macios. Outro detalhe é a quantidade de sal que deve ser reduzida, porque o congelamento acaba deixando o sabor mais forte.

Também não recomendamos ovos, leite e derivados nos ingredientes da marmita, porque tendem a estragar com mais facilidade.

A boa notícia é que a maioria dos alimentos podem ser congelados, então, não economize na variedade de legumes, porque além de saudáveis e nutritivos, são perfeitos para uma marmita!

Como descongelar a marmita

Existem várias maneiras de descongelar uma marmita congelada, e a melhor opção dependerá do tempo disponível e do método de aquecimento que você planeja usar. Abaixo te ensinamos algumas maneiras:

  1. Descongelamento na geladeira: esta é a maneira mais segura e eficaz de descongelar uma marmita. Basta remover a marmita do freezer e colocá-la na prateleira inferior da geladeira para descongelar lentamente. Isso pode levar algumas horas ou até um dia inteiro, dependendo do tamanho e da espessura da marmita. Certifique-se de colocar a marmita em um prato ou tigela para evitar que ela vaze enquanto descongela.
  2. Descongelamento em água fria: se você não tiver tempo suficiente para descongelar a marmita na geladeira, pode optar por descongelá-la em água fria. Coloque a marmita em uma tigela ou pia com água fria e troque a água a cada 30 minutos para evitar que ela aqueça demais.
  3. Descongelamento no micro-ondas: Essa é a maneira mais rápida, descongelar a marmita no micro-ondas. Certifique-se de usar a configuração de descongelamento/baixa potência.

Para essa processo de descongelamento, não se deve fazer na temperatura ambiente devido ao risco de contaminação. Também é importante lembrar que depois de descongelada, não pode congelar novamente o alimento!

Ideias de marmitas para congelar - Como descongelar a marmita

Receitas de marmita para congelar

Vamos ver ideias de marmitas para congelar? Confira as nossas preferidas:

Se gostou do artigo Ideias de marmitas para congelar, sugerimos que entre na nossa categoria de Conselhos de compra.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Ideias de marmitas para congelar