Receita de Chico balanceado da vovó


Chico balanceado da vovó: uma sobremesa deliciosa da culinária brasileira com um nome muito peculiar. Trata-se de um doce composto por bananas, caramelo, creme e merengue tostado e fica irresistível quando servido geladinho!
Há controvérsias sobre a origem do doce chico balanceado. Algumas pesquisas apontam para a região Sul do país, enquanto outras defendem que sua origem se deu em Pernambuco. No entanto, sabemos que essa sobremesa de banana é muito apreciada em diversos lugares, é fácil de fazer e combina com aquele almoço especial em família!
Já existem versões da receita de chico balanceado que levam leite condensado, porém vamos te apresentar aqui no TudoReceitas a versão feita sem esse ingrediente. Vamos te ensinar como fazer o creme que compõe uma das camadas dessa sobremesa apenas com o uso do leite, das gemas, do amido de milho, do açúcar e da essência de baunilha, bem ao estilo de antigamente.
Quer saber como preparar essa belíssima sobremesa aí na sua casa? Então, fique conosco aqui no TudoReceitas e confira abaixo o passo a passo com fotos da receita de chico balanceado da vovó!
- DOCE DE BANANA:
- CREME:
- MERENGUE:
Separe todos os ingredientes para o preparo da receita de chico balanceado tradicional. Utilize bananas maduras, corte-as em rodelas e pingue gotas de limão sobre elas.
Dica: usamos 6 bananas grandes para essa receita. Mas, se as suas forem pequenas, acrescente mais 2 bananas.

Comece preparando o caramelo que irá envolver as bananas: numa panela leve o açúcar ao fogo baixo, até derreter.

Quando o açúcar já estiver como caramelo, com cuidado jogue a água sobre ele. Mexa de vez em quando até que o caramelo volte a ficar uniforme.

Após isso, adicione as rodelas de bananas ao caramelo e deixe-as cozinhando por uns 5 minutos, mexendo apenas de vez em quando. Reserve.

Em seguida prepare o creme de gemas: numa panela média misture o amido de milho ao leite até que fique totalmente diluído. Adicione o açúcar e as gotas de essência de baunilha, misturando bem.

Acrescente as gemas de ovos, passadas por uma peneira (esse é um truque para reduzir o gosto e cheiro de ovo nesta sobremesa).

Misture tudo e cozinhe esse creme em fogo brando até engrossar levemente, ficando com textura de mingau, como mostra a foto abaixo. Deixe o creme amornar para dar seguimento à receita.
Dica: esse processo poderá levar cerca de 12 minutos.

Por fim, prepare o merengue apenas batendo as claras reservadas em ponto de neve. Aos poucos vá acrescentando o açúcar até formar picos altos e firmes.

Monte a sobremesa num refratário médio, começando pela camada de bananas caramelizadas e, em seguida, cobrindo com o creme já morno.
Dica: antes de usar o creme, misture-o novamente com uma colher ou um fouet para ficar com textura uniforme.

Por último, cubra o creme com o merengue e, com o auxílio das costas de uma colher, tente fazer ondas, levantando o merengue suavemente para dar um efeito bonito ao mesmo.
Dica: nesse momento pré aqueça o forno a 180 graus.

Leve o doce ao forno pré aquecido a 180 graus para gratinar por cerca de 20 minutos ou até o merengue dourar levemente.
Dica: algumas pessoas gostam de polvilhar canela em pó antes ou depois de gratinar o merengue. Se quiser, experimente introduzir essa especiaria!

Retire o doce do forno e aguarde esfriar para depois levá-lo à geladeira, onde deverá ficar por, pelo menos, 4 horas até ser servido.

Está pronto seu delicioso chico balanceado com banana! Esperamos que tenha gostado dessa versão e que essa sobremesa gelada faça muito sucesso aí na sua casa. Bom apetite!
Procurando mais receitas de sobremesas tradicionais? Veja como fazer:

Se você gostou da receita de Chico balanceado da vovó, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Banana. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.