Banana

Receita de Chico balanceado da vovó

 
Andréa Porto
Por Andréa Porto, Colaboradora. 26 novembro 2021
Receita de Chico balanceado da vovó

Chico balanceado da vovó: uma sobremesa deliciosa da culinária brasileira com um nome muito peculiar. Trata-se de um doce composto por bananas, caramelo, creme e merengue tostado e fica irresistível quando servido geladinho!

Há controvérsias sobre a origem do doce chico balanceado. Algumas pesquisas apontam para a região Sul do país, enquanto outras defendem que sua origem se deu em Pernambuco. No entanto, sabemos que essa sobremesa de banana é muito apreciada em diversos lugares, é fácil de fazer e combina com aquele almoço especial em família!

Já existem versões da receita de chico balanceado que levam leite condensado, porém vamos te apresentar aqui no TudoReceitas a versão feita sem esse ingrediente. Vamos te ensinar como fazer o creme que compõe uma das camadas dessa sobremesa apenas com o uso do leite, das gemas, do amido de milho, do açúcar e da essência de baunilha, bem ao estilo de antigamente.

Quer saber como preparar essa belíssima sobremesa aí na sua casa? Então, fique conosco aqui no TudoReceitas e confira abaixo o passo a passo com fotos da receita de chico balanceado da vovó!

6 convidados 45m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas do Brasil

Ingredientes para fazer Chico balanceado da vovó:

  • DOCE DE BANANA:
  • CREME:
  • MERENGUE:
Também lhe pode interessar: Chico balanceado de banana

Como fazer Chico balanceado da vovó:

1

Separe todos os ingredientes para o preparo da receita de chico balanceado tradicional. Utilize bananas maduras, corte-as em rodelas e pingue gotas de limão sobre elas.

Dica: usamos 6 bananas grandes para essa receita. Mas, se as suas forem pequenas, acrescente mais 2 bananas.

Receita de Chico balanceado da vovó - Passo 1
2

Comece preparando o caramelo que irá envolver as bananas: numa panela leve o açúcar ao fogo baixo, até derreter.

Receita de Chico balanceado da vovó - Passo 2
3

Quando o açúcar já estiver como caramelo, com cuidado jogue a água sobre ele. Mexa de vez em quando até que o caramelo volte a ficar uniforme.

Receita de Chico balanceado da vovó - Passo 3
4

Após isso, adicione as rodelas de bananas ao caramelo e deixe-as cozinhando por uns 5 minutos, mexendo apenas de vez em quando. Reserve.

Receita de Chico balanceado da vovó - Passo 4
5

Em seguida prepare o creme de gemas: numa panela média misture o amido de milho ao leite até que fique totalmente diluído. Adicione o açúcar e as gotas de essência de baunilha, misturando bem.

Receita de Chico balanceado da vovó - Passo 5
6

Acrescente as gemas de ovos, passadas por uma peneira (esse é um truque para reduzir o gosto e cheiro de ovo nesta sobremesa).

Receita de Chico balanceado da vovó - Passo 6
7

Misture tudo e cozinhe esse creme em fogo brando até engrossar levemente, ficando com textura de mingau, como mostra a foto abaixo. Deixe o creme amornar para dar seguimento à receita.

Dica: esse processo poderá levar cerca de 12 minutos.

Receita de Chico balanceado da vovó - Passo 7
8

Por fim, prepare o merengue apenas batendo as claras reservadas em ponto de neve. Aos poucos vá acrescentando o açúcar até formar picos altos e firmes.

Receita de Chico balanceado da vovó - Passo 8
9

Monte a sobremesa num refratário médio, começando pela camada de bananas caramelizadas e, em seguida, cobrindo com o creme já morno.

Dica: antes de usar o creme, misture-o novamente com uma colher ou um fouet para ficar com textura uniforme.

Receita de Chico balanceado da vovó - Passo 9
10

Por último, cubra o creme com o merengue e, com o auxílio das costas de uma colher, tente fazer ondas, levantando o merengue suavemente para dar um efeito bonito ao mesmo.

Dica: nesse momento pré aqueça o forno a 180 graus.

Receita de Chico balanceado da vovó - Passo 10
11

Leve o doce ao forno pré aquecido a 180 graus para gratinar por cerca de 20 minutos ou até o merengue dourar levemente.

Dica: algumas pessoas gostam de polvilhar canela em pó antes ou depois de gratinar o merengue. Se quiser, experimente introduzir essa especiaria!

Receita de Chico balanceado da vovó - Passo 11
12

Retire o doce do forno e aguarde esfriar para depois levá-lo à geladeira, onde deverá ficar por, pelo menos, 4 horas até ser servido.

Receita de Chico balanceado da vovó - Passo 12
13

Está pronto seu delicioso chico balanceado com banana! Esperamos que tenha gostado dessa versão e que essa sobremesa gelada faça muito sucesso aí na sua casa. Bom apetite!

Procurando mais receitas de sobremesas tradicionais? Veja como fazer:

Receita de Chico balanceado da vovó - Passo 13

Se você gostou da receita de Chico balanceado da vovó, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Banana. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Chico balanceado da vovó

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 14
Receita de Chico balanceado da vovó