Partilhar

Receita de Croissant doce francês

 
Por Isabel Rescalvo. 21 maio 2020
Receita de Croissant doce francês

Este croissant doce francês, também chamado de croissant brioche, é verdadeiramente gostoso. Devo ao fato da massa necessitar de crescer, seu preparo é um pouco demorado e exige alguma paciência, no entanto não há dúvidas de que o resultado final compensa!

O croissant é perfeito para servir no café da manhã ou no lanche, simples ou recheado com chocolate, queijo e presunto, compota e mais. Continue aqui no TudoReceitas e veja como fazer massa folhada para croissant e como preparar seus croissants caseiros!

8 convidados 6h Café da manhã Dificuldade elevada
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas de França
Ingredientes para fazer Croissant doce francês:
  • Para finalizar:
Também lhe pode interessar: Croissant de Nutella
Como fazer Croissant doce francês:
1

Comece por dissolver o fermento no leite morno, mexendo até dissolver completamente.

Dica: Relembramos que o leite deverá estar morno, não quente. Isso é importante para não perder as propriedades do fermento.

Receita de Croissant doce francês - Passo 1
2

Coloque 500 gramas de farinha em um bowl e abra um buraquinho ao centro. Coloque aí o ovo, o sal, o açúcar e o mel. Adicione também o leite com o fermento dissolvido nele.

Receita de Croissant doce francês - Passo 2
3

Comece misturando tudo com uma colher, do centro para fora, de modo a incorporar pouco a pouco os ingredientes na farinha.

Receita de Croissant doce francês - Passo 3
4

Em seguida polvilhe farinha numa bancada de trabalho e coloque nela a massa de croissant. Amasse e sove por 10 minutos ou até ficar macia e desgrudar das mãos.

Dica: Se a massa continuar muito mole e grudando nas mãos ao fim dos 10 minutos, adicione um pouco mais de farinha.

Receita de Croissant doce francês - Passo 4
5

Volte com a massa para o bowl em que estava e cubra com um pano prato ou plástico filme. Deixe repousar por 20 minutos.

Receita de Croissant doce francês - Passo 5
6

Enquanto isso, num recipiente à parte misture a manteiga com a restante farinha (25 gramas) até obter uma pasta uniforme. Reserve.

Receita de Croissant doce francês - Passo 6
7

Volte a enfarinhar a bancada e abra a massa em forma de retângulo, como na foto, usando um rolo de massa também enfarinhado. Coloque ao centro a mistura de manteiga e farinha preparada anteriormente.

Receita de Croissant doce francês - Passo 7
8

Cubra a pasta de manteiga e farinha com uma parte da massa do croissant, puxando-a para o centro, como na foto.

Receita de Croissant doce francês - Passo 8
9

Faça o mesmo com a outra metade da massa, dobrando-a por cima da dobra anterior. É deste jeito que conseguimos uma massa folhada para croissant.

Receita de Croissant doce francês - Passo 9
10

Agora pegue numa das extremidades inferiores e dobre para o centro também, como na fotografia.

Receita de Croissant doce francês - Passo 10
11

Por fim, dobre a outra metade também, de forma a conseguir um quadrado de massa. Embrulhe em plástico filme e reserve no congelador por 45 minutos.

Receita de Croissant doce francês - Passo 11
12

Após esse tempo, volte com a massa para a bancada enfarinhada e repita o procedimento: abra a massa com um rolo de forma a obter um retângulo, depois dobre um dos lados ao centro, dobre o outro e passe o rolo, como na foto. Dobre as duas extremidades ao centro, volte a embrulhar em plástico filme e reserve por mais 45 minutos no congelador.

Receita de Croissant doce francês - Passo 12
13

Após esse tempo de repouso repita todo o procedimento de abrir a massa, dobrar e reservar no congelador por mais 45 minutos.

Dica: Ao repetirmos este procedimento tanta vez conseguimos que a massa fique mais folhada, por isso não deixe de fazer!

Receita de Croissant doce francês - Passo 13
14

Depois do passo anterior, volte a repetir tudo pela quarta e última vez: abra a massa, dobre os lados, dobre as extremidades, volte a embrulhar em plástico filme e reserve no congelador por mais 45 minutos.

Receita de Croissant doce francês - Passo 14
15

Assim que completar 4 repetições, coloque a massa na bancada enfarinhada e volte a abrir em forma de retângulo, mas agora mais fina. Apare a massa nas laterais, de forma a conseguir um retângulo bem perfeitinho, e corte em duas metades, como na foto.

Dica: As aparas de massa poderão ser unidas e assadas do mesmo jeito que faremos com os croissants, a diferença é que terão um formato disforme.

Receita de Croissant doce francês - Passo 15
16

Corte triângulos nas duas metades da massa, como na foto, tentando que todos tenham o mesmo tamanho.

Receita de Croissant doce francês - Passo 16
17

Depois enrole cada um dos triângulos, começando na extremidade mais larga. Se a massa estiver grudando muito, polvilhe mais farinha - isso acontecerá sobretudo se a temperatura ambiente for elevada ou úmida.

Dica: Se quiser, coloque um pouco de chocolate no centro de cada triângulo, para conseguir croissants de chocolate.

Receita de Croissant doce francês - Passo 17
18

Coloque os croissants num tabuleiro de forno forrado com papel manteiga, cubra com um pano prato e reserve por 40 minutos, para conseguir croissants mais crescidos e fofinhos.

Receita de Croissant doce francês - Passo 18
19

Por fim preaqueça o forno nos 200ºC (fogo alto), com calor em cima e em baixo. Pincele os croissants com um pouco de leite e asse por 15 minutos ou até crescerem e dourarem.

Receita de Croissant doce francês - Passo 19
20

Enquanto isso, leve o açúcar e a água ao fogo médio por uns 3 minutos, de forma a conseguir uma calda de açúcar simples. Quando os croissants assarem, pincele-os ainda quentes com esta calda e deixe esfriar em uma grade de resfriamento, para evitar que fiquem úmidos.

Receita de Croissant doce francês - Passo 20
21

Sirva os croissants quando esfriarem um pouco e desfrute desta receita de croissant caseiro com manteiga, geleia, chocolate e mais. Tenho a certeza que fará as delícias de todos aí em casa!

Procurando mais receitas com massa folhada? Veja estas sugestões:

Dica: Aconselhamos consumir os croissants no dia em que foram feitos, pois ficarão duros no dia seguinte. Se preferir, pode congelar os croissants.

Receita de Croissant doce francês - Passo 21

Se você gostou da receita de Croissant doce francês, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Croissants. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.

Suba a sua foto de Receita de Croissant doce francês

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Croissant doce francês
1 de 22
Receita de Croissant doce francês

Voltar ao topo da página