Bolos simples

Receita de Bolo sem manteiga

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Redatora no TudoReceitas. Atualizado: 2 maio 2019
Receita de Bolo sem manteiga

Procurando como substituir manteiga nos bolos ou como substituir margarina no bolo? Simplesmente prepare um bolo sem manteiga! Neste caso o substituto é o óleo, que deixa o bolo fofinho por mais tempo, mesmo na geladeira. Este bolo simples é um dos mais versáteis que você pode preparar. Não apenas por ser fácil e econômico, mas também porque você pode acrescentar outros ingredientes a gosto para incrementar o sabor: essência de baunilha, raspas de laranja, calda de açúcar e cobertura de chocolate são algumas das opções, qual delas a mais gostosa? Descubra como fazer esta receita de bolo sem manteiga fofinho e gostoso com o nosso passo a passo aqui no TudoReceitas e surpreenda-se!

10 convidados 45m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno

Ingredientes para fazer Bolo sem manteiga:

Também lhe pode interessar: Bolo sem fermento

Como fazer Bolo sem manteiga:

1

Comece por separar as claras das gemas e pré-aquecer o forno a 180°C.

Receita de Bolo sem manteiga - Passo 1
2

Em seguida, bata as claras até ponto de neve na batedeira, isto é, até ficarem consistentes e sem escorrer na tigela.

Receita de Bolo sem manteiga - Passo 2
3

Em seguida coloque o açúcar e as gemas dentro de uma tigela e bata muito bem até virar um creme suave.

Dica: Este passo é importante para que o bolo sem manteiga fique fofinho.

Receita de Bolo sem manteiga - Passo 3
4

Pouco a pouco adicione a farinha, o leite e o óleo alternadamente no creme de gemas e açúcar, enquanto mistura muito bem. Incorpore as claras em neve, com cuidado para que não percam o ar, e por fim o fermento em pó.

Receita de Bolo sem manteiga - Passo 4
5

Coloque a massa em uma forma de bolo (redonda ou retangular) untada e enfarinhada. Leve ao forno a 180ºC por 45 minutos aproximadamente. Para saber se o bolo está pronto, faça o teste do palito.

Receita de Bolo sem manteiga - Passo 5
6

Deixe o bolinho esfriar e desenforme. Seu bolo sem manteiga está pronto a servir! Pode servir assim simples ou decorar a gosto. Bom apetite e escreva nos comentários o que você achou desta sugestão.

Procurando mais receitas de bolo fácil e gostoso sem manteiga? Confira estas:

Receita de Bolo sem manteiga - Passo 6

Se você gostou da receita de Bolo sem manteiga, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples.

Posso substituir manteiga por óleo no bolo?

Esta é uma dúvida que surge sobretudo quando estamos na cozinha, queremos preparar um bolo feito com manteiga mas nos damos conta que não temos esse ingrediente em casa, certo? No entanto não é esse o único caso: fazer bolo sem manteiga é válido também para quem sofre de intolerância à lactose e pode apenas consumir bolos sem leite, sem manteiga e sem iogurte.

Qual a função da manteiga no bolo?

O sucesso de uma receita de bolo depende sobretudo dos ingredientes e quantidades usadas, pois cada ingrediente tem um papel importante a desempenhar na estrutura e sabor dos bolos. No caso da manteiga, que neste caso se encontra na mesma categoria que a margarina e o óleo, é responsável por conferir sabor, ajudar a reter o ar na massa (importante para conseguir um bolo fofinho e crescido) e, em conjunto com a lecitina presente na gema do ovo (que é um emulsificante), ajuda também a reter água na massa, o que aumenta a durabilidade do bolo1.

Posso substituir manteiga por óleo no bolo?

Regra geral sim, tem como substituir a manteiga no bolo por óleo e conseguir um bolo gostoso, sobretudo se a receita indicar para usar manteiga derretida. A exceção são bolos que indicam especificamente para usar manteiga gelada, porque nesse caso o óleo não vai dar a liga que se pretende. A fórmula para substituir manteiga ou margarina por óleo nos bolos é a seguinte: 100 g de manteiga podem ser substituídos por cerca de 1/2 xícara de óleo2.

Referências

Fotos de Bolo sem manteiga

Suba a sua foto de Receita de Bolo sem manteiga

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
59 comentários
A sua avaliação:
josé arthur silva da cruz
tem como fazer com leite em pó?
A sua avaliação:
Fernanda
Estou fazendo o bolo muito fácil a receita fui fazendo como a Daniele estou com ele no forno.
A sua avaliação:
Daniele
Estou com o bolo no forno, mais gostei dos detalhes da receita que vi vai colocando e vai marcando muito top !!
A sua avaliação:
Marcela
Muito bom!! Fiz pra minha filha e na verdade todos amaram. Hoje farei novamente, mais vou acrescentar chocolate em pó p vê como fica
A sua avaliação:
Ivana de Sa Santos
Como posso imprimir a receita?
Favor não mandar muitos emails
Equipe TudoReceitas
Oi Ivana, atualmente não estamos enviando emails. Se você estiver usando o celular pode imprimir a receita clicando no topo da tela, onde diz "Partilhar" e baixar o documento PDF para imprimir. Se estiver usando o computador, desça um pouco na tela e, na barra azul que surge no topo, clique no ícone da impressora. Obrigada!
A sua avaliação:
Rosângela
Gosto muito dessa receita só uso ela, além do mais continua gostoso por dias(5),coloco na boleira tampadinho, não falta bolo aqui em casa.as vezes coloco pacotinho de coco ralado,ou gostas de baunilha,ou outra essência ah, granulado fica ótimo tbm.
A sua avaliação:
Sandra Feijó Da Conceição
Fiz essa receita, mas no meio do processo vi que não vinha leite na geladeira, então espremi dois limões era o que tinha na geladeira completei com água para dar a medida do leite, e deu certo ! Acredite se quiser hahahahah 😉, ficou bem fofinho e Asou em 25 min meu forno é bem potente.
A sua avaliação:
Lurana
Muito bom
A sua avaliação:
Camilla
Ficou uma delícia! Reservei 1/3 da massa e acrescentei chocolate. Todos pediram bis!
A sua avaliação:
Monica
Eu gostei muito, ficou bem fofinho, mas achei que deu uma leve solada no meio do bolo. Será que foi a temperatura do forno, aqui em casa é elétrico? Eu segui a risca a receita.
Quanto tempo antes do bolo ir pro forno eu tenho que deixar ele pré aquecendo?
Equipe TudoReceitas
Oi Monica, o forno deverá preaquecer até atingir a temperatura indicada na receita. O tempo que demora varia consoante o forno, por isso não tem um tempo certo. Existem outros motivos porque o bolo fica solado, confira aqui: https://www.tudoreceitas.com/artigo-porque-o-bolo-murcha-depois-de-assado-7514.html
A sua avaliação:
Eliete Lopes
Amei as receitas.
A sua avaliação:
Naiara
Substituí a farinha por aveia em flocos e o leite por suco de laranja. Rende bastante e a massa cresceu tanto que saiu da forma.
A sua avaliação:
JANEIDE NEVES
Amei vou testar ainda hoje e depois mando a foto
A sua avaliação:
PALOMA MARQUES SANTOS
Muito bom e fácil! Eu ainda dividi, metade normal e metade com achocolatado. Ficou uma delícia! Obrigada!
A sua avaliação:
Larissa
Ótima receita. Obrigada!!!
eu
Vlw linda :D a massa ficou IGUAL a da tua foto. Segui as etapas, direitinho, peneirei a farinha e ficou blz. tudo pra não precisar comprar pão amanhã, kkk
Sara Silva
Oi, que bom que você gostou desta receita de bolo sem manteiga! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas sugestões 🙂
A sua avaliação:
cleiton
fazendo pelo jeito vai ficar bom obgd
Sara Silva
Oi Cleiton! Fica bom sim, pode confiar! Obrigada pelo seu comentário e, quando preparar este bolo, suba foto dele pronto 🙂
Larissa
Ola... deu vontade de fazer, porem tenho apesar 1 ovo kkkkkk
Sera que fica gostoso do mesmo jeito??
Sara Silva
Oi Larissa, nesse caso não aconselhamos preparar pois o bolo ficará sem liga. Prepare antes esta receita de bolo sem ovo: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-bolo-que-nao-vai-ovo-6986.html
Jurema Moreira
Sabe quando vc quer comer um bolo mais falta um ingrediente?,entao foi assim q te achei...obrigaduuuu amei ...
Sara Silva
Oi Jurema, que bom que você gostou desta receita de bolo sem manteiga! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas sugestões.
A sua avaliação:
Ilsomar Bernadone Barreto
Não sei se ficou gostoso mais ta muito cheroso ficou muito fofo.
Sara Silva
Oi Ilsomar, que bom saber isso! Obrigada pelo seu comentário e suba foto do seu bolo pronto 🙂
Foto postada por Naiara:Rende bastante. Coloquei suco de laranja no lugar do leite e aveia em floco no lugar da farinha de trigo.
Foto postada por Fernanda:Receita fácil demais e resultado bolo maravilhoso obrigada pela receita achei você quando fui procurar fazer bolo sem manteiga por que a minha estava bem pouca .
1 de 9
Receita de Bolo sem manteiga