menu
Partilhar

Receita de Pãozinho delícia da Bahia

 
Por Andréa Porto, Colaboradora. 8 outubro 2021
Receita de Pãozinho delícia da Bahia

O pãozinho delícia, é sem dúvida, uma iguaria muito apreciada na Bahia! Presente em quase todas as datas especiais e vendido em padarias, delicatessens e confeitarias, o pãozinho delícia tem uma fama que faz jus ao seu nome: é surpreendentemente delicioso!

Sua massa do pão baiano é bem fofa e macia. Trata-se de um pão bem delicado, com um sabor de queijo presente especialmente quando recheado com uma pastinha cremosa que o deixa ainda mais perfeito! Se você ama essa iguaria, continue aqui no TudoReceitas pois vamos te ensinar não só como preparar essa massa de pão fofíssimo, como também o seu recheio irresistível!

Confira abaixo o passo a passo com fotos dessa verdadeira delícia descubra como fazer pãozinho delícia aí na sua casa de um jeito simples.

8 convidados 2h 30m Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Pãozinho delícia da Bahia:
  • Massa do pãozinho delícia:
  • Recheio do pãozinho delícia:
Também lhe pode interessar: Pão de banana da terra fit
Como fazer Pãozinho delícia da Bahia:
1

Separe os ingredientes necessários para preparar a massa do pãozinho delícia. O leite precisa estar morno, não quente, para não impedir a ativação do fermento biológico.

Dica: essa receita terá 2 momentos para a fermentação do pão e precisam ser seguidos à risca, por isso reserve algum tempo para o preparo.

Receita de Pãozinho delícia da Bahia - Passo 1
2

Num bowl misture o leite morno com o açúcar e o fermento biológico seco.

Receita de Pãozinho delícia da Bahia - Passo 2
3

Deixe essa mistura num local fechado (cubra com um pano e deixe no forno desligado, por exemplo) e aguarde uns 5 minutos, para o fermento ativar.

Dica: os organismos vivos do fermento se alimentarão do açúcar e serão ativados com o leite morno, permitindo com isso a formação de bolhas de ar, que é um dos segredos para o pão delícia ficar fofinho e crescido!

Receita de Pãozinho delícia da Bahia - Passo 3
4

Após esse processo, adicione os ovos e o óleo nessa primeira fermentação da massa do pãozinho delícia da Bahia.

Receita de Pãozinho delícia da Bahia - Passo 4
5

Adicione a farinha de trigo aos poucos, até que a massa fique elástica. Por último acrescente o sal. A massa não será sovada, trata-se de uma massa lisa, pegajosa e elástica que será misturada com o auxílio de uma colher.

Receita de Pãozinho delícia da Bahia - Passo 5
6

Não coloque farinha de trigo demais, pois isso deixará a massa pesada e o pão poderá não ficar fofinho. Você saberá o ponto correto da massa quando levantá-la com uma colher e ela se mostrar bem resistente antes de romper-se, conforme mostra a foto.

Dica: a quantidade de farinha de trigo será relativa. No nosso caso, dos 450 gramas de farinha de trigo iniciais, sobraram cerca de 70 gramas.

Receita de Pãozinho delícia da Bahia - Passo 6
7

Cubra a massa com um pano e deixe-a descansar por 1 hora em local fechado, até que ela dobre de volume.

Receita de Pãozinho delícia da Bahia - Passo 7
8

Para modelar os pães, unte as mãos levemente com manteiga, pois a massa ainda estará pegajosa. Pegue porções da massa, modelando com a palma das mãos, e formando bolinhas entre os dedos, como mostra a foto.

Dica: essa etapa requer muita paciência e capricho, mas com a prática você pegará o jeito para executá-la da melhor forma!

Receita de Pãozinho delícia da Bahia - Passo 8
9

Acomode os pães modelados numa assadeira untada e enfarinhada, deixando espaço entre eles, pois irão crescer mais uma vez. Quando terminar de modelar todos os pães, cubra a assadeira com um pano e deixe-os descansar por mais 1 hora em local fechado, de preferência.

Dica: pré aqueça o forno a 180 graus quando estiver faltando 10 minutos para acabar esse descanso da massa.

Receita de Pãozinho delícia da Bahia - Passo 9
10

Depois que os pães crescerem, leve-os para assar em forno pré aquecido a 180 graus por 12 a 15 minutos.

Dica: esse tempo poderá variar de acordo com a potência do seu forno. Por isso, se o seu forno for muito quente, diminua para 160 graus.

Receita de Pãozinho delícia da Bahia - Passo 10
11

Espete um palito num dos pães quando passar dos 12 minutos, para verificar se estão prontos. Esses pães têm como característica a cor clarinha, por isso não costumamos assá-los para ficarem corados.

Receita de Pãozinho delícia da Bahia - Passo 11
12

Assim que os pães estiverem assados, retire a assadeira do forno e em seguida, pincele os pães com manteiga, delicadamente. Polvilhe queijo parmesão ralado e espere que fiquem mornos ou frios para desenformá-los, evitando assim que amassem ou se desmanchem.

Receita de Pãozinho delícia da Bahia - Passo 12
13

Enquanto isso, prepare o recheio do pãozinho delícia caseiro: misture todos os ingredientes do recheio numa panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até que o creme engrosse levemente. Reserve-o num recipiente com tampa.

Receita de Pãozinho delícia da Bahia - Passo 13
14

Depois disso, recheie seu pãozinho e sirva a seguir!

Receita de Pãozinho delícia da Bahia - Passo 14
15

Seu pão delícia recheado está pronto para ser saboreado e deliciar todos! Esperamos que tenha gostado da receita e deixe abaixo seu comentário. Bom apetite!

Procurando mais receitas doces da Bahia? Veja como fazer:

Receita de Pãozinho delícia da Bahia - Passo 15

Se você gostou da receita de Pãozinho delícia da Bahia, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão doce. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Pãozinho delícia da Bahia

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Pãozinho delícia da Bahia
1 de 16
Receita de Pãozinho delícia da Bahia

Voltar ao topo da página