Salada com frutas

Receita de Salada com figo

 
Clarissa Biscainho
Por Clarissa Biscainho. 10 abril 2024
Receita de Salada com figo

Esta salada com figo e trigo para quibe é inspirada em saladas de trigo com figo que são uma tradição muito antiga no mediterrâneo. Fica surpreendente e usar o trigo para quibe deixa tudo ainda mais fácil, porque não precisa de fogão, basta hidratar o quibe com água quente e em poucos minutos você tem uma refeição completa na sua casa, com a doçura suave dos figos, o frescor do coentro e a acidez do limão.

Para fazer aí na sua casa, siga abaixo o passo a passo com fotos, aqui no TudoReceitas.

4 convidados 30m Dificuldade muito baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para vegetarianos

Ingredientes para fazer Salada com figo:

Também lhe pode interessar: Salada de brócolis com figo

Como fazer Salada com figo:

1

Separe os ingredientes para fazer sua salada com figos. O trigo para quibe pode ser encontrado também como triguilho ou bulgur. O triguilho é basicamente um subproduto da produção do trigo, que já passa por um pré-cozimento e por isso não precisa ser cozido, apenas hidratado. Existem diversos tipos de triguilho, mais claros ou escuros, dependendo do tipo de trigo do qual são derivados e do processamento. Aqui eu usei o mais comumente encontrado como trigo para quibe. Você pode escolher o da sua preferência - o processo vai ser o mesmo.

Receita de Salada com figo - Passo 1
2

Hidrate o trigo para quibe. Para isso, basta cobrir com água e deixar por cerca de 15 minutos até que tenha absorvido a água. A quantidade de água pode ser ajustada se você quiser mais ou menos úmido. Geralmente eu utilizo a mesma quantidade de trigo e água (1 xícara de triguilho para 1 xícara de água), mas pode aumentar essa proporção para 1,5 xícara de água para cada xícara de triguilho antes de hidratar.

Receita de Salada com figo - Passo 2
3

Pique o coentro e corte as azeitonas em pedaços menores ou rodelas.

Receita de Salada com figo - Passo 3
4

Misture o coentro picado, as azeitonas cortadas e as passas ao trigo já hidratado. Regue com o suco do limão e o azeite.

Receita de Salada com figo - Passo 4
5

Pelo topo dos figos, faça cortes em cruz sem chegar até o final para não separar as partes e manter como se fosse uma flor presa pela base dos figos.

Receita de Salada com figo - Passo 5
6

No prato de servir, faça uma camada com as folhas frescas que preferir, disponha os figos e recheie cada um com a mistura de trigo. Regue com mais algumas gotinhas de suco de limão se desejar e sua salada de figos frescos e trigo está pronta para servir.

Receita de Salada com figo - Passo 6

Se você gostou da receita de Salada com figo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Salada com frutas.

Outras opções de saladas com frutas

Agora que já aprendeu como fazer esta deliciosa salada com figos, perfeita para surpreender seus convidados num almoço informal, que tal experimentar outras opções de saladas com frutas? Abaixo selecionamos as que mais gostamos qui do TudoReceitas:

Suba a sua foto de Receita de Salada com figo

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 7
Receita de Salada com figo