Receita de Bolo de chocolate com pudim
Chocoflan, bolo de chocolate com pudim, bolo impossível ou pudim impossível é uma sobremesa que funde pudim com um rico bolo de chocolate. Recebe esse nome porque, antes de assar, a massa densa de chocolate é despejada em uma forma caramelizada e coberta com a massa líquida do pudim. Durante o cozimento, essa diferença de textura faz com que eles se invertam, ou seja, a massa de chocolate que estava no fundo começa a boiar e o pudim assenta, grudando no caramelo. Realmente surpreendente!
Hoje no TudoReceitas queremos ensiná-lo a fazer Bolo de chocolate com pudim, um bolo fácil de preparar que mistura a cremosidade e suavidade do pudim por cima e a riqueza e fofura do bolo de chocolate na base.
Ingredientes para fazer Bolo de chocolate com pudim:
- Para o caramelo:
- Para o pudim de baunilha:
- Para o bolo de chocolate:
Como fazer Bolo de chocolate com pudim:
Comece preparando um caramelo: Em uma panela, coloque algumas colheres de sopa de açúcar, leve ao fogo e deixe derreter. Quando derreter, continue mexendo até que todo o açúcar esteja completamente derretido e comece a ganhar uma cor dourada. Lembre-se de que quanto mais escuro o caramelo, mais amargo ele terá. Retire imediatamente do fogo e despeje na panela . Usando luvas de forno, vire a forma para que o caramelo se espalhe e reserve.
Em seguida, prepare o pudim de baunilha. No copo do liquidificador, adicione o leite condensado, o leite, os ovos, o requeijão cremoso em temperatura ambiente e uma pitada de essência de baunilha. Bata até obter uma mistura homogênea e reserve.
Dica: não bata por muito tempo para evitar que a mistura forme muita espuma.
Separadamente, prepare o bolo de chocolate: na tigela da batedeira, despeje os ovos e o açúcar, bata em velocidade máxima até atingirem o ponto de uma fita ou letra, ou seja, esta mistura estará pronta quando se observar uma espuma densa que quando levantado e solto, deixa um rastro que permanece perceptível por alguns segundos antes de se misturar ao resto da mistura.
Em outra tigela, coloque o chocolate com a manteiga e derreta-os , pode fazer em banho-maria ou no micro-ondas.
Certifique-se de que esses dois ingredientes estejam bem derretidos, misture-os e despeje na tigela com os ovos em ponto de fita.
Misture dando movimentos envolventes e usando uma espátula de borracha.
Quando a mistura de chocolate estiver bem integrada, adicione os ingredientes secos previamente peneirados e em duas etapas, ou seja, em cima da tigela com a massa, coloque a peneira e despeje metade da farinha misturada com o fermento. Continue integrando dando movimentos envolventes com a espátula de borracha.
A seguir, integre a segunda parte da farinha e o fermento.
Com as duas texturas prontas, comece despejando a massa de chocolate na forma caramelizada.
Em seguida, despeje o pudim até chegar ao topo. A seguir, leve ao forno em banho-maria a 180°C por 1 hora ou até que enfie um palito na massa de chocolate e ele saia completamente limpo.
Quando o chocoflan estiver pronto, retire-o do forno. Em seguida , deixe esfriar até a temperatura ambiente e leve à geladeira durante a noite .
No dia seguinte, coloque a forma no fogão com o mínimo de calor para que o caramelo se solte, você sentirá que o chocoflan começa a desgrudar das bordas. Depois desenforme , sirva e aproveite. Conte-nos nos comentários a sua opinião e partilhe connosco uma fotografia do resultado final.
Se você gostou da receita de Bolo de chocolate com pudim, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pudins e flans.
Como preparar um Bolo de chocolate com pudim perfeito
para garantir um bolo de chocolate com pudim perfeito siga os seguintes passos:
- Asse o pudim em banho-maria (sempre em forma de caramelo) a 130 °C durante 40 minutos.
- Para evitar que doure, cubra com papel alumínio.
- Terminado o tempo, o pudim deve ter coalhado à superfície, agora você pode colocar a massa do bolo de chocolate e continuar cozinhando em banho-maria desta vez a 150 °C durante 40 minutos ou até inserir um palito fino e sai sem resíduos.
- Deixe esfriar e leve à geladeira durante a noite, no dia seguinte aqueça e desenforme.