Pudins e flans

Receita de Pudim flan com bolo de chocolate

 
Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 10 fevereiro 2021
Receita de Pudim flan com bolo de chocolate

Imagine uma sobremesa de duas camadas que vai ao forno para assar na mesma forma e que, por magia, se separa depois de assar. Estamos falando do bolo de chocolate com pudim de leite condensado que com certeza você vai querer preparar!

Esta receita de pudim flan com bolo de chocolate fica linda e é perfeita para quem ama bolo e pudim também. Pode preparar para um almoço de família e com certeza vai impressionar todos! O preparo é um pouco demorado, afinal você estará preparando suas receitas distintas, e precisa deixar esfriar completamente antes de servir. No entanto, garantimos: o resultado vale muito a pena.

Continue aqui no TudoReceitas para descobrir como fazer esta receita de bolo pudim de chocolate fofinho com passo a passo em fotos e experimente!

8 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno

Ingredientes para fazer Pudim flan com bolo de chocolate:

  • Base de bolo:
  • Pudim-flan:
  • Caramelo:
Também lhe pode interessar: Flan de chocolate cremoso

Como fazer Pudim flan com bolo de chocolate:

1

Primeiramente prepare o pudim-flan, para que a massa fique repousando e desse jeito você consiga um pudim lisinho (sem furinhos). Para isso simplesmente bata os 4 ingredientes do pudim no liquidificador e reserve.

Dica: Nesse momento preaqueça o forno na temperatura média (180ºC) com calor em cima e em baixo.

Receita de Pudim flan com bolo de chocolate - Passo 1
2

Para preparar o bolo de chocolate, que será a base desta receita de bolo de chocolate com pudim de leite condensado, peneire o trigo com o chocolate ou cacau em pó, o sal e o fermento. Reserve.

Receita de Pudim flan com bolo de chocolate - Passo 2
3

Coloque o chocolate picado e a manteiga ou margarina numa tigela grande e leve ao microondas por 30 segundos, na potência alta. Retire para mexer e devolva ao microondas por mais 30 segundos. Mexa novamente e, se ainda restarem pedaços de chocolate, repita mais uma vez.

Dica: Usar chocolate em barra nessa receita de bolo de chocolate confere mais sabor e umidade na massa, por isso não deixe de usar!

Receita de Pudim flan com bolo de chocolate - Passo 3
4

Deixe essa mistura de chocolate e manteiga esfriar um pouco e misture nela o leite e o açúcar, batendo manualmente ou na batedeira até dissolver os grãos de açúcar. Depois adicione os ovos (não precisa separar as claras das gemas) e bata para misturar.

Receita de Pudim flan com bolo de chocolate - Passo 4
5

Por fim adicione nesse preparado de bolo de chocolate os ingredientes peneirados (trigo, chocolate ou cacau em pó, sal e fermento) e misture bem, para incorporar. Reserve.

Receita de Pudim flan com bolo de chocolate - Passo 5
6

Por fim, prepare a calda de caramelo: misture o açúcar e a água numa panela e leve ao fogo médio-baixo. Deixe sem mexer, por uns 5 minutos, ou até a calda ficar espessa e em tom âmbar.

Dica: É importante não mexer a calda depois de levar ao fogo para que não cristalize.

Receita de Pudim flan com bolo de chocolate - Passo 6
7

Coloque a calda de caramelo numa forma para bolo com furo no meio ou forma de pudim, espalhando bem no fundo e nas laterais. Adicione a massa do bolo de chocolate e, depois, verta sobre ela a mistura para pudim-flan preparado no liquidificador. Cubra com papel alumínio.

Dica: A massa de bolo de chocolate e o pudim-flan vão se misturar, mas não se preocupe: no forno eles se separam.

Receita de Pudim flan com bolo de chocolate - Passo 7
8

Coloque assando em banho-maria no forno preaquecido nos 180ºC por 1 hora a 1 hora e meia - faça o teste do palito após 1 hora, para comprovar a consistência desta sobremesa. Depois desse tempo retire a forma do forno e do tabuleiro de banho-maria e deixe esfriar, sem desenformar.

Receita de Pudim flan com bolo de chocolate - Passo 8
9

Desenforme o pudim flan com bolo de chocolate para um prato e sirva em seguida ou reserve na geladeira por 2-4 horas, para servir bem geladinho. Temos a certeza que você vai gostar desta sobremesa duo, por isso faça e diga nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas de sobremesas de camadas? Veja como fazer:

Receita de Pudim flan com bolo de chocolate - Passo 9

Se você gostou da receita de Pudim flan com bolo de chocolate, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pudins e flans.

Suba a sua foto de Receita de Pudim flan com bolo de chocolate

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 10
Receita de Pudim flan com bolo de chocolate