Outras sobremesas

Sobremesas chiques e fáceis

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Redatora e editora no TudoReceitas. 15 março 2021
Sobremesas chiques e fáceis

Não existem critérios específicos que definem o que é o que não é uma sobremesa chique, até porque esse é um aspecto cultural a nível de cardápios e preferências. O que, sim, podemos afirmar é que existem experiências mais ou menos memoráveis quanto experimentamos uma sobremesa e concluímos que ela é uma sobremesa refinada. Como veremos, qualquer sobremesa pode ser considerada chique se for servida de maneira harmônica com o resto do menu.

Quer dizer, precisamos ser conscientes de que a ordem e a combinação dos sabores impacta diretamente no resultado final da experiência, principalmente quando há coerência entre os pratos e as bebidas. As sobremesas são responsáveis por fechar a refeição com 'chave de ouro' é por isso que a ideia é que elas superem as expectativas. Neste post do TudoReceitas preparamos uma lista de sugestões de sobremesas chiques e fáceis para surpreender os convidados e convidadas, mas antes delas damos aquelas dicas que deixam absolutamente qualquer sobremesa chique.

Índice

  1. 10 segredos das sobremesas chiques
  2. Sobremesas chiques e fáceis
  3. Sobremesas chiques e fáceis internacionais

10 segredos das sobremesas chiques

  1. Considere contar uma história através do cardápio: se você tiver uma história por trás daquela receita escolhida isso, com certeza, traz um toque especial ao seu prato e à experiência do convidado. Quer ver? Imagine só servir um pedaço de manga como sobremesa, mas que seja da mangueira que você plantou quando era criança? As histórias por trás de cada prato sempre dão um tempero especial a qualquer refeição.
  2. Menu degustação: ao invés de servir um único tipo de sobremesa chique, você pode proporcionar uma experiência de diversos pratos e suas versões em porções menores. Exemplo: trio de brigadeiros gourmet, três tipos de doces em calda...
  3. Não repetir ingredientes dos pratos anteriores: essa é uma dica simples que pode passar despercebida e gerar uma saturação daqueles sabores. Para manter o equilíbrio, opte por destacar cada ingrediente em seu prato. Se vai servir uma farofa de banana, por exemplo, melhor deixar a receita da torta de banana (bananoffee) para outro dia.
  4. Jogar com sabores, texturas e temperaturas: o frio com quente do petit gateu com sorvete, o crocante e o cremoso da palha italiana, o doce e o salgado do queijo com goiabada, são algumas provas de como esses jogos de contrastes costumam fazer sucesso entre as sobremesas.
  5. Qualidade dos ingredientes: a ideia da sobremesa pode ser incrível, mas os ingredientes usados não atingem as expectativas eles podem comprometer a experiência de quem experimenta.
  6. Ingredientes regionais e da estação: isso vale, justamente, como complemento ao item anterior. Apostar em ingredientes regionais ou da estação não só são uma maneira de garantir a frescura deles, mas também um comprometimento com uma logística mais sustentável, o que é mais do que chique.
  7. Considerar a época do ano: ainda falando sobre sazonalidade, vale considerá-la na hora de planejar o seu cardápio. Sobremesas frias combinam com dias quentes e vice-versa.
  8. Desconstruir e reinventar: a criatividade também conta. Você pode surpreender a todos com ideias simples servidas de uma maneira diferente: um pavê desconstruído, um brigadeiro de colher e por aí vai...
  9. Apresentação: para que a ideia anterior realmente funcione a apresentação faz toda a diferença. Escolher a louça adequada não só é uma questão de praticidade e experiência, mas também de estilo. Por isso, não hesite em usar aquelas taças ou pratos para ocasiões especiais.
  10. Menos é mais: não exagere na quantidade. É melhor que a pessoa termine a refeição pensando no quanto gostaria de repeti-la uma próxima vez do que sair enjoada após ter exagerado na quantidade e nunca mais querer

Sobremesas chiques e fáceis

A seguir, separamos nossas sugestões de sobremesas chiques e fáceis, que na verdade são apenas sobremesas fáceis que após os conselhos anteriores se tornam sobremesas surpreendentes:

Banana flambada

É certo que, apesar dos poucos ingredientes, a receita de banana flambada exige técnica. Uma vez que acerte o ponto, o resultado é uma daquelas sobremesas de restaurante chique cuja 'cereja do bolo' é um sorvete de creme, baunilha ou sabor da sua escolha.

Sobremesas chiques e fáceis - Sobremesas chiques e fáceis

Brigadeiros gourmet

Quem associa brigadeiro apenas aos aniversários nunca teve a oportunidade de experienciar uma sequência de brigadeiros diferentes ao final de uma refeição. Além da execução fácil e das diversas possibilidades, essa também é uma oportunidade de apresentá-los de maneira criativa: em gavetas, caixinhas ou o que a sua imaginação mandar. Algumas receitas de brigadeiros que são sobremesas chiques e fáceis são:

Sobremesas chiques e fáceis -

Bombons caseiros

Se você acha que os bombons caseiros não são para amadores, estas são algumas receitas de sobremesas fáceis e chiques apresentadas como bombons:

Sobremesas chiques e fáceis -

Cocada

As variações de cocada também são uma opção sobremesa que faz o maior sucesso e rende elogios. Algumas opções são:

Sobremesas chiques e fáceis -

Mousse de maracujá

Qualquer receita de mousse se encaixa no critério da apresentação das sobremesas chiques e fáceis. Para acertar nessa receita, aposte em versões individuais servidas em taças decoradas com as sementes. Essa é uma daqueles sugestões de sobremesas chiques e fáceis que também podem ser adaptadas. Além do mousse de maracujá, sugerimos:

Sobremesas chiques e fáceis -

Pavê

Apesar de soarem simples, os pavês são um tipo de sobremesa cuja apresentação desconstruída pode ser executada de maneira ainda mais fácil do que a versão original na travessa. Para isso, basta escolher uma louça bonita e servir as porções organizando as camadas cremosas e crocantes e elementos decorativos em pratos ou em copos. Algumas sugestões de pavê são:

Sobremesas chiques e fáceis -

Pudim

Sobremesas famosas também são sinal de sucesso. Pode escolher o seu pudim preferido e caprichar na fatia ou na forminha individual. Essas opções ajudam a fechar com chave de ouro:

Romeu e Julieta

O queijo e a goiabada são uma combinação tradicional que quando acertada entra para o hall das sobremesas de restaurante chique. Aqui no TudoReceitas aconselhamos experimentar nas seguintes versões:

Sobremesas chiques e fáceis -

Tortas de frutas

Praticamente todas as opções de tortas podem ser reproduzidas em versões mini e individuais que conferem aquele aspecto das sobremesas para impressionar. Algumas opções infalíveis são:

Sobremesas chiques e fáceis -

Salada de frutas

A salada de frutas é uma daquelas sobremesas deliciosas cuja escolha pode ser extremamente refinada quando em um evento cujo prato principal é mais difícil de digerir ou naqueles dias mais quentes do ano.

Sobremesas chiques e fáceis -

Sobremesas chiques e fáceis internacionais

Algumas pessoas acabam associando o exótico e o estrangeiro a algo chique. Isso até tem o seu fundo de verdade dependendo da história que queremos contar com o nosso menu. É por isso que separamos algumas ideias sobremesas chiques e fáceis que fazem sucesso no Brasil e ao redor do mundo:

Petit gateau

Há quem afirme que essa história de servir o petit gateau com chocolate é coisa de brasileiro. Fato é que essa receita francesa costuma fazer o maior sucesso e pode ser reproduzida em versões mais simples, como é o caso dessa versão do petit gateau na caneca.

Sobremesas chiques e fáceis - Sobremesas chiques e fáceis internacionais

Tiramisú

O tiramissú é, basicamente, uma versão italiana mais elaborada do nosso pavê. Com essa receita de tiramisú bem simples você consegue surpreender e impressionar.

Sobremesas chiques e fáceis -

Chesecake

Essa receita faz o maior sucesso nos Estados Unidos e suas possibilidades de combinações também a deixam merecedora de destaque na lista das sobremesas chiques e fáceis. O vídeo a seguir mostra o passo a passo da receita de cheesecake sem forno (com gelatina):

Crepes

Francês ou suíço? O que vale é que essa é uma daquelas sobremesas para impressionar que não requerem tanto esforço. Nossa dica é apostar nesta receita de crepe doce simples.

Sobremesas chiques e fáceis -

Panquecas

Há quem prefira as panquecas doces para café da manhã, mas a verdade é que essa receita pode cair bem após uma refeição mais leve. Sugerimos a receita de panqueca americana doce e fácil para ser complementada com as frutas e ingredientes da sua preferência.

Sobremesas chiques e fáceis -

Waffle

Seguindo a linha dos crepes e panquecas, os waffles também são uma opção de sobremesa mais pesada que faz sucesso quando é servida com sorvete. Nós recomendamos a receita de waffle de liquidificador e acompanhamentos a seu critério.

Sobremesas chiques e fáceis -

Fondue de chocolate

Aqueles dias mais frios do ano podem ser a ocasião perfeita para apostar em um fondue de chocolate como sobremesa. Na dúvida, você pode variar nos acompanhamentos para fondue de chocolate e agradar a todos.

Sobremesas chiques e fáceis -

Se gostou do artigo Sobremesas chiques e fáceis, sugerimos que entre na nossa categoria de Outras sobremesas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 16
Sobremesas chiques e fáceis