Partilhar

Receita de Creme mousseline original

 
Por Isabel Rescalvo. 22 julho 2019
Receita de Creme mousseline original

Se você gosta de confeitaria francesa, precisa conhecer a receita de creme mousseline original! Mas o que é creme mousseline? É uma variante do creme de confeiteiro, que segue o mesmo modo de preparo, mas leva manteiga. Seu tempo de conservação é menor, porém fica tão saboroso que vale a pena saber como fazer creme mousseline!

Continue aqui no TudoReceitas para descobrir como fazer esta receita de creme de manteiga francês bem simples de fazer passo a passo em fotos. Prepare na sua casa e use para rechear seus bolos e tortas, pode confiar que ficará uma delícia! No final da receita compartilhamos outras sugestões de cremes doces que você pode usar, por isso fique de olho.

4 convidados 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receitas de França
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Creme de confeiteiro de padaria
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Primeiramente retire a manteiga da geladeira e deixe em temperatura ambiente até a manteiga ficar amolecida. Enquanto isso abra a vagem de baunilha ao meio e raspe as sementes. Coloque as sementes de baunilha e a vagem numa panela junto com o leite e leve ao fogo até ferver. Nesse momento retire do fogo.

Dica: É importante usar manteiga nesta receita, não margarina.

Receita de Creme mousseline original - Passo 1
2

Numa tigela bata as gemas de ovo com o açúcar e a maisena, de preferência usando um batedor manual para dissolver bem todos os grumos.

Dica: Se você usar gemas de ovo caseiras seu creme ficará mais amarelinho.

Receita de Creme mousseline original - Passo 2
3

Enquanto bate, adicione um pouco do leite quente na mistura de ovo, açúcar e maisena. Continue adicionando o leite e batendo para evitar que os ovos coagulem.

Dica: Se você quiser pode filtrar o leite para eliminar a maioria das sementes de baunilha.

Receita de Creme mousseline original - Passo 3
4

Coloque a mistura anterior numa panela e leve ao fogo, mexendo sempre, até obter um creme espesso.

Dica: Não deixe de mexer o creme, para evitar que ele queime no fundo da panela.

Receita de Creme mousseline original - Passo 4
5

Após espessar, retire este creme de confeiteiro do fogo e transfira para uma tigela. Cubra com plástico filme tocando no próprio creme, como na fotografia, e deixe esfriar até ficar morno ou em temperatura ambiente.

Dica: Ao cobrir o creme com plástico filme tocando nele, como na foto, evitará que se forme uma camada dura tipo nata no creme.

Receita de Creme mousseline original - Passo 5
6

Após o creme esfriar, retire o plástico filme e volte a mexer o creme com o batedor. Adicione a manteiga amolecida cortada em pedaços e aos poucos, mexendo até incorporar bem.

Dica: É importante dissolver bem os pedaços de manteiga antes de adicionar mais, para evitar que eles grudem uns nos outros.

Receita de Creme mousseline original - Passo 6
7

Quando dissolver bem a manteiga, reserve este creme mousseline francês na geladeira para que fique mais consistente. Depois pode usar ele para rechear bolos e tortas e com certeza será um sucesso! Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.

Veja também estas receitas de cremes doces para bolos:

Dica: Como leva ovos e maizena no seu preparo, não é possível congelar o creme mousseline! Porém pode reservá-lo na geladeira por algumas horas ou até 1 dia.

Receita de Creme mousseline original - Passo 7

Se você gostou da receita de Creme mousseline original, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Creme de confeiteiro. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.

Suba a sua foto de Receita de Creme mousseline original

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Creme mousseline original

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Creme mousseline original
1 de 8
Receita de Creme mousseline original

Voltar ao topo da página