Pudins e flans

Receita de Flan de abacaxi

 
Montse Morote Ortega
Por Montse Morote Ortega. 14 julho 2023
Receita de Flan de abacaxi

Flan de abacaxi da vovó: prepare e saboreie este Flan de abacaxi com leite condensado, uma receita deliciosa, muito simples e rápida de fazer no forno! Uma receita de vovó que rende uma sobremesa caseira com gostinho de comida de conforto.

O Flan é uma sobremesa tradicional e presença assídua em todas as reuniões de família. Nesta ocasião mostro como fazer Flan de abacaxi em conserva sem gelatina, porque esse é um Flan de forno. O resultado será um Flan único, com sabor muito gostoso e consistência divinal! Confira abaixo todos os detalhes de preparo passo a passo em fotos desta receita de pudim assado da vovó e prepare logo para deliciar todos aí em casa.

6 convidados 45m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico

Ingredientes para fazer Flan de abacaxi:

Também lhe pode interessar: Gelado de abacaxi com flan

Como fazer Flan de abacaxi:

1

Ligue o forno a 200 ºC para que aqueça. Numa tigela coloque 6 rodelas de abacaxi bem escorridas, esmague-as até ficarem como um puré.

Receita de Flan de abacaxi - Passo 1
2

Cubra uma forma refratária com caramelo líquido.

Receita de Flan de abacaxi - Passo 2
3

Você pode fazer o caramelo em casa seguindo nossa receita de caramelo líquido.

4

Coloque os ovos em uma tigela, bata-os e acrescente o leite condensado e o iogurte. Bata novamente até que os ingredientes estejam bem misturados .

Receita de Flan de abacaxi - Passo 4
5

Adicione o abacaxi triturado à mistura e esmague-o novamente. Se quiser notar os pedacinhos de abacaxi no Flan, pode deixar assim e misturar com o restante do Flan com uma colher.

Receita de Flan de abacaxi - Passo 5
6

Pegue uma forma um pouco maior que a flan e coloque a fôrma dentro. Adicione a mistura do Flan na forma com o caramelo, vá acrescentando aos poucos para não misturar com o caramelo. Despeje dois dedos de água quente na bandeja grande para cozinhar o Flan em banho-maria.

Receita de Flan de abacaxi - Passo 6
7

Cubra a forma com papel alumínio para que a superfície não queime. Leve ambas as formas ao forno e deixe cozer cerca de 40-50 minutos.

Dica: Se quiser fazer um pudim de abacaxi sem forno, pode usar uma panela ou frigideira com água e preparar o pudim no fogão.

Receita de Flan de abacaxi - Passo 7
8

Após esse tempo, verifique se o Flan está pronto espetando-o com um palito no centro. Se sair seco está pronto, senão deixe mais um pouco. Retire o Flan de abacaxi do forno e deixe esfriar.

Receita de Flan de abacaxi - Passo 8
9

Quando o Flan de abacaxi estiver bem frio, retire-o da forma com cuidado para desgrudar bem das paredes da forma. Se sobrar um pouco de caramelo, você pode adicionar um pouco mais por cima. Com as restantes rodelas de abaxaci pode decorar o Flan. Você estará pronto! Sirva frio e aproveite.

Receita de Flan de abacaxi - Passo 9

Se você gostou da receita de Flan de abacaxi, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pudins e flans.

Flan de abacaxi e outras receitas de pudim

Flans são sobremesas muito versáteis e fáceis de fazer. Podem ser feitos com outros ingredientes e, no caso desta receita, também pode fazer um Abacaxi em calda caseiro para colocar por cima ou Chutney de abacaxi. Você vai amar.

Suba a sua foto de Receita de Flan de abacaxi

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 9
Receita de Flan de abacaxi