Pudins e flans

Receita de Flan de doce de leite

 
Equipe TudoReceitas
Por Equipe TudoReceitas, Equipe editorial e de redação do TudoReceitas. Atualizado: 31 janeiro 2024
Receita de Flan de doce de leite

O pudim é uma sobremesa mundialmente famosa, e recebe diversos nomes dependendo da região. É uma sobremesa de origem francesa que consiste num creme denso e ao mesmo tempo macio, envolto em caramelo líquido e cozido em banho-maria. Vamos te ensinar como fazer um flan caseiro simples e prático, essa receita é cremosa e surpreendente!

Confira todos os detalhes dessa receita no nosso passo a passo com fotos e aprenda como fazer flan de doce de leite!

10 convidados 1h 30m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receita sem glúten

Ingredientes para fazer Flan de doce de leite:

Utensílios:

  • Espátula de silicone
  • Panela
  • Fouet
  • Filtro
  • Forma
Também lhe pode interessar: Flan simples

Como fazer Flan de doce de leite:

1

Comece preparando o caramelo seco para cobrir a forma. Para fazer, coloque o açúcar em uma panela e deixe esquentar , você notará que começa a derreter. Quando isso acontecer, coloque mais açúcar e mexa com uma espátula própria para altas temperaturas até que tudo derreta novamente (não deixe ganhar muita cor). Continue com o mesmo processo até terminar todo o açúcar.

Receita de Flan de doce de leite - Passo 1
2

Depois de derretidos todos os grãos de açúcar, deixe ganhar cor até ficar dourado. Quanto mais escuro o caramelo ficar, mais intenso e amargo será o sabor. Imediatamente despeje este caramelo com muito cuidado na base da forma quente e depois mova-o para cobrir as laterais e deixe esfriar.

Dica: se o molde estiver quente, o doce não endurecerá tão rapidamente e as laterais poderão ser cobertas uniformemente. Para aquecer a forma, basta colocá-la no forno preaquecido por alguns minutos.

Receita de Flan de doce de leite - Passo 2
3

Em uma tigela, coloque os ovos, as gemas e o açúcar. Misture com um fouet, não é necessário bater, deve-se evitar formar bolhas.

Receita de Flan de doce de leite - Passo 3
4

À parte, em uma panela grande, misture o leite com o creme de leite e despeje um pouco dessa mistura na tigela de amido de milho. Mexa com um batedor ou garfo até dissolver completamente.

Receita de Flan de doce de leite - Passo 4
5

Despeje o amido de milho dissolvido na panela com o leite e acrescente o doce de leite . O amido de milho ajudará a evitar a formação de camadas durante o cozimento. Aqueça até atingir o ponto de ebulição. Mantenha no fogo, mexendo sempre, por alguns minutos para cozinhar o amido de milho.

Receita de Flan de doce de leite - Passo 5
6

A seguir, despeje uma concha desses leites sobre a mistura de ovos . Certifique-se de mover constantemente o fouet para evitar que as claras coagulem devido ao calor.

Receita de Flan de doce de leite - Passo 6
7

Continue incorporando essas duas misturas aos poucos e termine de coar.

Receita de Flan de doce de leite - Passo 7
8

Preencha a forma e leve ao forno em banho-maria a 150°C por aproximadamente 1 hora .

Receita de Flan de doce de leite - Passo 8
9

Terminado o tempo de cozimento, desligue o forno e abra um pouco a porta para que o pudim esfrie. Depois, você pode retirá-lo do forno e deixá-lo esfriar até a temperatura ambiente antes de refrigerá-lo durante a noite .

Receita de Flan de doce de leite - Passo 9
10

No dia seguinte, para ajudar a desenformar com mais facilidade, aqueça a base da forma.

Dica: você notará que o caramelo está líquido.

Receita de Flan de doce de leite - Passo 10
11

Por fim, desenforme o flan de doce de leite caseiro e bom apetite! Compartilhe o resultado da sua receita nos comentários e poste fotos!

Receita de Flan de doce de leite - Passo 11

Se você gostou da receita de Flan de doce de leite, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pudins e flans.

Prepare flan de sabores diferentes

Com esta receita base você poderá preparar uma infinidade de variações usando seus ingredientes favoritos. Por exemplo, substitua o doce de leite por chocolate, baunilha, mel, essência de café, queijo mascarpone, coco, leite condensado ou polpa de frutas frescas como maracujá, manga, banana , entre outras. Também é importante que você considere aumentar a quantidade de açúcar caso o ingrediente que vai substituir não seja muito doce.

Da mesma forma, apresentamos diferentes variedades de pudins para que você escolha a opção que mais gosta:

Suba a sua foto de Receita de Flan de doce de leite

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 12
Receita de Flan de doce de leite