Receita de Paçoca de carne charque


O mês de junho é o mês mais amado por aqueles que curtem as comidinhas típicas de festa junina, como preparações à base milho, curau, bolos de mandioca, pinhão, pé de moleque, paçoquinha.
E um prato muito típico no nordeste que acabou virando presença garantida nos festejos caipiras é a paçoca de carne seca, como uma versão salgada da nossa deliciosa paçoquinha de amendoim doce! Como aqui no Rio Grande do Sul a nossa carne curada tradicionalmente é o charque, é com ela que faremos a paçoca!
Lembrando que a paçoca básica, nada mais é que algum tipo de gordura como manteiga, banha, azeite ou óleo, carne salgada, que pode ser charque, carne seca ou carne de sol e farinha de mandioca. Mas nós podemos dar aquele toque de Chef e ir adicionando alguns ingredientes para deixar nossa paçoca ainda mais saborosa, como bacon, linguiça, tempero verde, coentro, entre outros temperos.
Outra peculiaridade da receita de paçoca de carne seca é que a carne é "pilada", ou seja, depois de cozida, a carne é amassada no pilão para ficar bem fininha. Mas não se preocupe: se você não tiver pilão em casa, poderá usar processador de alimentos ou, em último caso, desfiar bem fininho a carne com as mãos. O que não se pode fazer é deixar de preparar esta receita de paçoca de carne charque super saborosa e substanciosa que compartilho aqui no TudoReceitas! Vamos lá?
Separe todos os ingredientes para o início da receita de paçoca (farofa) de carne charque.
Dica: você também pode preparar esta receita com carne seca ou carne de sol no lugar do charque.

Em uma panela de pressão coloque o charque em cubos, previamente dessalgado, e cubra com água. Tampe bem a panela, leve ao fogo médio e comece a contar 30 minutos assim que a pressão acionar.
Dica: para a dessalga, lave muito bem a carne 2 vezes e deixe de molho em água na geladeira por 24 horas, trocando a água pelo menos 3 vezes. Escorra bem e cozinhe do jeito indicado acima.

Depois de cozinhar a carne, é necessário remover todas as nervuras ou excesso de gordura que houver na carne.

Depois de limpa e completamente fria a carne, leve a carne ao pilão e amasse muito bem.
Dica: se você não tiver pilão em casa, poderá usar processador de alimentos ou, em último caso, desfiar bem fininho a carne com as mãos.

A carne deverá ficar bem fininha, como na foto. Essa é a carne pilada, imprescindível no preparo desta receita de paçoca de carne!

Em uma panela com o azeite, refogue a cebola até suar e acrescente o alho. Misture bem.
Dica: incremente a sua paçoca adicionando linguiça ou bacon neste passo e ela irá ganhar ainda mais sabor!

Quando a cebola começar a dourar, junte a carne pilada, misture bem e mexa até que ela toste bem, por inteiro, ficando bem dourada. Em seguida adicione a farinha de mandioca.

Mexa por 5 minutos, apenas para misturar a farinha na carne e assim conseguir uma farofa de carne seca charque.

Desligue o fogo e finalize com o coentro. Mesmo essa carne sendo salgada, verifique o sal e, se for necessário, corrija o sal. Sirva em seguida!

A paçoca de charque é um prato que pode ser acompanhado de um belo e quentinho caldinho de feijão, por exemplo!

O que você achou desta receita com carne charque típica das festas juninas? Deixe em baixo seu comentário e confira também estas receitas juninas salgadas:

Se você gostou da receita de Paçoca de carne charque, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Farofa. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.