Receita de Pastel de forno com banha de porco
Você já provou um pastel de forno bem suculento que praticamente derrete na boca? Existe um segredo para esse resultado perfeito e aqui no TudoReceitas explicamos como conseguir um pastel de forno dos deuses, do recheio à massa!
Você vai ver que apesar das várias etapas, trata-se de uma receita simples cujo recheio pode ser adaptado de acordo com à sua criatividade e ingredientes disponíveis. Nessa receita, especificamente, incorporamos a banha de porco, que faz toda a diferença tanto na massa, quanto no recheio. Separa a farinha, a banha de porco e o restante dos ingredientes. Você estas prestes a aprender a fazer um pastel de forno com banha de porco e recheio de carne dos mais gostosos que você já experimentou na vida!
Ingredientes para fazer Pastel de forno com banha de porco:
Como fazer Pastel de forno com banha de porco:
A massa do pastel de forno com banha de porco é a mesma da empanda argentina original. Para prepará-la, comece esquentando a água com metada de quantidade banha de porco até que se dissolva. Uma vez derretida, deixe que esfrie.
Separe a farinha em uma vasilha, acrescente uma pitada de sal e adicione a água com a banha de porco derretida.
Misture a amasse bem até obter uma bola de massa de textura suave e homogênea. Cubra com papel filme e deixe em repouso por 30 a 40 minutos.
Aproveite para preparar o recheio do pastel de forno com banha de porco enquanto a massa descansa. Comece cozinhando os ovos em uma panela com água por 10 minutos.
Se você tem dúvidas com esse processo, sugerimos a leitura do post que explica como saber se o ovo está cozido.
Uma vez cozidos, passe os ovos por água fria para cortar o cozimento e poder descascá-los sem se queimar. Então, pique os ovos cozidos e as azeitonas e deixe à mão os ingredientes que você utilizará para o recheio. Nessa versão de pastel de forno com banha de porco optamos pelo recheio de carne moída, mas você também pode alterar o recheio de acordo com as suas preferências e ingredientes disponíveis.
Você vai ver a seguir que o segredo de um pastel de forno com banha de porco perfeito é o recheio caprichado!
Corte a cebola em cubinhos e deixe a carne preparada. Se não tiver carne moída, você pode usá-la e cubinhos ou desfiada, fica à seu critério.
Agora que os ingredientes do recheio do pastel de forno já estão separados, comece refogando a cebola em banha de porco em uma frigideira. Adicione sal e deixe cozinhar até que fiquem transparentes, misture bastante, em fogo médio, para não queimar.
Dica: cozinhar o recheio do pastel de forno em banha de porco é um dos truques para que ele fique bem suculento.
Quando as cebolas estiverem refogadas, você já pode adicionar a carne. Outro truque para deixar o pastel de forno com banha de porco bem molhadinho é não deixar que a carne cozinhe completamente nesse momento, alguns momentos em fogo alto são suficientes (quase como selar) e já podemos apagar o fogo.
Retire a carne do fogo e adicione os temperos e condimentos (pimentão e pimenta).
Incorpore os condimentos, adicione os ovos, azeitonas e cebolinha picada. Espere o recheio esfriar completamente, de preferência na geladeira.
Dica: o pastel de forno com banha de porco fica ainda mais suculento e saboroso quando você deixa o recheio em descanso na geladeira de um dia para o outro.
Retire o plástico que cobre a massa e faça bolinhas pequenas do tamanho de uma bola de ping-pong.
Para que a massa do pastel de forno fique redonda, comece abrindo com os dedos e, então, estique com um rolo. Quando você usar o rolo, terá que enrolar, virar a massa um quarto de volta, enrolar novamente, enrolar novamente um quarto de volta e repetir este processo para virar e enrolar. Outra maneira ainda mais fácil é enrolar toda a massa com o rolo de massa e cortar círculos com um molde.
Dica: os círculos devem ter entre 11 e 13 cm de diâmetro.
Para rechear o pastel de forno com banha de porco, separe um círculo de masa com a mão e adicione cerca de 50 a 60 g de recheio por pastel.
Passe água sobre as bordinhas de metada do círculo e feche o pastel pressionando um pouquinho até que fique bem selado.
Dica: enquanto isso, preaqueça o forno a 200ºC.
Para fechar bem as bordinhas, aperte-as utilizando um garfo ou fazendo dobrinhas com as mãos, como na foto. O mais importante nesse passo é fechar bem para que o pastel não se abra enquanto assa e o pastel mantenha a sua suculência.
Quando todos pasteis estiverem fechadinhos, acomode-os sobre uma forma untada com um pouco de farinha. Então, asse-os até que a massa fique douradinha, o que costuma acontecer em 10 ou 15 minutos.
Dica: para que o recheio do pastel de forno com banha de porco fique bem molhadinho, é muito importante que o forno esteja bem quente e preaquecido.
Lembre-se de retirar o pastel do forno assim que ele estiver douradinho para que a carne não resseque por dentro e ele mantenha a sua suculência.
Então, seu pastel de forno com banha de porco e recheio de carne moída já está prontinho para ser devorado! Deu para ver que essa é uma daquelas receitas que exige um pouco mais de tempo e dedicação. Mas aqui no TudoReceitas garantimos que todo o trabalho vale a pena porque o resultado é sensacional!
Se você gostou da receita de Pastel de forno com banha de porco, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pastel salgado. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas argentinas.
Molhos que combinam com o pastel de forno com banha de porco
Para acompanhar e dar aquele toque picante ou refrescante ao pastel de forno, sugerimos as seguintes receitas de molhos: