Receita de Piadina romagnola


Depois dessa receita, você nunca mais vai querer comprar Rap10. A piadina é um pão italiano da família dos pães achatados. Afinal, cada lugar do mundo tem a sua versão de pão achatado, provavelmente os primeiros tipos de pão a serem feitos pela humanidade levando apenas farinha e água.
As receitas foram sendo adaptadas ao longo do tempo chegando nas mais diversas variações que conhecemos hoje - com fermento, sem fermento, com a adição de outros ingredientes, como leite etc.
A piadina não leva fermento biológico, apenas fermento em pó, o que faz com que seja uma receita ainda mais prática, porque não precisa do tempo de fermentação. Perfeita para sanduíches, para acompanhar uma refeição ou só para comer com uma pastinha.
Para aprender a fazer a piadina romagnola aí na sua casa, siga abaixo o passo a passo com fotos no TudoReceitas.
Ingredientes:
Como fazer Piadina romagnola:
Separe os ingredientes para fazer a piadina romagnola. Fazer um bom mise en place te ajuda a ter todos os ingredientes à mão de maneira fácil e prática, além de não esquecer nada para o processo.

Em uma tigela, misture a farinha, o fermento e o sal. Adicione metade do leite. Não adicione tudo de uma vez, pois a quantidade de leite depende da capacidade de absorção da farinha que estiver usando e pode não ser necessária toda essa quantidade de leite.

Adicione o azeite e misture para obter uma massa homogênea.

Vá adicionando o restante do leite aos poucos e comece a misturar com as mãos, até que toda a farinha da tigela tenha sido incorporada.

Transfira a massa para uma bancada enfarinhada e sove por cerca de 8 minutos até que a massa esteja lisa, homogênea e elástica.

Forme uma bola com a massa e usando uma faca lisa, divida a massa em 4 partes iguais (de cerca de 100g cada). Evite rasgar a massa.

Forme outras bolinhas com cada uma das partes.

Com um rolo, abra cada uma das bolinhas em um disco. Se estiver grudando, vá polvilhando mais farinha para facilitar na hora de abrir. Deixe sempre os discos abertos na superfície enfarinhada para evitar que grudem na bancada. Se for empilhando os discos conforme for abrindo, coloque sempre farinha entre eles. Enquanto abre os discos, aproveite para colocar uma frigideira para esquentar. A massa precisa entrar na frigideira quente.

Vá colocando os discos na frigideira quente. Abaixe o fogo, deixe que dourem bem de um lado e vire para dourar do outro lado. Quando estiverem no ponto, eles desgrudam naturalmente da frigideira e fica fácil de virar. Se não estiverem descolando, é porque ainda não assaram por completo e não estão prontos para virar. O ponto é quando a massa fica com essa superfície chamuscada.

Quando dourar do outro lado, retire e repita o processo com o restante dos discos, até acabar. Conforme as piadinas forem ficando prontas, mantenha-as enroladas em um pano de prato limpo. Isso faz com que se mantenham quentinhas por mais tempo e evita que ressequem. Você também pode congelar as piadinas já prontas ou as bolinhas antes de abrir.

Suas piadinas romagnolas estão prontas. São perfeitas para montar um sanduíche como os recheios que mais te agradam e dão água na boca!

Se você gostou da receita de Piadina romagnola, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de pão recheado.
Recheios para piadina romagnola
Gostou da nossa receita de piadina romagnola? Aqui te ensinamos a fazer a base, mas você pode rechear da maneira que achar que fica mais gostoso. Se quiser algumas dicas, veja algumas opções de recheios do TudoReceitas abaixo:
Valor nutricional
(por pessoa)
- Calorias: 29 kcal
- Proteínas: 8 g
- Gorduras: 6 g
- Carboidratos: 52 g
- Fibra: 2 g