Tortas doces

Receita de Torta de limão vegana

 
Clarissa Biscainho
Por Clarissa Biscainho. 24 agosto 2023
Receita de Torta de limão vegana

Essa torta de limão vegana fica deliciosa, é saudável, sem glúten e sem açúcar porque aproveita a capacidade de ingredientes naturais de se transformarem em equivalentes dos tradicionais, já que a base é feita à base de tâmaras e amêndoas e o creme de castanha de caju.

Para aprender a fazer, siga abaixo o passo-a-passo com fotos aqui no Tudo Receitas.

4 convidados 1h 30m Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio

Ingredientes para fazer Torta de limão vegana:

Também lhe pode interessar: Torta de limão com chocolate

Como fazer Torta de limão vegana:

1

Deixe as tâmaras de molho por pelo menos 3 horas. Quanto mais tempo ficarem de molho, mais macias elas ficarão e mais fácil será bater no liquidificador. Separe todos os ingredientes para fazer a sua torta de limão vegana.

Receita de Torta de limão vegana - Passo 1
2

Escorra as tâmaras e bata no liquidificador com uma água nova. Coloque água somente até cobrir as tâmaras, sem exagerar, para conseguir formar um caramelo mais espesso. Bata até ter uma massa lisa.

Receita de Torta de limão vegana - Passo 2
3

Enquanto isso, coloque a castanha de caju em uma panela, cubra com água e deixe ferver por cerca de 30 minutos, para que fiquem bem macias.

Receita de Torta de limão vegana - Passo 3
4

Depois de formar o caramelo de tâmaras, misture com a farinha de amêndoas até formar uma massa homogênea. A massa ainda ficará um pouquinho grudenta, mas precisa ficar firme.

Dica: Pode ser que você precise adicionar um pouco mais de farinha.

Receita de Torta de limão vegana - Passo 4
5

Abra a massa sobre uma forma untada. Usei a forminha de silicone, mas o ideal é usar uma forma de fundo removível para que seja mais fácil desenformar. Leve para a geladeira e deixe firmar enquanto prepara o creme.

Receita de Torta de limão vegana - Passo 5
6

Escorra as castanhas, coloque no liquidificador e cubra com água. Coloque água até cobrir. Você precisa colocar água suficiente para conseguir bater e ter um creme homogêneo, mas quanto mais água colocar, mais tempo precisará levar para a panela para engrossar o leite de castanha. Adicione também no liquidificador o suco de limão e o agave.

Receita de Torta de limão vegana - Passo 6
7

Bata até formar um creme homogêneo. Volte com o creme para a panela para dar uma leve engrossada, até começar a desgrudar da panela.

Receita de Torta de limão vegana - Passo 7
8

Coloque o creme sobre a base da torta e leve para a geladeira para firmar.

Dica: Como usei a forma de silicone, tirei a base da forma para facilitar, mas se estiver usando uma forma de fundo removível, pode desenformar depois.

Receita de Torta de limão vegana - Passo 8
9

Decore com raspas de limão e sua torta de limão vegana está pronta para ser servida!

Se você gostou da receita de Torta de limão vegana, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tortas doces.

Acompanhamentos para a torta de limão vegana

Agora que você já sabe fazer essa torta de limão vegana, você pode combinar com uma infinidade de acompanhamentos. Separamos as nossas opções preferidas, confira:

  • Chantilly vegano: Transforme a sua torta de limão em uma sobremesa ainda mais especial adicionando uma colher de chantilly vegano por cima. A mistura de sabores vai te encantar.
  • Mousse de chocolate vegano: Se você é fã de chocolate, experimente colocar um pouco de mousse de chocolate vegano em cima da sua torta. O contraste entre o doce do chocolate e o sabor intenso do limão é simplesmente divino.

Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.

Suba a sua foto de Receita de Torta de limão vegana

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 9
Receita de Torta de limão vegana