Partilhar

Como fazer arroz branco soltinho

Por Silas Engler. 9 outubro 2020
Como fazer arroz branco soltinho

O arroz é uma das guarnições mais populares na nossa alimentação e combina bem com tudo. Apesar de ser um alimento que muitos comemos de forma diária, pode acontecer não sabermos como fazer o arroz branco para ficar soltinho e acabar preparando um arroz que parece papa, com uma textura grudada e não tão apetitosa.

Muitas pessoas acreditam que para fazer arroz é necessário ter manha, mas neste artigo do TudoReceitas mostraremos que não é necessário ser um chef experto para preparar um arroz cinco estrelas. Por isso te mostraremoscomo fazer arroz branco soltinho e as dicas que você não pode perder. Descubra se é preciso lavar o arroz, se é preciso colocar vinagre e entenda porque o seu arroz não fica soltinho.

Também lhe pode interessar: Banha de porco - como fazer

Por que o meu arroz virou papa?

Essa é uma das perguntas mais frequentes, já que obter um ponto médio de cozimento no arroz, pode ser difícil para muitos. Todos já passamos por isso, quando o arroz fica completamente duro ou tão grudado que parece até purê. A resposta à pergunta porque o meu arroz não fica soltinho pode ser um destes motivos:

1. Mexer demais

Uma das razões mais frequentes e mais realizadas é a de mexer o arroz. Se a cocção se realiza na temperatura adequada e numa panela antiaderente, podemos afirmar que o arroz não grudará e não será necessário mexê-lo. Tenha em mente que mexer o arroz fará com que o amido presente nos grãos se desprenda, deixando o arroz com consistência grudenta e estragando o preparo. Basta mexer um pouco depois de acrescentar a água no arroz e então, tapar.

2. Quantidade de água inadequada

O excesso de água pode ser a causa de um arroz empastado devido a uma hidratação excessiva no grão de arroz. Aqui entra em jogo o tipo de arroz escolhido: por exemplo, o arroz arbóreo, usado no preparo de risoto, absorve muita mais água do que um arroz de grão longo habitual. Na maioria dos casos a média é de 2 xícaras de água fervente por cada 1 xícara de arroz, ainda que, em função do resultado que queremos obter, é possível que seja necessário adicionar mais líquido. Tente manter essa proporção e você vai alcançar um resultado ótimo.

Pelo contrário, acrescentar menos água do que o indicado também explica porque o arroz não fica soltinho, além de ficar cru. Por isso é fundamental adaptar a quantidade de água ao tipo de arroz.

3. Muito tempo de cocção

Ainda que pareça uma coisa evidente, é fundamental comprovar as instruções do pacote de arroz para manter um tempo de cozedura adequado. Especialmente no caso do arroz, encontrar o ponto de cozimento ideal é crucial, já que, se cozinhamos demais, esse será sem dúvidas o principal motivo pelo qual o arroz ficou empapado. Em geral, para o arroz ficar perfeito, é necessário cozinhar entre 10 e 18 minutos no fogo médio, sendo o ideal uns 12 minutos. Naturalmente, este tempo final depende também da sua panela e do seu fogão.

Como fazer arroz branco soltinho - Por que o meu arroz virou papa?

Quantidade de arroz e água por pessoa

Se você acredita que o motivo pelo qual o arroz não fica soltinho é a proporção de água e arroz usada, compartilhamos umas quantidades que normalmente funcionam. No geral, 100 gramas de arroz por pessoa são suficientes, ainda que a quantidade final dependa totalmente do prato que vamos cozinhar. Por exemplo, se preparamos uma receita de arroz como guarnição, podemos optar por reduzir a quantidade aos 50-60 gramas. Já em pratos onde o arroz é protagonista, como por exemplo um arroz carreteiro, é necessário manter as 100 gramas ou, às vezes, um pouco mais no caso que alguém quisesse um segundo prato.

Ora bem, como se calcula a quantidade em xícaras? Normalmente, numa xícara comum (com 200 g de capacidade) cabe arroz suficiente para duas pessoas. Se somente cozinhamos para um, botaremos só meia xícara; assim como, para três pessoas, será necessário uma xícara e meia. Use a mesma xícara para calcular a quantidade de água, que vai variar dependendo do resultado desejado:

  • Arroz soltinho: 2 xícaras de água por cada 1 xícara de arroz;
  • Arroz soltinho e molhadinho: 3 xícaras de água por 1 xícara de arroz;
  • Arroz soltinho caldoso: 4-5 xícaras de água por 1 xícara de arroz.

Conselhos: Se a quantidade de 1 xícara de arroz for muito, use uma xícara ou copo menor.

Como fazer arroz branco soltinho - Quantidade de arroz e água por pessoa

Como fazer arroz soltinho: dicas infalíveis

Além dos conselhos anteriores sobre a proporção de arroz e água, existem outras dicas para conseguir um arroz branco soltinho:

  • Lave o arroz para eliminar o excesso de amido. Desta forma a água não se satura durante a cozedura e o arroz não fica empastado. Lave o arroz 3 a 4 vezes, enxaguando numa vasilha ou com a ajuda de uma peneira, ou até que a água saia transparente e não branca;
  • Refogue o arroz antes de acrescentar a água. Além de ser uma técnica excelente para um arroz soltinho, é ideal para obter um arroz com muito mais sabor. Acrescente um fio de azeite na panela e refogue os grãos de arroz durante uns minutos, com ou sem cebola e alho picadinhos, para posteriormente adicionar a água. Este processo ajuda os grãos de arroz a se fecharem, se separem e faz com que não se grudem uns nos outros;
  • Se você quer preparar um arroz branco como guarnição e não sabe por que o seu arroz ficou empapado, com certeza você não usou as dicas acima. Depois de cozinhar o arroz, lave-o com água fria para parar o cozimento. Isto para a cocção e faz com que o arroz fique solto e manejável. Com ajuda de uma peneira, enxague o arroz com água corrente e você verá a diferença!
  • Outra dica muito utilizada pelas avós é acrescentar um fio de suco de limão ou de vinagre durante a cozedura. Dizem que não altera o sabor e é realmente útil para evitar um arroz empapado.

Para saber mais sobre como fazer um arroz soltinho, não perca estas simples receitas:

Conselhos: Gostou das nossas dicas sobre o que fazer para o arroz não ficar Papa? Deixe abaixo seu comentário com dicas também!

Como fazer arroz branco soltinho - Como fazer arroz soltinho: dicas infalíveis

Se gostou do artigo Como fazer arroz branco soltinho, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Escrever comentário sobre Como fazer arroz branco soltinho

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer arroz branco soltinho
1 de 4
Como fazer arroz branco soltinho

Voltar ao topo da página