Truques e técnicas

Como engrossar caldo de feijão

 
Renata Quirino
Por Renata Quirino, Colaboradora. Atualizado: 20 fevereiro 2024
Como engrossar caldo de feijão

Quer saber como engrossar o caldo do feijão de um jeito muito simples e rápido? Então, você vai adorar o nosso post de hoje aqui no TudoReceitas.

Essa dica super simples deixa o caldo do feijão bem encorpado, leva menos de 5 minutos e pode ser feito com quantidades pequenas (para quem mora sozinho) ou grandes (para quem cozinha para a família toda) de feijão.

Confira o passo a passo e teste essa dica em casa!

2 convidados 10m Dificuldade muito baixa
Características adicionais: Custo econômico
Ingredientes para fazer Como engrossar caldo de feijão:
Como fazer Como engrossar caldo de feijão:
1

Primeiro, comece cozinhando o feijão da forma que preferir. Aqui temos algumas receitas de como cozinhar feijão, mas a dica mais importante é escolher uma feijão de boa qualidade.

Como engrossar caldo de feijão - Passo 1
2

Separe duas colheres de sopa e amasse com um garfo - você também pode usar um mixer ou, se estiver preparando uma grande quantidade de feijão, bata no liquidificador.

Como engrossar caldo de feijão - Passo 2
3

Volte o feijão amassado para a panela com o restante do feijão cozido.

Como engrossar caldo de feijão - Passo 3
4

E leve ao fogo novamente, sem tampa, por 5 minutos ou até o caldo encorpar. Sirva em seguida!

Como engrossar caldo de feijão - Passo 4

Se você gostou da receita de Como engrossar caldo de feijão, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Outras dicas de como engrossar o caldo de feijão

Além do truque de amassar os grãos para engrossar feijão, existem outras dicas eficazes, confira:

  • Adicionar farinha de mandioca ou farinha de milho: misture uma pequena quantidade de farinha de mandioca ou farinha de milho em um copo com água fria até formar uma pasta. Adicione essa mistura ao feijão e mexa bem. Cozinhe por mais alguns minutos para que a farinha seja totalmente incorporada.
  • Utilizar purê de batata ou batata amassada: cozinhe algumas batatas até ficarem macias, amasse-as e adicione ao feijão. Isso não apenas engrossará o caldo, mas também adicionará um sabor único.
  • Refogar um pouco de cebola e alho com óleo: em uma frigideira separada, refogue cebola e alho picados em um pouco de óleo até ficarem dourados. Adicione essa mistura ao feijão para dar mais sabor e consistência.
  • Usar ingredientes espessantes naturais: adicione ingredientes como abóbora, abobrinha, inhame ou cenoura. Esses vegetais, quando cozidos e amassados, ajudam a engrossar o caldo.

Lembre-se de ajustar a quantidade de espessante de acordo com suas preferências. Adicione aos poucos e vá testando até atingir a consistência desejada. Além disso, continue mexendo o feijão enquanto ele cozinha para garantir uma distribuição uniforme dos ingredientes e evitar que grudem no fundo da panela.

Suba a sua foto de Como engrossar caldo de feijão

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 5
Como engrossar caldo de feijão