Nutrição e saúde

Tipos de queijo branco: aprenda fazer diferentes receitas

 
Cristiane Salgado
Por Cristiane Salgado, periodista. Atualizado: 8 agosto 2022
Tipos de queijo branco: aprenda fazer diferentes receitas

O queijo branco é considerado um ótimo alimento, sabia? Além de leve, é bem nutritivo, e com vitaminas que fazem bem para os ossos e os músculos. Presente no café da manhã, em saladas, em lanches, e em receitas mais elaboradas, o queijo branco é bem versátil, pois cai bem em diferentes tipos de pratos e contextos do dia.

Mas, afinal, o que é queijo branco? No TudoReceitas, você vai descobrir o que é, quais são os tipos, e as melhores receitas para aproveitar esses ingrediente!

Índice

  1. O que é queijo branco?
  2. Tipos de queijo branco
  3. Receitas com queijo branco

O que é queijo branco?

O queijo branco é feito, basicamente, a partir do leite e de sua coagulação, seguida de dessoragem (que é a separação do lacto-soro do coalho formado). Quanto mais fresca a umidade do queijo branco, maior será sua umidade, por isso, ele deve ser conservado na geladeira dentro de uma vasilha (mesmo que seja um tipo mais seco). Após serem retirados da embalagem, costumam durar até 5 dias sem acidificar o sabor.

No Brasil, os tipos de queijo branco mais comuns são os que usam leite de vaca, produzindo uma textura cremosa e um sabor suave, mas também há os mais elaborados que usam leite de búfala, cabra e ovelha (tendo os dois últimos um sabor mais acentuado).

Geralmente, os queijos brancos fazem parte de dietas não-veganas, com objetivo de perda de peso, porque são considerados mais "magros" e, como também têm menos sódio, não causam retenção de líquido.

Além de menos gordurosos e calóricos do que os queijos do tipo amarelo, os queijos brancos são fonte de proteína, cálcio, fósforo e diversas vitaminas, como a A, B, B12, D e K2. No entanto, há diferença entre os queijos brancos. Tem algum que você prefira?

Tipos de queijo branco: aprenda fazer diferentes receitas - O que é queijo branco?

Tipos de queijo branco

Os queijos brancos podem ser de vários tipos e origens. Mais consistentes, mais cremosos, com sabor mais neitro ou mais característico. Tudo depende sua origem ou de como é feito. O queijo Minas Frescal é um dos mais populares do Brasil; já o cottage e a ricota costumam ser usados em dietas de baixas calorias.

No caso do queijo de muçarela de búfala ou o mascarpone, por exemplo, os preços costumam ser mais caros e eles são vistos como iguarias boas para saladas, no primeiro caso, ou para doces, no segundo.

Quer saber sobre esses queijos brancos mais conhecidos? Descubra as principais diferença entre eles:

Queijo cottage: tem baixo teor de gordura e colesterol, mas como leva menos leite na sua composição, também tem menor teor de cálcio. Ideal para quem busca seguir uma dieta de perda de peso. Indicado também para quem tem algum grau (baixo) de intolerância a lactose, além de ajudar a regular a flora intestinal. Bom para fazer patês, comer no café da manhã ou à tarde, com frutas e geleias.

Queijo ricota: tem os menores teores de gordura, colesterol e sódio, mas alto teor de cálcio e potássio. Diferente da maior parte dos queijos, a ricota é produzida a partir do soro de leite e não do coalho. Fica muito bem em tortas, quiches, empanadas, saladas e sanduíches. Por seu sabor mais suave, a ricota também fica muito bem em receitas doces.

Queijo Minas Frescal: entre os três, é o que tem o maior teor de gordura e colesterol, embora tenha bons índices de proteína, cálcio, ferro e fósforo. Produzido artesanalmente em Minas Gerais, região sudeste do Brasil, é uma ótima opção para preparar saladas, sanduíches, e como petisco. Com goiaba, no famoso "Romeu e Julieta", é simplesmente irresistível!

Queijo muçarela de búfala: diferente da mussarela comum, é feita a partir do leite de búfala. São mais ricos em cálcio, proteína e mais baixos em colesterol que o de leite de vaca. A cremosidade desse queijo é a principal característica. Fica bem em saladas, nos mais variados tipos de macarrão, sanduíches e pizza.

Queijo mascarpone: esse queijo é fabricado na região de Lombardia, na Itália. Apesar de não ser muito popular no Brasil, costuma ser consumido no lugar da manteiga, por causa da sua textura cremosa. O mascarpone é produzido pela coagulação do creme de leite ou nata pelo calor e por um ácido cítrico ou acético. Esse queijo fica muito bem em doces, sobremesas e sorvetes. O tiramisú, por exemplo, é uma típica sobremesa italiana a base de queijo mascarpone.

Tipos de queijo branco: aprenda fazer diferentes receitas - Tipos de queijo branco

Receitas com queijo branco

De olho na versatilidade dos tipos de queijo branco, separamos essas 12 receitas - entre pratos doces e salgados, mais fáceis e mais elaborados, para você testar em casa. Confira!

Receita de lasanha de berinjela com queijo branco: mais uma combinação de queijo branco com legumes que é vencedora. Que tal uma receita com baixo carboidrato e vegetariana? Super leve e saborosa, veja o passo a passo e faça para a sua família.

Receita de espinafre com queijo cottage: bem nutritiva e saudável, essa receita de sopa de espinafre pode ser consumida à tarde ou à noite. Além disso, é uma receita vegetariana e seu sabor vai te surpreender. Dè uma chance para essa combinação.

Receita de panqueca de ricota: que tal um almoço ou jantar leve e saboroso? Veja como preparar essa massa, que é perfeita tanto para quem está evitando comer carne, quanto para quem deseja comer uma massa saborosa e tradicional.

Receita de Pão de queijo com queijo minas: quem resiste a um pão de queijo, né? A típica receita mineira feita com um queijo mais leve.

Receita de cheesecake com queijo mascarpone: essa receita é simplesmente irresistível e bem cremosa. Perfeita para uma sobremesa após o almoço ou ser servida à tarde com café. Separe seu melhor cream cheese ou mascarpone e teste essa delícia na sua casa.

Receita de Tiramisù bem simples: o passo a passo da típica receita italiana com mascarpone e café. A melhor combinação de queijo e doce é essa sobremesa tradicional e imperdível de ser feita. É mais fácil do que você imagina, basta seguir esses passos.

Receita de salada caprese com molho pesto: feita com mussarela de búfala, essa salada é deliciosa, pois o molho dá um sabor especial, combinando muito bem com esse queijo. É um prato tradicional italiano e que fica pronto em minutos!

Receita de lasanha de legumes com queijo branco: o queijo escolhido aqui é o scarmoza, um queijo branco fumado italiano de sabor intenso. Mas você pode usar queijo branco tipo minas, que combina muito bem com legumes e dá mais sabor e textura para esse prato. Faça o teste e comente como ficou depois.

Receita de panqueca de aveia com queijo cottage: recomendada para quem quer perder peso, essa receita é bem nutritiva e leve, sendo acompanhada de banana e de mel. Além disso, o queijo cottage contém bastante proteína, o que faz dele um excelente ingrediente para a dieta de quem pratica esportes ou vai à academia.

Receita de ravioli de ricota: o sabor suave da ricota fica delicioso nesse prato italiano, que também é uma ótima opção vegetariana. Não deixe de provar! Este prato é uma opção vegetariana, sem glúten e muito saboroso para o seu almoço.

Receita de pizza burrata: para os amantes de queijo de búfala, essa pizza é imperdível e de dar água na boca. Veja como é simples de preparar e perfeita para saborear com amigos ou família!

Receita de mousse de mascarpone com frutas vermelhas: que tal surpreender com uma sobremesa diferente e bem cremosa? Refrescante, fácil e rápida, este mousse é ideal para quem procura sobremesas descomplicadas e ricas em sabor.

Tipos de queijo branco: aprenda fazer diferentes receitas - Receitas com queijo branco

Se gostou do artigo Tipos de queijo branco: aprenda fazer diferentes receitas, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Tipos de queijo branco: aprenda fazer diferentes receitas