Nutrição e saúde

Tipos de cogumelos: saiba quais são e veja as melhores receitas

 
Cristiane Salgado
Por Cristiane Salgado, periodista. Atualizado: 8 agosto 2022
Tipos de cogumelos: saiba quais são e veja as melhores receitas

Os cogumelos têm ganhado cada vez mais destaque no dia a dia do brasileiro, tanto por ser uma fonte de proteína e nutrientes, quanto pelo aumento de adeptos ao vegetarianismo, veganismo ou menor consumo de carne.

Independentemente do motivo, os tipos de cogumelos comestíveis fazem desse alimento algo realmente delicioso e versátil. Por isso mesmo, aqui no Tudo Receitas vamos te explicar quais são os tipos de cogumelos, o que é cogumelo e que pratos você pode fazer usando esse ingrediente.

Se você quer descobrir mais sobre o maravilhoso mundo dos cogumelos - principalmente os tipos de cogumelos comestiveis no Brasil - confira esse artigo até o final e aprenda a fazer pratos deliciosos com esse alimento.

(fotos: Unsplash)

Também lhe pode interessar: As melhores carnes para churrasco

Índice

  1. O que é cogumelo?
  2. Tipos de cogumelos comestíveis
  3. Tipos de cogumelos comestíveis no Brasil
  4. Melhores receitas com cogumelos

O que é cogumelo?

Os cogumelos são tipos de fungos. Você sabia disso? Na verdade, são os corpos frutíferos de fungos de estrutura bem simples - sem raízes, folhas ou flores. Como existem inúmeras espécies, eles podem ter variadas formas, tamanhos e cores, e surgem tanto no solo ou acima deles, sendo facilmente colhidos com as mãos.

Alguns cogumelos são comestíveis, sendo fonte de proteínas, fibras, vitaminas e minerais, contribuindo para a saúde e o bem-estar do organismo, mas outros são altamente tóxicos para os seres humanos, podendo levar a até a morte. Por isso, é preciso muito cuidado ao colher um cogumelo da natureza se tiver a intenção de consumi-lo, pois, na dúvida, é melhor não comer.

Entre os benefícios dos cogumelos para a saúde estão:

  • Melhoram o funcionamento do intestino por causa das fibras;
  • Diminuem o colesterol, contribuindo para a saúde do coração;
  • Ajudam a produzir hormônios importantes para o organismo.
  • São fontes de vitaminas D e do complexo B, que são importantes para quem segue uma dieta sem consumo de carne;

Além do uso alimentício, os cogumelos também podem ser utilizados para fins medicinais e religiosos. No Egito Antigo, por exemplo, o cogumelo era considerado uma planta da imortalidade e apenas os membros da realeza podiam comê-lo.

Mas foi na China que o cultivo de cogumelo ganhou destaque – principalmente para uso medicinal - e passou a ser disseminado em outras regiões e países. Atualmente, o país é o maior produtor de cogumelos do mundo, sendo seguido pela Itália e os Estados Unidos.

Tipos de cogumelos: saiba quais são e veja as melhores receitas - O que é cogumelo?

Tipos de cogumelos comestíveis

Os cogumelos comestíveis são aqueles que podemos consumir. Aqui, em especial, vamos falar dos cogumelos para uso culinário. Os principais tipos de cogumelos comestíveis são:

  • Champignon: o mais conhecido de todos na gastronomia, sendo também chamado de cogumelo paris ou de cogumelo branco. O seu sabor é bem suave e leve, sendo perfeito para receitas de estrogonofe, tortas, macarrão, legumes e carnes refogadas, ou até misturado no preparo da carne moída.
  • Shitake: a origem deste tipo de cogumelo está no sudeste asiático, sendo muito usado na culinária da região. O seu formato lembra um guarda-chuva. Ele pode ser preparado frito, refogado, salteado ou até usado. Você pode saboreá-lo na comida japonesa e também fica ótimo em risotos. O shitake também é uma excelente fonte de fibras.
  • Shimeji: Esse cogumelo brota em "cachos", e é muito comum na culinária japonesa e asiática. Você pode encontrar três tipos de shimeji: o preto, o branco e o salmão. O sabor desse cogumelo é mais acentuado se comparado ao cogumelo paris, e pode ser feito frito ou salteado no azeite, manteiga ou molho shoyu. O shimeji é ótimo para ser usado no preparo de tortas, hambúrguer vegano, legumes refogados e o que mais você quiser inventar.
  • Portobelo: esse cogumelo é similar ao coguemlo champignon, mas com um "chapéu" em formato maior. O portobelo tem uma textura bem macia e é mais "carnudo". Esse tipo de cogumelo, você pode preparar assado ou grelhado, e retirando o seu cabo, é ótimo para recheá-lo com outros inredientes, como queijo ou pimentão, por exemplo.
  • Porcini: esse tipo de cogumelo é muito usado na culinária italiana, e também é conhecido como Funghi Secchi. Geralmente, você vai encontrá-lo na versão desidratada, ou seja, seca. Para hidratá-lo e deixá-lo mais "gordinho", basta colocá-lo em água quente. Ele é ótima fonte e proteínas, e entre os tipos de cogumelos talvez seja o ingrediente perfeito no preparo de risotos, lasanhas e molhos para massas.
  • Cantarelo: esse é um cogumelo selvagem, que tem um formato de funil e um aroma frutado. Esse tipo de cogumelo costuma ser muito apreciado pelos europeus e norte-americanos, por ser mais comum nos países do hemisfério norte. Nas receitas, o cantarelo costuma ser usado em sopas, molhos, risotos e guisados.
  • Hiratrake: também conhecido como cogumelo ostra, você vai encontrá-lo em formato de cachos, na cor cinza ou bege. Eles são muito usados na culinária chinesa no preparo de sopas. O seu sabor é mais delicado e pode ser preparado frito ou salteado.
  • Eryngui ou Pleurotus: esse cogumelo é muito coum na China, e faz muito bem para o sistema imunológico. É considerado um cogumelo bem versátil, porque serve para saladas, molos, sopas, risotos, massas, estrognofe, e etc, mas você também pode consumi-lo de modo simples, apenas grelhado no azeite, com sal e pimenta do reino a gosto.
  • Morchella: esse cogumelo é mais raro, sendo mais comum na França, e tem um formato de um cone com pequenos furos, lembrando uma colmeia. O sabor da morchella é bem forte e marcante. Um prato típico com esse ingrediente é o fricassê de frango.
  • Trufa: a trufa ou tartufo é um cogumelo selvagem subterrâneo, encontrado em algumas regiões da Europa, principalmente, na Itália e na França. São bem raros, dependendo de condições climáticas e da região e, por isso são bem caros, sendo considerados da alta gastronomia. Para coletar esse tipo de cogumelo também não é tão simples, elas são caçadas por cães farejadores treinados para isso. Você pode encontrá-los na versão branco ou preta. As trufas dão um sabor muito especial em massas, risotos e batatas.
Tipos de cogumelos: saiba quais são e veja as melhores receitas - Tipos de cogumelos comestíveis

Tipos de cogumelos comestíveis no Brasil

Como já dissemos, o consumo de cogumelos têm aumentado entre os brasileiros. No Brasil, o cogumelo mais comum é o champignon ou paris, que é um tipo de cogumelo branco. Geralmente, são encontrados em vidros de conserva (e a tonalidade dele fica um pouco bege ou amarronzada).

Mas em teritório brasileiro, você também encontra o shitake, shimeji, portobelo, hidratake, porcini, eryngui, cantarelo, e até a trufa, apesar deste último ser mais caro e estar disponível apenas em lugares específicos de vendas dessa iguaria.

Tipos de cogumelos: saiba quais são e veja as melhores receitas - Tipos de cogumelos comestíveis no Brasil

Melhores receitas com cogumelos

Nosso artigo sobre tipos de cogumelos não estaria completo sem essa lista abaixo, com uma seleção especial das nossas melhores receitas com cogumelos - para todos os gostos. De fritadas fáceis e rápidas, até pratos mais elaborados, escolha entre essas 10 sugestões de pratos com cogumelos e conte para a gente como foi sua entrada no maravilhoso mundo dos cogumelos!

  1. Receita de Cogumelos salteados: os cogumelos salteados são uma receita muito popular para servir como entrada em vários países da Europa, como a França. Eles podem ser preparados dessa forma também para acompanhar pratos, como o macarrão, além de ser a forma mais fácil de consumir esse ingrediente.
  2. Receita de Cogumelos à provençal: aqui, ensinamos você a preparar uma entrada ou acompanhamento tradicional na França. É um prato leve e perfeito para ocasiões especiais.
  3. Receita de Almôndegas de cogumelos: Deliciosas e recheadas com queijo não deixam nada a desejar para as tradicionais! São uma alternativa saudável para as almôndegas de carne de todo dia.
  4. Receita de Hambúrguer de cogumelo: O preparo é bem simples e o resultado é um hambúrguer de aspecto semelhante ao comum hambúrguer de carne, mas mais rico em sabor. Você pode usar qualquer variedade de cogumelos: Paris, shitake, shimeji, portobello.
  5. Receita de Cogumelo empanado: os cogumelos empanados são uma pedida habitual em botecos e bares de tapas. É um aperitivo muito simples de preparar, original e delicioso, perfeito para fazer em casa.
  6. Receita de Ragu de cogumelos: O ragu é um molho ou ensopado encorpado, geralmente feito com carne e cozido lentamente até que a carne esteja macia. Esta receita de ragu de cogumelos vegano é uma maneira simples de variar o cardápio.
  7. Receita de Antepasto de cogumelo: Esta receita de antepasto de cogumelo, ou caponata saudável de cogumelos, é perfeita para quem ama antepasto mas não é tão fã assim de berinjela. O preparo é bem simples e rápido.
  8. Receita de Risoto de cogumelos: Um dos mais típicos risotos é o risoto de cogumelos. Muitas pessoas pensam que este prato é difícil de fazer, mas na verdade o segredo é a prática.
  9. Receita de Croquete de cogumelo: Os croquetes são aquelas porções de massa repletas de diferentes ingrediente típico da cozinha portuguesa. Mesmo que a versão feita em cogumelos não seja a mais tradicional, ela ainda vale ser feita pois é deliciosa!
  10. Receita de Molho de cogumelo para carne: O molho feito com algum tipo de cogumelo é sempre uma aposta segura para servir com receitas de carne, seja carne assada, grelhada, na frigideira ou outra. O sabor da carne combina na perfeição com o sabor dos cogumelos.
Tipos de cogumelos: saiba quais são e veja as melhores receitas - Melhores receitas com cogumelos

Se gostou do artigo Tipos de cogumelos: saiba quais são e veja as melhores receitas, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Tipos de cogumelos: saiba quais são e veja as melhores receitas