Nutrição e saúde

Tipos de creme de leite

 
Cristiane Salgado
Por Cristiane Salgado, periodista. 29 dezembro 2022
Tipos de creme de leite

Uma receita com creme de leite deixa qualquer prato muito mais gostoso, não é mesmo?! Mas você sabia que existem diferentes tipos de creme de leite? E cada um serve melhor para determinado tipo de receita. Aqui no TudoReceitas vamos explicar tudo para você!

Também lhe pode interessar: Tipos de óleo vegetal para cozinhar

Índice

  1. O que é creme de leite?
  2. Creme de leite de lata
  3. Creme de leite em caixinha
  4. Creme de leite fresco
  5. Creme de leite light ou leve
  6. Creme de leite duplo
  7. Creme de leite sem lactose
  8. Creme de leite de soja
  9. Receitas com creme de leite

O que é creme de leite?

O creme de leite é feito a partir da gordura do leite, e tem uma textura cremosa, lembrando até um chantilly! Dependendo da quantidade de gordura – que pode variar entre 10% até 25% - tratamento térmico e fermentação, o creme de leite se divide em tipos diferentes. Por isso, quando for comprar o creme de leite no mercado, fique muito atenta ao rótulo!

É importante ressaltar que o creme de leite é um ingrediente processado, e quanto maior a sua cremosidade, maior o nível de gordura e quantidade de conservantes e estabilizantes.

1. Creme de leite de lata

O primeiro tipo de creme de leite é o de lata, que possui um aspecto menos homogêneo, cor mais amarelado e textura mais densa, pois sua esterilização é mais lenta. Tem cerca de 20% de gordura e o soro vem separado do creme, o que facilita em algumas receitas. O creme de leite em lata costuma ser usado em receitas que exigem uma consistência mais firme, como pavês e tortas doces. Não pode ser fervido para talhar.

2. Creme de leite em caixinha

O segundo tipo de creme de leite mais comum é o em caixinha, o mais fácil de ser encontrado no mercado. Tem um processo de esterilização mais rápido e, por isso, tem a cor mais clara, consistência mais homogênea e leve do que o de lata. O soro vem misturado ao creme, e tem cerca de 20% de gordura. O creme de leite em caixinha costuma ser usado para o preparo de mousses, cremes, pudins, caldas, molhos e ganaches.

3. Creme de leite fresco

O terceiro tipo de Creme de leite é o fresco, também chamado de nata fresca, pode ser encontrado em latas ou potes no mercado. Mas atenção: o creme de leite fresco é bem diferente do citado acima em lata, porque não passa por nenhum procedimento industrial. Logo, a sua validade é curta deve ser conservado na geladeira (nunca deve ficar na temperatura ambiente, se não estraga). Tem mais gordura do que os outros, cerca de 35%, cor bem clara e costuma ser usado para a preparação de chantilly, coberturas e milkshake.

4. Creme de leite light ou leve

Este tipo de creme de leite leve ou light conta com apenas 15% de gordura, tem uma consistências mais leve e fluída. Pode ser encontrada em lata ou caixinha, e costuma substituir o tradicional, em receitas doces ou salgadas. No entanto, a receita fica menos consistente.

5. Creme de leite duplo

O creme de leite duplo ou também conhecido como double cream tem um teor de gordura de 30 a 55%, é bem denso e com cor amarelada. Você pode encontrá-lo em embalagens plásticas no mercado, que devem ser mantidas sob refrigeração, e assim como o creme de leite fresco, o duplo tem curta validade (até 15 dias).

6. Creme de leite sem lactose

O creme de leite sem lactose é uma opção para quem tem intolerância à lactose. Ele tem a mesma função e consistência do creme de leite tradicional

7. Creme de leite de soja

O creme de leite de soja é uma opção para veganos e também uma segunda alternativa aos intolerantes à lactose, o creme de leite de soja tem origem vegetal e, por isso, tem zero colesterol. Além de soja, dependendo do mercado, há outras opções veganas: creme de leite de arroz, de coco, de leite de amêndoas, de leite de castanhas.

Tipos de creme de leite - 7. Creme de leite de soja

Receitas com creme de leite

Agora que você sabe a diferença entre os tipos de creme de leite, vamos preparar algumas receitas deliciosas?!

Tipos de creme de leite - Receitas com creme de leite

Se gostou do artigo Tipos de creme de leite, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Tipos de creme de leite