Nutrição e saúde

Tipos de pães: receitas para fazer pão em casa

 
Cristiane Salgado
Por Cristiane Salgado, periodista. 21 novembro 2022
Tipos de pães: receitas para fazer pão em casa

Pão francês, ciabatta, pão de leite, baguete, pão de forma, pão italiano, pão sírio, pão integral... humm... são tantos tipos de pães! Qual o seu preferido?! Você tem o hábito de comprar pão de manhã, na padaria, para tomar o seu café e começar o dia? Aqui no Tudo eceitas não dispensamos um belo pão, principalmente, se for caseiro ou artesanal!

Por isso, vamos ensinar como você pode preparar deliciosas receitas de pães, incluindo, um pão fit, para quem não deseja consumir muito carboidrato! Além disso, vamos entender melhor como o pão surgiu, afinal, esse alimento está muito presente no nosso dia a dia, desde o café da manhã até o lanche do fim do dia. Quantas vezes você come pão por dia? Mais de uma? Compartilhe conosco nos comentários, queremos saber o quanto você é fã de um pão quentinho!

Índice

  1. Quais são os tipos de pães?
  2. Receitas de pão caseiro
  3. Qual tipo de pão que o diabético pode comer?
  4. Quem inventou o pão

Quais são os tipos de pães?

O modo como o pão é preparado varia de acordo com a região e cultura de cada país, mas a base é sempre água e farinha. Vamos conhecer os principais tipos de pães que existem?

  • Pão Francês: o clássico pãozinho de padaria, que é bem crocante por fora e, preferencialmente, deve ser consumido no dia em que é assado. Fica uma delícia com manteiga ou requeijão na chapa! Também é chamado de pão branco ou cacetinho, como é conhecido em Portugal.
  • Pão de Forma: vendido fatiado em várias unidades, a sua durabilidade é maior, e fica perfeito para sanduíches e misto quente. Pode ser integral, com cereais ou branco.
  • Ciabatta: pão de origem italiana, que usa método indireto de fermentação. Tem uma crosta fina, e o seu miolo é macio e mais úmido. Fica muito bom com recheio ou até mesmo puro com azeite.
  • Baguete: muito famoso na França, a baguete se caracteriza por seu formato fino e comprido, tendo uma casca mais dura.
  • Pão Preto: é um pão feito com sementes - como de linhaça, gergelim, abóbora, entre outras - e, por isso, é uma boa alternativa aos pães feitos com farinha refinada.
  • Brioche: um pão do tipo doce, que é muito comum na França. Leva manteiga, leite e gema de ovo no seu preparo, e combina muito com recheio doce.
  • Pão Australiano: uma variação do pão preto, que tem um sabor adocicado e textura macia, mas densa. É polvilhado com fubá ou farinha de milho.
  • Croissant: um clássico da gastronomia francesa, esse é um tipo de pão feito com massa folhada e amanteigada. Você pode encontrá-lo recheado ou consumi-lo puro.
  • Pão sírio: também conhecido como pão pita, se caracteriza pelo seu formato bem fino. Não leva fermento na sua massa, e é ótimo para comer com pastas ou ainda recheado com falafel!
  • Pão de centeio: feito com farinha de centeio, integral ou branca, este pão tem menor índice de gorduras, sendo rico em fibras.
  • Bisnaga de leite: muito popular entre as crianças, este pão é macio, tem sabor mais doce, e é perfeito para o preparo de lanches.
  • Focaccia: com formato achatado, este pão de origem italiana, lembra uma pizza! Costuma ser preparado com queijo, azeitonas, cebola e ervas.

você ja conhecia todos esses nomes de pães? conta pra gente nos comentários!

Tipos de pães: receitas para fazer pão em casa - Quais são os tipos de pães?

Receitas de pão caseiro

Vamos literalmente colocar a mão na massa?! Selecionamos receitas de diferentes tipos de pães, confira as inúmeras opções que você pode preparar em casa:

1. Receita de Pão francês caseiro: vamos começar com o mais clássico dos tipos de pães de padaria! Você vai aprender a fazer o pão de padaria em casa!

2. Receita de Pão integral sem glúten: para quem não consome glúten e deseja uma receita com mais fibras, esta é a receita ideal! O resultado é um pão integral bem fofinho e macio.

3. Receita de Pão caseiro de liquidificador com fermento seco: uma receita bem prática, que dispensa sovar o pão. Preparado com fermento biológico seco e liquidificador, fica muito fácil e simples. Leva apenas 1h30 para ficar pronto!

4. Receita de pão de abóbora: com uma massa leve e macia, o pão de abóbora, também conhecido como pão de jerimum, é uma delícia para o lanche da tarde!

5. Receita de Pão de cerveja: o pão de cerveja existe desde a antiguidade, sabia? Na receita, é usada cerveja preta, mas você pode escolher a que quiser. Importante dizer que no processo de assar, o álcool se evapora, e, portanto, pode ser consumido por crianças!

6. Receita de Pão levain: com fermentação 100% natural, não é usado nenhum tipo de fermento, o que facilita muita a digestão, após o seu consumo. O preparo é totalmente artesanal.

7. Receita de Pão de cúrcuma: a cor amarela do cúrcuma ou açafrão da terra deixa o pão ainda mais lindo, além de ser um ingrediente que faz muito bem para a saúde!

8. Receita de Pão chileno: com formato achatado, ele é bem popular no Chile. Também é conhecido como Hallulla, sendo ideal para quem deseja um pão de preparo rápido, sem passar muito tempo na cozinha.

9. Receita de Pão para wrap: também chamado de pão folha, é feito com farinha de trigo e de formato bem fininho. Fica muito bom para ser comer recheado, enrolando o pão, como se fosse um canudo. Perfeito e prático para lanches!

10. Receita de Pão de pita: o pão pita ou pão sírio também tem um formato achatado, e é feito com farinha de trigo, mas enriquecido com azeite de oliva. Bem leve, este pão vai bem com recheios da sua preferência!

Tipos de pães: receitas para fazer pão em casa - Receitas de pão caseiro

11. Receita de Pão de centeio: fazer o pão de centeio é mais fácil do que você imagina! A receita leva uma farinha mais leve, a de centeio, que facilita a digestão posteriormente.

12. Receita de Pão australiano de hambúrguer: uma receita bem fácil para você variar os tipos de pão de hambúrguer na sua casa! Esse pão levemente adocicado, que vai dar um sabor a mais para o seu hambúrguer! Mas atenção: a sova deve ser bem feita para garantir o resultado!

13. Receita de Pão com gergelim: perfeito para lanches, este pão d gergelim é bem prático de fazer, levando farinha de trigo e fermento biológico.

14. Receita de Pão sem carboidrato: sim, existe pão sem carboidrato! Com apenas 3 ingredientes, você vai fazer um pão rico em proteína e que não engorda!

15. Receita de Pão de mandioquinha fit: sem glúten e sem açúcar, você vai preparar um pão bem leve e fitness, que fica pronto em apenas 10 minutos, usando o micro-ondas!

16. Receita de Pão de banana da terra fit: esta receita não leva açúcar, nem farinha e nem leite. A banana da terra dá um sabor especial, e usando o liquidificador o preparo fica bem fácil.

17. Receita de Pão de beterraba fit: com uma cor rosa incrível e sabor levemente adocicado, você tem um pão fit bem especial, feito com farinha de trigo integral e beterraba, que tem propriedades antioxidantes.

18. Receita de Pão chinês no vapor: este pãozinho chinês pode ser preparado sem recheio e também com recheio doce ou salgado. Fica pronto em 1h30.

19. Receita de Pão ciabatta original: pão ciabatta é tão bom, né? Esta receita original italiana vai ensinar como fazer o processo de fermentação natural.

20. Receita de Croissants caseiros: Dentro dos tipos de pão doce, esse é o mais famoso! Com apenas 4 ingredientes e 30 minutos, você consegue fazer o tradicional croissant francês!

Qual tipo de pão que o diabético pode comer?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tipo de pão ideal para quem tem diabetes tipo 2, é o integral, porque há menos açúcar em sua composição. O pão branco, diferente do integral, é feito com farinha refinada, que faz que o índice glicêmico suba, gerando um pico de insulina.

O pão integral é feito com farinha que tem gérmen e farelo de trigo, sendo rico em fibras.

Quem inventou o pão

Você sabe como surgiu o pão? Existem teorias de que o pão existe há 12 mil anos, desde os povos sumérios, na Babilônia. No entanto, somente na civilização egípcia, em 1.800 a.C., foi descoberta a fermentação de trigo. O pão se tornou, então, um alimento básico no Egito Antigo, mas só os mais ricos tinham acesso ao alimento preparado com trigo de qualidade.

No Império Romano, o pão ganhou popularidade entre as classes mais baixas, porque era um dos componentes da política panis et circenses (pão e circo), para os imperadores obterem o controle sobre o povo e mantê-los satisfeitos, mesmo diante dos inúmeros problemas da época.

Avançando na história, e chegando nos dias atuais, o pão é bem popular no Brasil, sendo o pão francês com manteiga um símbolo do café da manhã! Esse hábito se deve muito à influência da colonização portuguesa. Os portugueses costumam comer pão em várias refeições, inclusive, fatias como entrada para o almoço. As padarias, que começaram a surgir nas capitais brasileiras na época, durante esse período, difundiram o hábito do pão na dieta diária.

Segundo dados de 2020 da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), há mais de 70 mil padarias no país, sendo que mais de 14 mil se concentram no estado de São Paulo.

Agora que você ja conheceu os principais tipos de pães, veja o video que deixamos para você com uma receita de Pão de leite fofinho da vovó 👩‍🦳 sova de apenas 10 minutos! 👌

Se gostou do artigo Tipos de pães: receitas para fazer pão em casa, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Tipos de pães: receitas para fazer pão em casa