menu
Partilhar

Como fazer ovo: receitas para cozinhar esse alimento essencial

 
Por Cristiane Salgado, periodista. 29 dezembro 2022
Como fazer ovo: receitas para cozinhar esse alimento essencial

Mexido, pochê, cozido, frito... existem várias formas de fazer e apreciar o ovo, não é mesmo?! Você tem alguma preferida? O fato é que o ovo é essencial na cozinha: ingrediente de inúmeras receitas, prático de se fazer e ainda faz muito bem para o organismo.

No Brasil, o ovo está entre um dos principais alimentos. Segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA, 2021), o consumo médio nacional aumentou nos últimos anos: em 2007, era de 120 ovos por pessoa, mas em 2021 atingiu a marca de 251 ovos por indivíduo. E a produção nacional de ovos foi superior a 53 bilhões de unidades no ano de 2020.

Aqui no Tudo Receitas, você vai aprender como fazer ovo, diferentes tipos de receitas, nas mais variadas maneiras, inclusive, para incrementar a forma como você come na sua refeição!

Benefícios do ovo

O ovo é considerado um alimento essencial, por causa de seus inúmeros benefícios! O bom é que é fácil inserir na dieta, devido ao seu baixo custo e praticidade de preparo.

Não há um consenso entre os estudos científicos, mas o ideal é um adulto saudável consumir cerca de 1 a 2 unidades por dia, de acordo com a Associação Americana do Coração.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ovo é classificado como uma proteína completa, porque tem todos os tipos de aminoácidos, além das vitaminas A, D, E, complexo B, cálcio, fósforo e ferro.

A lista de seus benefícios é grande, e aqui vamos abordar os principais:

  • Aumento da massa muscula, por ser fonte de proteínas e vitaminas do complexo B;

  • Maior energia para as tarefas diárias;

  • Contribui para a memória e concentração, por causa de aminoácidos presentes na gema que atuam no cérebro;

  • Maior saciedade e ajuda na perda de peso;

  • Fortalecimento do sistema imunológico, por causa de suas vitaminas, aminoácidos e minerais;

  • Redução do colesterol ruim e aumento do colesterol bom;

  • Prevenção de doenças cardiovasculares;

  • Combate à anemia, porque tem ferro e vitamina B12;

  • Prevenção do envelhecimento precoce, devido aos antioxidantes em sua composição;

  • Contribuição para a saúde dos ossos e dentes, devido ao cálcio e fósforo.

Como fazer ovo: receitas para cozinhar esse alimento essencial - Benefícios do ovo

Receitas com ovo

Vamos aprender as diferentes formas e até as mais criativas de preparar o ovo? Confira as receitas deliciosas que separamos:

Como fazer ovo: receitas para cozinhar esse alimento essencial - Receitas com ovo
  • Receita de Ovo no forno com batatas: poucas combinações são tão agradáveis como ovos fritos no forno, batatas fritas e presunto crocante.
  • Receita de Ovo mollet empanado: ovo mollet francês é um ovo cozido com gema mole e clara dura, que você encontra facilmente em vários botecos. Aqui você vai aprender a fazer a versão empanada, que é uma delícia!
  • Receita de Ovos no purgatório: de origem italiana, essa receita tradicional é de ovos preparados no molho de tomate. Simplesmente maravilhoso e fácil de preparar.
  • Receita de Ovos pochê com batatas: para um café da manhã mais reforçado ou um jantar mais leve, porém nutritivo, veja como fazer seu ovo pochê com batatas, e ainda sem gorduras no cozimento.
  • Receita de Ovos beneditinos com molho holandês: quem nunca provou um belo de um ovo beneditino não sabe o que está perdendo! Os ovos beneditinos tradicionais são feitos com ovo pochê, presunto canadense e molho holandês, tudo sobre uma fatia de muffin. Veja como fazer para um café da manhã reforçado.
  • Receita de Ovo cozido recheado: para dar um toque a mais para seu ovo cozido, sugerimos aqui 3 recheios para deixar ainda mais incrementado e saboroso!
  • Receita de Ovos escoceses: preparados com carne empanada em volta, os ovos escoceses são uma ótima opção de acompanhamento para sua refeição do dia a dia!
  • Receita de Ovo cocotte no pãozinho: que tal fazer um café da manhã especial com ovo cocotte no pãozinho? O preparo é no forno, dentro de uma panela ou assadeira.
  • Receita de Ovo nuvem com bacon: quer preparar ovo de um modo totalmente diferente? Feito no forno de um jeito simples mas inusitado, esse ovo fica com aspecto de nuvem, porque as claras são batidas em neve antes de serem cozinhadas e a gema é servida quase crua.

Se gostou do artigo Como fazer ovo: receitas para cozinhar esse alimento essencial, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer ovo: receitas para cozinhar esse alimento essencial
1 de 3
Como fazer ovo: receitas para cozinhar esse alimento essencial

Voltar ao topo da página