Truques e técnicas

Truques de cozinha: 7 dicas e dúvidas para cozinhar melhor

 
Cristiane Salgado
Por Cristiane Salgado, periodista. 26 outubro 2022
Truques de cozinha: 7 dicas e dúvidas para cozinhar melhor

Tem alguns truques de cozinha que fazem toda a diferença na hora de preparar as refeições, não é mesmo? Alguns a gente a aprende ao longo do tempo, na tentativa e erro, mas aqui o Tudo Receitas pode facilitar para você dando algumas dicas, inclusive, das cozinheiras do nosso site!

Esses truques são, principalmente, para facilitar a sua rotina na cozinha, e nas receitas mais simples e cotidianas. Pegue papel e caneta ou prepare o print do celular, para anotar as nossas dicas! Ah, e não esqueça de compartilhá-las com quem gosta de cozinhar!

Índice

  1. Como fritar ovo sem grudar
  2. Como tirar o sal do feijão
  3. Azeite ou óleo: o que é melhor para fritar
  4. Como conservar abacate
  5. Como conservar pão caseiro
  6. O que é corte juliana (corte julienne)
  7. Descubra se o ovo está fresco

Como fritar ovo sem grudar

Nem sempre temos uma frigideira antiaderente ideal para fritar aquele ovo que não vai grudar na panela, né? Não grudar o ovo é um detalhe simples, mas faz toda a diferença, tanto na aparência final, quanto para lavar a louça depois!

Um bom truque, segundo Laura Rodrigues, uma das nossas cozinheiras no Tudo Receitas, é usar a manteiga: “Gosto muito de usar um pouco de manteiga antes de colocar o ovo e espalhar na frigideira. Assim, evita que o ovo grude e ainda dá um sabor especial!”.

Já a cozinheira Andréa Porto dá uma dica um pouco mais arrojada para o ovo não grudar, usando óleo ou azeite e farinha, em 3 passos:

  1. Preencha o fundo da frigideira com óleo ou azeite de oliva, espalhando com um pincel, se possível. É muito importante que o fundo esteja completamente preenchido por algum tipo de gordura.
  2. Aqueça o óleo ou o azeite e polvilhe farinha de trigo, espalhando bem. A farinha de trigo evitará que o ovo grude no fundo da panela.
  3. Adicione o ovo e frite-o dos dois lados, virando quando estiver começando a dourar nas bordas.

E aí, o que achou dessas dicas para fritar seu ovo sem grudar na panela? Qual delas você prefere? Escreva nos comentários abaixo!

Curtiu a dica da Laurinha? Confira todas as suas receitas no nosso site! Ah, quer saber todos os truques para fazer receitas maravilhosas com Andréa Porto? Aqui temos a seleção dos pratos feitos por ela!

Truques de cozinha: 7 dicas e dúvidas para cozinhar melhor - Como fritar ovo sem grudar

Como tirar o sal do feijão

Preparar a feijão tem várias etapas diferentes, mas aqui vamos para uma dica básica: como tirar o sal do feijão, para deixá-lo temperado na medida certa!

Para absorver o sal, Laura indica usar a batata: “Basta colocar 1/2 batata crua com o feijão, que ela absorve o sal de uma comida, seja ela qual for, em poucos instantes. Retire-a depois do cozimento do feijão”. A nossa cozinheira ainda dá a dica que esse truque da batata funciona para qualquer comida, como arroz, e o que mais você quiser retirar o excesso de sal.

Além da batata, a cebola é um alimento que também funciona como esponja para “chupar” o sal em excesso da comida. A nossa cozinheira Andréa Porto recomenda colocar a cebola com casca e tudo, mas bem lavada, na panela com o feijão cozinhando em fogo médio, até que ela fique bem macia. No caso da batata, Andreá indica usá-la descascada e crua, cozinhando juto com o feijão até que ela amoleça.

Mas e se mesmo assim não for o suficiente para retirar o sal do feijão?

Se o feijão estiver salgado demais, recomendamos que retire o excesso de água do cozimento desse feijão, passando os feijões por uma peneira, lavando-os em água limpa e devolvendo à panela, com água nova para dar continuidade no cozimento. Isso vale para aqueles casos onde o feijão ainda não estiver totalmente cozido”, explica Andréa.

Quer saber mais sobre o tema? Aprenda como temperar feijão e descubra como engrossar caldo de feijão.

Truques de cozinha: 7 dicas e dúvidas para cozinhar melhor - Como tirar o sal do feijão
Imagem: Unsplash

Azeite ou óleo: o que é melhor para fritar

Você já ficou na dúvida se para fritar algum alimento é melhor usar óleo ou azeite? É bem comum esse questionamento, mas aqui vão as dicas das nossas cozinheiras!

Nossa cozinheira Laura Rodrigues prefere o azeite para frituras e explica porque: “O azeite, ao ser aquecido, libera menos componentes tóxicos quando aquecido se comparado aos outros óleos, trazendo menos danos ao nosso organismo. Você pode usar para fritar, assar ou cozinhar”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o azeite de oliva tem gorduras benéficas ao organismo, além de vitamina E e propriedades antioxidantes.

Já a cozinheira Andréa Porto também recomenda o uso de azeite de oliva para frituras, apesar das discussões que existem a respeito do seu “ponto da fumaça” - ponto de aquecimento em que o óleo começa a degradar e liberar substâncias nocivas à saúde.

Alguns artigos científicos argumentam que esse ponto é muito baixo, quando comparado com outros tipos de óleos vegetais. Por outro lado, há estudos que comprovam que o azeite de oliva é um tipo de óleo estável quando aquecido, mas não é recomendado que ele seja aquecido acima dos 180 graus.

Andréa ainda ressalta que o azeite pode interferir no sabor final do alimento, e quem deseja o alimento frito com sabor mais neutro, é recomendado o uso de óleo. A nossa cozinheira recomenda que, no geral, evite a fritura por imersão, se for possível, preferindo pratos assados, refogados ou grelhados.

Gostou dessas dicas? Aprenda, então, a fazer essa Receita de Azeite aromatizado com manjericão e Receita de Azeite aromatizado com alho.

Truques de cozinha: 7 dicas e dúvidas para cozinhar melhor - Azeite ou óleo: o que é melhor para fritar
Imagem: Unsplash

Como conservar abacate

Você sabe qual a melhor forma de conservar o abacate depois de aberto? Sabemos que depois de aberto, o ideal é que o consumo do abacate seja imediato, porque a polpa escurece bem rápido, correndo o risco de estragar facilmente.

Para que isso não aconteça e a polpa se mantenha verde por mais tempo, indicamos que não remova o caroço, passe gotas de limão no abacate e o envolva com plástico filme, deixando-o na geladeira. Feito esse processo, o abacate pode durar por mais 3 ou 4 dias.

Outra opção é amassar ou bater a polpa no liquidificador com algumas gotas de limão, e congelá-lo em um recipiente. Desse jeito, a polpa do abacate pode ser mantida por até 1 mês no congelador.

Não sabe o que fazer com abacate? Confira essas duas ideias: receita de sorvete de abacate fit e receita de Smoothie bowl de abacate.

Truques de cozinha: 7 dicas e dúvidas para cozinhar melhor - Como conservar abacate
Imagem: Unsplash

Como conservar pão caseiro

Se você quiser que o pão se mantenha fofinho por dentro e crocante por fora por mais tempo, não vai adiantar enrolá-lo numa toalha ou guardá-lo num saco de papel. O fato é que o pão caseiro começa a envelhecer após as primeiras 24 horas de preparo. Um truque para conservá-lo é usar o saco plástico, impedindo que a umidade escape e endureça o pão.

Outra dica é guardar o pão na geladeira, principalmente, se for do tipo integral e caseiro, sem conservantes. Mas caso queira congelar, aconselhamos já fatiar nas quantias exatas de consumo for retirar do congelador, porque não será possível repetir o procedimento.

Além dessas formas, há uma terceira possibilidade: adicionar um pouco de açúcar ou gordura na massa do pão, já que isso ajuda a manter a umidade, conservando-o por mais tempo.

Gostou dessas dicas? Então aprenda essa receita de pão caseiro simples.

Truques de cozinha: 7 dicas e dúvidas para cozinhar melhor - Como conservar pão caseiro
Imagem: Unsplash

O que é corte juliana (corte julienne)

Já ouviu falar do corte juliana ou julienne? Esse termo foi usado pela primeira vez em publicação francesa, no século18, e se refere a cortar alguns tipos de legumes ou vegetais em tiras longas e finas, como se fossem palitos.

Geralmente, no corte Juliana, a dimensão é aproximadamente de 0,3 cm x 0,3 cm x 0,6 cm, o que facilita o cozimento. O corte juliana é ideal para o preparo de sopas, saladas, petiscos e pratos refogados.

Os alimentos que costumam ser cortados à juliana são cenouras, batatas, salsão, berinjela, abobrinha, alho-poró, entre outros, e algumas frutas duras como maçã, pera e abacaxi.

Para fazer o corte juliana, divida o legume no meio ou até em três, e dependendo do tamanho, fatie bem fino. Junte duas ou três fatias uma em cima da outra e faça, então, as tiras bem finas. Simples, não?!

Truques de cozinha: 7 dicas e dúvidas para cozinhar melhor - O que é corte juliana (corte julienne)
Imagem: Unsplash

Descubra se o ovo está fresco

Imagine você preparando aquela sua receita maravilhosa de bolo, e de repente, um ovo que você abre está podre, estragando toda a sua mistura! Muito decepcionante, não?! Bom, para impedir que isso aconteça, temos duas dicas básicas para te ensinar você descobrir se o ovo está fresco ou não.

A primeira dica é separar um recipiente especial e quebrar cada ovo nele, antes de colocar em sua mistura.

A segunda dica não precisa quebrar o ovo para conferir se ele está fresco ou não. Pegue um copo de água, e coloque o ovo dentro: se ele estiver fresco, vai afundar de modo horizontal, mas se estiver velho ou até estragado, ele vai flutuar.

Isso acontece porque quanto mais fresco o ovo estiver, mais água ele tem por dentro e, consequentemente, tornando mais pesado. Quando ele está podre, o ovo elimina água pelos poros da casca, deixando mais leve e assim flutuando. Prático, né?! O que achou desse truque?

Truques de cozinha: 7 dicas e dúvidas para cozinhar melhor - Descubra se o ovo está fresco
Imagem: Unsplash

Se gostou do artigo Truques de cozinha: 7 dicas e dúvidas para cozinhar melhor, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Unsplash
Imagem: Unsplash
Imagem: Unsplash
Imagem: Unsplash
Imagem: Unsplash
Imagem: Unsplash
1 de 8
Truques de cozinha: 7 dicas e dúvidas para cozinhar melhor