Partilhar

Qual o melhor óleo para cozinhar

 
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 15 julho 2020
Qual o melhor óleo para cozinhar

O óleo é um ingrediente imprescindível na cozinha, seja para preparar receitas salgadas ou doces. No mercado encontramos várias opções de óleos: azeite de oliva, óleo de canela, óleo de coco, óleo de girassol, entre outros. Mas qual o melhor óleo para cozinhar? Como escolher o azeite para cozinhar?

Neste artigo do TudoReceitas vamos olhar para os diferentes tipos de óleo para cozinha tendo em consideração o uso deles nas receitas, não tanto os valores nutricionais e propriedades. Descubra qual melhor óleo para fazer bolo, qual o melhor óleo para fritar batata e mais! Continue lendo.

Também lhe pode interessar: Como cozinhar brócolis para ficar verdinho

Óleos saturados, monoinsaturados e poliinsaturados

De modo geral podemos agrupar os óleos e azeites em duas grandes categorias: as chamadas "gorduras boas" (gordura monoinsaturada e poliinsaturada) e as "gorduras ruins" (gordura saturada e trans). Essa distinção deve-se sobretudo à quantidade de óleos graxos e ao modo como o óleo se comporta em temperatura ambiente: geralmente, as gorduras saturadas são sólidas, enquanto que as insaturadas são líquidas.

Esta é uma informação importante porque distingue quais óleos são bons para cozinhar e quais não são indicados para usar na cozinha porque, entre outras razões, libertam substâncias tóxicas ao serem esquentados. Desse modo, distinguimos estas três categorias de óleos:

  • Óleos saturados: por conterem altos níveis de ácidos graxos saturados mantêm-se estáveis mesmo quando expostos ao calor e luz, ou seja, são óleos que suportam altas temperaturas e, por isso, são dos melhores para cozinhar. Exemplos: óleo de coco e óleo de palma;
  • Óleos monoinsaturados: conhecidos como "gorduras boas", são óleos relativamente estáveis quando aquecidos, por isso devem ser usados em temperatura baixa ou média. Exemplos: azeite de oliva, óleo de canola, óleo de abacate, etc;
  • Óleos poliinsaturados: são instáveis ("frágeis"), podem produzir níveis significativos de radicais livres ao serem expostos ao calor elevado, pelo que não devem ser usados para cozinhar em altas temperaturas. Exemplos: óleo de milho e óleo de girassol.
Qual o melhor óleo para cozinhar - Óleos saturados, monoinsaturados e poliinsaturados

Principais tipos de óleo para cozinhar

Seja para preparar um refogado, fazer bolo, fritar batata, o óleo é um ingrediente sempre presente na cozinha. Todos os óleos vegetais contêm uma quantidade significativa de vitamina E, um potente antioxidante que previne o envelhecimento celular, no entanto nem todos servem o mesmo propósito na cozinha. Conheça os principais tipos de óleo para cozinhar:

  • Óleo de milho: é um dos óleos mais acessíveis e ricos em vitamina E, no entanto contém excesso de Ômega 6 na sua composição e é modificado geneticamente;
  • Óleo de girassol: semelhante ao óleo de milho, também é Rico em ômega 6, mas pobre em ômega 3. Devido à sua composição lipídica, é considerado melhor que o óleo de soja e milho. É interessante para usar em conservas, cozidos e saladas;
  • Óleo de soja: é o mais barato e considerado um dos óleos mais saudáveis devido ao equilíbrio entre os ômegas 3 e 6;
  • Óleo de canola: apresenta sabor neutro e menor teor de gordura saturada dentre os óleos disponíveis. Diferente do óleo de colza, foi modificado geneticamente para ser usado na cozinha sem risco de toxicidade e é indicado sobretudo para grelhar e refogar;
  • Óleo de coco: é um tipo de gordura quase completamente saturada que tem sido associada a redução dos níveis de colesterol, é bem absorvida pelo corpo e é imediatamente convertida em energia. Este óleo pode suportar o calor necessário para cozinhar a maioria das receitas;
  • Óleo de palma (dendê): é um tipo de óleo muito nutritivo, contém alto teor de carotenoides, incluindo licopeno e muita vitamina E. O ideal será cozinhar com óleo de palma de boa qualidade, o que nem sempre é fácil de encontrar;
  • Azeite de oliva: muito usado na culinária mediterrânea, é considerado um dos óleos mais saudáveis. Este óleo pode ser usado na cozinha desde que não esquente acima de 180ºC, isso faz com que oxide e perca suas propriedades;
  • Óleo de abacate: apresenta composição semelhante à do azeite de oliva, por isso é uma opção saudável para usar na cozinha. No entanto também não deve ser submetido a temperaturas elevadas.

Conselhos: Relembramos que nenhum consumo de óleo é prejudicial desde que seja em quantidades moderadas, conciliados com uma alimentação saudável e prática de exercício físico.

Qual o melhor óleo para cozinhar - Principais tipos de óleo para cozinhar

Qual o melhor óleo para fritar?

O óleo é um ingrediente muito usado na cozinha sobretudo para fritar alimentos. Se você está acostumado a frituras, saberá que diferentes óleos deixam gosto e cheiro diferente na hora da fritura, já para não falar dos efeitos na nossa saúde. Então qual melhor óleo para fritar batata? E qual o melhor óleo para fritura por imersão?

Ao contrário do que sempre pensamos, o óleo de milho e o óleo de girassol não são os mais indicados para fritar. Por serem tipos de óleos poli-insaturados não toleram bem as temperaturas elevadas que a fritura requer, gerando toxicidade durante o processo de cocção.

Neste quesito, prefira óleos saturados ou monoinsaturados para fritar. Opções como o óleo de canola, o óleo de soja e o azeite de oliva, por essa mesma ordem, são mais interessantes para fritar que os demais.

Independentemente do óleo usado vale a pena lembrar que frituras em excesso são prejudiciais à nossa saúde. Para escapar de alguns dos malefícios da fritura evite temperaturas muito altas, use o mínimo possível de óleo e tente eliminar o máximo de óleo do alimento após a fritura, usando uma toalha de papel, por exemplo. Não volte a usar óleo que já foi esquentado. Se possível, prepare receitas na fritadeira sem óleo, como essa receita de chips de batata doce na AirFryer.

Conselhos: Independentemente do óleo usado, a manteiga ou a banha, por serem gorduras saturadas, sempre serão melhores para fritar que os óleos.

Qual o melhor óleo para cozinhar - Qual o melhor óleo para fritar?

Qual o melhor óleo para fazer bolo?

Quando falamos nos usos do óleo na cozinha, é impossível não lembrar que ele é ingrediente principal em muitas receitas de bolo. Mas qual a função do óleo no bolo e qual melhor óleo para fazer bolo? Aqui no TudoReceitas respondemos a isso também!

A gordura é essencial para conseguir um bolo com estrutura, ou seja, é um ingrediente que ajuda a dar liga entre os demais ingredientes. Ajuda também a reter a umidade, mantendo o bolo fofo por mais tempo do que os bolos preparados com manteiga, por exemplo - veja como fazer bolo sem manteiga.

O óleo de milho é um dos mais indicados para fazer bolo e outras receitas doces. Outra opção de óleo para fazer bolo é o óleo de coco, lembrando que ele sempre deixa um gostinho da fruta, por isso pode não ser interessante para quem não gosta de coco.

Qual o melhor óleo para cozinhar - Qual o melhor óleo para fazer bolo?

Qual o melhor óleo vegetal para cozinhar diariamente?

Agora que você sabe um pouco mais sobre cada tipo de óleo culinário e quais os melhores e piores óleos para usar nas receitas, deu para perceber que o ideal é variar no tipo de óleo dependendo do processo de cocção.

De modo geral, e com exceção do óleo de milho, você pode usar qualquer óleo no preparo de receitas frias, como maionese, conservas e também tempero de salada crua. Use em quantidades moderadas, para não comprometer a saúde. Nos refogados também pode ser usado qualquer tipo de óleo, no entanto é necessário cuidar para não deixar esquentar demasiado. Evite as frituras por imersão e prefira usar óleos mais estáveis na hora de fritar.

Qual o melhor óleo para cozinhar - Qual o melhor óleo vegetal para cozinhar diariamente?

Se gostou do artigo Qual o melhor óleo para cozinhar, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Bibliografia

Escrever comentário sobre Qual o melhor óleo para cozinhar

O que lhe pareceu o artigo?

Qual o melhor óleo para cozinhar
1 de 6
Qual o melhor óleo para cozinhar

Voltar ao topo da página