menu
Partilhar

Como aprender a cozinhar: dicas básicas para começar

 
Por Cristiane Salgado, periodista. 19 setembro 2022
Como aprender a cozinhar: dicas básicas para começar

Aprender a cozinhar é essencial se quiser se alimentar bem, principalmente, se você mora sozinho! Além de ser mais econômico preparar a própria comida, você também tem noção de quais ingredientes estão sendo ingeridos, o que permite ter maior atenção com o corpo e nutrição alimentar.

Mais do que talento, a cozinha exige algumas noções básicas no manuseio dos utensílios, panelas e alimentos.

Vale lembrar que muitas vezes cozinhar é como uma atividade terapêutica, que ajuda a relaxar ao se concentrar nessa atividade. Ao finalizar um prato, ainda existe a satisfação de provar algo delicioso feito por você mesmo!

Vamos às dicas do Tudo Receitas?

Também lhe pode interessar: Como cozinhar brócolis para ficar verdinho

Como aprender a cozinhar do zero

Cozinhar pode ser para todos sim! Com algumas dicas e treino diário fica muito mais fácil de aprender, mas na cozinha é importante saber:

  1. Leia com atenção a receita: Antes de colocar a mão na massa, é importante entender todas as etapas de uma receita para ter um bom resultado no final. Se surgir alguma dúvida, peça ajuda a alguém com mais experiência de cozinha para você entender melhor a receita ou pesquise na internet.
  2. Cheque tudo o que precisa para a receita: os ingredientes e os utensílios estão todos à mão? Antes de iniciar, confira se você tem o que precisa para não ter uma surpresa ruim no meio da receita!
  3. Lave as mãos e prepare os alimentos: deixe tudo lavado, picado ou cortado para facilitar o processo. Para picar cebola, alho e legumes, por exemplo, é importante ter uma tábua - de plástico, silicone ou madeira.
  4. Mantenha a organização para não se atrapalhar: dica de ouro para quem está iniciando! Mantenha o mínimo de organização e limpeza durante o processo para não se perder ou ter muito trabalho depois.
  5. Não se distraia com outras coisas: quando estiver cozinhando, não se distraia com celular ou televisão, porque as chances de queimar são muito grandes! Tenha atenção quando estiver com as panelas no fogo e coloque um cronômetro ou alarme para deixar algo assando ou cozinhando por determinado tempo.
Como aprender a cozinhar: dicas básicas para começar - Como aprender a cozinhar do zero

Erros para se evitar na cozinha

Aqui vão alguns dos principais erros que podem ser evitados na cozinha - ainda mais se você está em um momento de como aprender a cozinhar do zero. Siga essas dicas para sua receita ter muito mais sabor e qualidade.

  1. Virar muitas vezes a carne ao fritar: quando se mexe muitas vezes a carne ou o frango, ele acaba ficando sem sabor. O ideal é deixar primeiro a frigideira aquecer, com um fio de óleo ou azeite, e esperar ele fritar sem mudar de lado até que as bordas comecem a cozinhar..
  2. Guardar a comida ainda quente na geladeira: este é um erro muito comum e que pode ser prejudicial à sua saúde. Colocar a comida quente tampada na geladeira pode fazer com que bactérias se desenvolvam. Além disso, recipientes quentes na geladeira forçam o esfriamento, prejudicando o funcionamento do eletrodoméstico.
  3. Lavar a carne antes de cozinhar: apesar de a intenção ser higienizar o alimento, isso faz com que a carne perca suas proteínas. O próprio cozimento já faz essa função de matar os microorganismos.
  4. Guardar ervas e folhas na embalagem dentro da geladeira: esse erro faz com que as folhas murchem e estraguem rapidamente dentro d geladeira. Para mantê-las frescas por mais tempo, higienize-as, seque-as e depois guarde-as fechadas em uma tupperware ou numa caixa dentre folhas de papel toalha.
  5. Usar óleo ao cozinhar o macarrão: o óleo na água faz com que o macarrão não absorve depois o molho, porque o impermeabiliza. Apenas ferva a água e jogue sal durante o cozimento.
  6. Descongelar alimentos fora da geladeira: sabia que deixar o alimento descongelando na bancada da pia ou da mesa pode facilitar a contaminação do alimento? É aconselhável fazer isso no refrigerador ou no micro-ondas se tiver maior urgência.
  7. Congelar o que já foi descongelado: além dos riscos de contaminação com bactérias, o alimento perde totalmente suas propriedades nutricionais e ficam sem cor e nem sabor quando cozinhado.
  8. Reutilizar o óleo: isso pode ser altamente nocivo à saúde. O óleo vegetal deve ser usado somente uma única vez e depois descartado do modo correto.
  9. Cozinhar vegetais que se saem melhor crus: alguns vegetais quando cozidos demais perdem suas vitaminas, como é o caso da rúcula e do brócolis.
Como aprender a cozinhar: dicas básicas para começar - Erros para se evitar na cozinha

Receitas fáceis de fazer: 10 sugestões imperdíveis

Selecionamos aqui receitas bem fáceis, que todo iniciante na cozinha precisa saber para tornar os seus dias muito mais saborosos!

  1. Como fazer arroz branco soltinho: lição número 1 na cozinha, com certeza, é aprender fazer bem o arroz, item diário nas refeições.
  2. Receita de Purê de batata: fazer purê de batata é mais simples do que você imagina! Confira o passo a passo.
  3. Receita de Salada de legumes no vapor: legumes são essenciais em nossa alimentação, e aqui você vai ver como é fácil preparar essa salada.
  4. Receita de Salmão no forno com limão fácil: é que tal um salmão para acompanhar um arroz ou um purê? É bem simples e rápido!
  5. Receita de Farofa simples: a clássica farofa, que deixa qualquer prato mais gostoso!
  6. Receita de Strogonoff de frango simples: o strogonoff costuma agradar muitos paladares, e é fácil de ser complementado com uma batata palha e arroz.
  7. Receita de Salada de feijão fradinho: esta receita dispensa panela de pressão e leva apenas 15 minutos de preparo!
  8. Como temperar bife: tudo o que você precisa saber para preparar o seu bife está aqui!
  9. Receita de Omelete de frigideira: é provável que o omelete esteja entre as receitas mais básicas quando se está aprendendo a cozinhar, então, é claro que não poderíamos deixar de colocar nesta lista!
  10. Receita de Espaguete simples: fazer uma massa é indispensável! Aqui vai o básico do macarrão para você aprender.
Como aprender a cozinhar: dicas básicas para começar - Receitas fáceis de fazer: 10 sugestões imperdíveis

Receitas fáceis de doces: 5 sugestões para iniciantes

Agora que você já aprendeu algumas receitas de salgados, vamos aos doces? Aprenda a fazer essas sobremesas - elas são mais fáceis do que você imagina!

  1. Receita de Bolo de chocolate de microondas: mais fácil do que um bolo de microondas impossível! Em apenas 30 minutos fica pronto.
  2. Receita de Pudim fácil de liquidificador: um delicioso pudim de doce de leite para você aprender!
  3. Receita de Brigadeiro de colher: quando a vontade de comer doce bate, esta receita de brigadeiro é imbatível!
  4. Receita de Mousse de morango simples: você vai se surpreender com a facilidade dessa receita, em apenas 10 minutos fica pronta!
  5. Receita de Sorvete caseiro fácil de liquidificador: com apenas 3 ingredientes, você consegue fazer um delicioso sorvete de fruta.
Como aprender a cozinhar: dicas básicas para começar - Receitas fáceis de doces: 5 sugestões para iniciantes

Se gostou do artigo Como aprender a cozinhar: dicas básicas para começar, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como aprender a cozinhar: dicas básicas para começar
1 de 5
Como aprender a cozinhar: dicas básicas para começar

Voltar ao topo da página