Bacalhau

Receita de Bacalhau especial para semana santa

 
Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 6 junho 2023
Receita de Bacalhau especial para semana santa

A Semana Santa é um período especial em que muitas pessoas buscam pratos tradicionais e saborosos para celebrar a data. E quando se trata de uma receita clássica e emblemática, o Bacalhau Especial para a Semana Santa é uma escolha que certamente encantará todos os paladares.

Nesta receita especial, iremos combinar o sabor suculento do bacalhau com ingredientes selecionados, criando um prato repleto de tradição e sofisticação. O preparo é um pouco demorado, mas nele são incluídos ingredientes que você certamente tem em casa, e o resultado final vale muito a pena.

O povo português conhece mais de 1000 formas de cozinhar bacalhau, e nós nos inspirámos na receita de bacalhau espiritual para preparar esta receita de Páscoa. Hoje no TudoReceitas te ensinamos a preparar uma receita de bacalhau especial para semana santa que certamente agradará a toda a família! Nesta receita especial, iremos combinar o sabor suculento do bacalhau com ingredientes selecionados, criando um prato repleto de tradição e sofisticação.

6 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade elevada
Características adicionais: Custo elevado, Receitas de Páscoa, No forno

Ingredientes para fazer Bacalhau especial para semana santa:

Também lhe pode interessar: Salada de bacalhau para a Semana Santa

Como fazer Bacalhau especial para semana santa:

1

Para preparar esta receita de bacalhau especial para semana santa, o primeiro passo é cortar os pães em pedaços (sem a crosta) e colocar em uma vasilha grande com o leite. Reserve enquanto prepara os passos seguintes.

Dica: O ideal é deixar o pão no leite por 2-3 horas, para que fique bem molhadinho.

Receita de Bacalhau especial para semana santa - Passo 1
2

Enquanto isso, cozinhe as postas de bacalhau por 10 minutos, em uma panela com água abundante. No final, reserve 275 ml da água, retire as peles e espinhas do bacalhau, e desfie.

Receita de Bacalhau especial para semana santa - Passo 2
3

O passo seguinte desta receita de bacalhau especial para semana santa é levar ao fogo médio-baixo uma panela com a manteiga. Quando derreter, adicione a farinha e misture muito bem, até obter uma consistência de farofa.

Receita de Bacalhau especial para semana santa - Passo 3
4

Escorra o leite dos pães e, sem parar de mexer, adicione-o à panela com a manteiga e farinha. Mexa muito bem, de preferência com um batedor de arame (para evitar que se formem grumos), e acrescente também a água do bacalhau. Deixe cozinhar, mexendo, até engrossar.

Receita de Bacalhau especial para semana santa - Passo 4
5

Quando o molho estiver grosso e quase fervendo, desligue o fogo e acrescente o creme de leite e tempere com pimenta, sal e noz moscada a gosto. Mexa bem e reserve, este será o molho branco desta receita.

Receita de Bacalhau especial para semana santa - Passo 5
6

Continue preparando o bacalhau especial de semana santa: leve ao fogo médio uma panela grande com o azeite, a cebola e os alhos. Deixe refogar até a cebola ficar transparente, adicione a cenoura ralada e cozinhe até que esta fique amolecida.

Receita de Bacalhau especial para semana santa - Passo 6
7

Após o passo anterior, acrescente o bacalhau e refogue por 5 minutos, mexendo de vez em quando, para não queimar. Finalmente adicione o pão, misture muito bem até obter uma pasta, e complete com metade do molho branco. Corrija o sabor com sal, pimenta e noz moscada, e desligue o fogo.

Dica: Se a mistura estiver seca depois de misturar nela o molho, acrescente um pouco mais de leite.

Receita de Bacalhau especial para semana santa - Passo 7
8

Verta a mistura para uma assadeira untada e cubra com o molho branco restante. Polvilhe o queijo ralado e a farinha de rosca, para conseguir uma crosta crocante, e leve a gratinar no forno preaquecido a 200ºC por cerca de 15 minutos.

Receita de Bacalhau especial para semana santa - Passo 8
9

Depois de ir ao forno, seu bacalhau especial de Páscoa está finalmente pronto! Sirva quente, acompanhado de salada simples, e bom apetite!

Receita de Bacalhau especial para semana santa - Passo 9

Se você gostou da receita de Bacalhau especial para semana santa, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau.

Acompanhamentos para o bacalhau especial para semana santa

Essa opção super cremosa de bacalhau conquista o paladar de todos e para te ajudar a decidir com que acompanhar o seu prato de bacalhau especial de semana santa separamos os nossos acompanhamentos preferidos:

  • Batata boulangère: As batatas boulangère são uma preparação francesa muito famosa, consistem de batatas em fatias finas, assadas com cebola e tomilho seco. Essa combinação de texturas ficará perfeita com o seu bacalhau.
  • Legumes à provençal: Para uma opção mais leve, você pode preparar legumes à provençal como acompanhamento para o bacalhau especial de semana santa.

Suba a sua foto de Receita de Bacalhau especial para semana santa

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 10
Receita de Bacalhau especial para semana santa