Receita de Bacalhoada tradicional portuguesa

Receita de Bacalhoada tradicional portuguesa

Está procurando a receita de bacalhoada tradicional portuguesa? No TudoReceitas mostramos passo a passo em fotos como preparar esta iguaria de um jeito bem simples e gostoso! Esta é uma receita tradicional de Páscoa, mas válida para servir também no Natal, pois é um dos melhores pratos para reunir a família à mesa e com certeza será um sucesso.

A bacalhau à portuguesa no forno é uma receita simples que fica muito gostosa com poucos ingredientes. Você precisa apenas de bacalhau, batata, cebola, pimentão, tomate, azeite, azeitona e alguns temperos que sempre temos em casa. O preparo é bem fácil: você dá uma cozedura prévia no bacalhau e na batata, coloca na assadeira junto com os demais ingredientes e leva ao forno até dourar.

Vamos para a cozinha fazer esta receita de bacalhau português? Confira abaixo como fazer uma bacalhoada no forno.

6 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Receitas de Páscoa, No forno, Receitas de Portugal
Ingredientes:
Como fazer Bacalhoada tradicional portuguesa:
1

Comece por cozinhar o bacalhau e os ovos numa panela com água até cobrir, no fogo médio durante 10-15 minutos. Você saberá que o bacalhau está pronto quando as lascas de bacalhau separam facilmente.

  • Se você estiver usando bacalhau salgado confira como preparar bacalhau do jeito certo e com a antecedência necessária.

Dica: Cozinhar os ovos e o bacalhau juntos ajuda a agilizar o processo, mas você pode cozinhar em panelas separadas se preferir.

2

Escorra a água da panela e deixe os ingredientes esfriar um pouco. Enquanto o bacalhau ainda está morno, retire os espinhos e as peles e, em seguida, descasque os ovos e corte-os em rodelas. Reserve.

Dica: Não deixe o bacalhau esfriar completamente para retirar os espinhos e peles, pois essa tarefa é mais fácil enquanto ele ainda está quente ou morno.

3

Em seguida higienize os legumes e prepare-os: descasque as cebolas e as batatas e retire o caule dos pimentões. Corte estes legumes e também os tomates em rodelas, sem esquecer de retirar as sementes dos pimentões.

4

Ferva as rodelas de batata por 5 minutos no fogo alto, para que cozinhem mais depressa no forno e se mantenham macias. Escorra as batatas e coloque numa assadeira untada com azeite. Tempere com sal e pimenta a gosto e coloque um fio de azeite.

Dica: Tradicionalmente esta receita é preparada numa panela ou assadeira de barro mas, se você não tiver, pode usar a assadeira da sua preferência.

5

Arrume o bacalhau em postas ou lombos sobre as batatas e decore com as rodelas de ovo, tomates, cebolas e pimentões por cima e em redor. Regue com azeite abundantemente, polvilhe sal e pimenta do reino e cubra com papel alumínio. Leve ao forno a 200ºC durante 20-30 minutos.

Dica: Você pode adicionar as azeitonas antes ou depois de assar a bacalhoada. No entanto, lembre que as azeitonas ficam murchas após assar no forno.

6

Depois do tempo indicado retire o papel alumínio e deixe a bacalhoada à portuguesa tradicional no forno por 10 minutos, somente para dourar. Sirva com azeitonas e cheiro verde picado e comprove que fica uma delícia. Bom apetite!

Gostou desta receita de bacalhoada portuguesa? Deixe sua opinião nos comentários e experimente preparar também estas receitas de bacalhoada ao forno:

  • Bacalhoada simples e fácil
  • Bacalhau de Páscoa simples com batata
  • Salada de bacalhau com batata

Se você gostou da receita de Bacalhoada tradicional portuguesa, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas portuguesas.