menu
Partilhar

Receita de Bacalhau de Páscoa simples com batata

Por Letícia Lima, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 15 março 2021
Receita de Bacalhau de Páscoa simples com batata

No cardápio de Páscoa, de Natal e de Ano Novo um dos grandes protagonistas é o bacalhau, não é mesmo? Existem várias receitas de bacalhau para a Páscoa que você pode preparar mas, se está procurando algo simples e com a garantia que agrada a toda a família, preste atenção nesta sugestão do TudoReceitas.

Abaixo mostro para você como fazer bacalhau para a Páscoa de um jeito muito simples, válido também para quem nunca cozinhou bacalhau antes. Basta cozinhas o bacalhau, as batatas e os ovos na água, refogar o bacalhau com a cebola, colocar tudo numa assadeira e pode servir em seguida com azeitonas ou ainda levar ao forno, para dourar um pouco e apurar os sabores.

Confira abaixo o passo a passo e prepare para a sua família com toda a dedicação esta receita de bacalhau de Páscoa simples com batata que com certeza vai agradar a todos!

6 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo elevado, Receita sem lactose, Receitas de Páscoa, Cozido
Ingredientes para fazer Bacalhau de Páscoa simples com batata:
Também lhe pode interessar: Bacalhau de Páscoa simples e gostoso
Como fazer Bacalhau de Páscoa simples com batata:
1

Prepare esta receita de bacalhau para a Páscoa começando por cozinhar o bacalhau: coloque-o em uma panela com água até cobrir, uma folha de louro e um pouco de sal. Deixe no fogo médio por 10-15 minutos ou até as lascas soltarem.

  • Lembre que deve usar bacalhau dessalgado. Confira nossas dicas de como preparar bacalhau no final desta receita.

Dica: você também pode preparar esta receita com sobras de bacalhau ou bacalhau desfiado. Neste caso não precisa cozinhar, pode avançar direto para o passo 3.

Receita de Bacalhau de Páscoa simples com batata - Passo 1
2

Enquanto isso descasque as batatas, corte em rodelas ou fatias e cozinhe do mesmo jeito que o bacalhau: numa panela com água até cobrir e um pouco de sal, por 10-15 minutos. Acrescente os ovos na panela para que cozinhem ao mesmo tempo que as batatas.

Dica: não deixe as batatas cozinhar demasiado, para evitar que passem do ponto e desmanchem.

Receita de Bacalhau de Páscoa simples com batata - Passo 2
3

Quando o bacalhau estiver pronto, retire-o para uma travessa. Deixe esfriar um pouco, depois descarte a pele e os espinhos e desfie com a ajuda de dois garfos ou com as mãos.

Dica: desfie o bacalhau enquanto está quente ou morno, pois ele fica grudento à medida que esfria e torna mais difícil essa tarefa.

Receita de Bacalhau de Páscoa simples com batata - Passo 3
4

Continue preparando esta receita de bacalhau com batata no forno: leve ao fogo médio uma frigideira ou panela grande com as cebolas picadinhas ou cortadas em meias-luas, os alhos, a outra folha de louro e metade do azeite. Refogue até a cebola ficar transparente.

Receita de Bacalhau de Páscoa simples com batata - Passo 4
5

Acrescente o bacalhau desfiado na frigideira anterior, misture tudo e deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando. Acerte o sabor com sal e pimenta.

Receita de Bacalhau de Páscoa simples com batata - Passo 5
6

Com todos os ingredientes prontos, monte esta receita de bacalhau simples com batata: disponha uma camada de batatas num refratário ou travessa de servir, polvilhe pimenta do reino, cubra com um pouco do refogado de bacalhau e acrescente mais uma camada de batatas.

Receita de Bacalhau de Páscoa simples com batata - Passo 6
7

Repita as camadas de batata e de bacalhau refogado até esgotar os ingredientes. No final, decore com os ovos descascados e cortados em rodelas e regue tudo com o restante azeite.

Receita de Bacalhau de Páscoa simples com batata - Passo 7
8

Sirva em seguida, decorando com as azeitonas. Se preferir, também pode levar ao forno preaquecido a 200ºC por 10-15 minutos ou até conseguir um bacalhau no forno com batata douradinho.

Dica: não aconselhamos levar o bacalhau ao forno com as azeitonas porque elas murcham e ficam moles.

Receita de Bacalhau de Páscoa simples com batata - Passo 8
9

Polvilhe a salsinha e sirva o bacalhau com batatas no domingo de Páscoa, no Natal ou no Ano Novo. Bom apetite! Gostou desta receita? Deixe seu comentário em baixo para incentivar outros usuários a preparar também!

Agora que você sabe como fazer bacalhau no forno com batata confira também estas receitas com bacalhau que certamente você vai gostar:

Receita de Bacalhau de Páscoa simples com batata - Passo 9

Se você gostou da receita de Bacalhau de Páscoa simples com batata, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau.

Como preparar bacalhau?

A Páscoa e as festas de fim de ano são dois momentos em que mais procuramos receitas com bacalhau, não é mesmo? Para quem não está acostumado a fazer bacalhau, o preparo deste peixe pode parecer complicado. No entanto não é nada disso e aqui no TudoReceitas compartilhamos com você algumas dicas de como se prepara bacalhau para que você consiga fazer receitas simples de bacalhau!

  • No caso de você estar usando bacalhau seco e salgado, lembre que deve dessalgar antes de usar em qualquer receita. Para isso corte o bacalhau em pedaços e coloque numa bacia com água até cobrir. Troque a água por 3-4 vezes ao longo de dois dias. Se você precisar de dessalgar o bacalhau rápido, troque a água com maior frequência (por exemplo, a cada 1 hora);
  • Se você puder comprar bacalhau dessalgado, o preparo é bem mais rápido pois não precisa tirar o sal do bacalhau;
  • Você pode usar lombos ou postas de bacalhau no preparo da maioria das receitas de bacalhau. A diferença é que as postas de bacalhau contêm mais espinhos, isso dificulta na hora de desfiar;
  • Sempre pré-cozinhe os lombos ou postas de bacalhau antes de assar no forno. Basta cozinhar por 10 minutos em água fervente ou até as lascas de bacalhau separarem;
  • Você também pode comprar bacalhau dessalgado e desfiado para preparar receitas de bacalhau, assim o preparo fica bem mais rápido e não precisa cozinhar, pode adicionar direto no refogado de cebola e alho cozinhar por uns 5 minutos.

Confira estas e outras dicas acerca do modo de fazer bacalhau no nosso artigo 'Como preparar bacalhau'.

Suba a sua foto de Receita de Bacalhau de Páscoa simples com batata

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
10 comentários
A sua avaliação:
Marilde
Eu fiz essa receita, super facil. No final eu reguei com leite de côco antes de levar ao forno, ficou super delicioso. Valeu a receita.
A sua avaliação:
Manoel Jr.
Sensacional!
Simples de fazer, e o resultado não poderia ser melhor!
Eu fiz com bacalhau salgado, claro que dessalguei antes até ficar no ponto o sal e ficou divino!
Recomendadíssimo! 👏🏼👏🏼👏🏼
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Manoel, seu bacalhau ficou maravilhoso! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas receitas.
A sua avaliação:
Tainaravaz
gostei muito dessa receita de bacalhau simples, com certeza estarei fazendo ela para esta páscoa de 2020
A sua avaliação:
Darileide dos Santos Ferreira
Achei uma receita Boa fácil e que podemos fazer em outras ocasiões, pós é um prato maravilhoso, VOU FAZER hoje
A sua avaliação:
Damaris
Adorei as dicas de como prepara o bacalhau, pois várias são as receitas mas poucas ensinam os detalhes. Eu gosto da versão salada com esses mesmos ingredientes. A cebola crua dá um sabor especial! Pra quem não gosta de mordê-la, como eu, é só cortar rodelas grossas e retirar na hora de comer.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Damaris, que bom que você gostou da nossa receita de bacalhau simples com batata! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas sugestões 🙂
A sua avaliação:
juliana
Apesar dessa ser uma receita de bacalhau para a páscoa eu gosto de preparar ela várias vezes no decorrer do ano porque meu marido e eu gostamos muito de pratos feito com bacalhau. Obrigada Tudoreceitas por indicar para nós como fazer um bom bacalhau!
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Juliana. Tem razão, esta receita é ótima para servir ao longo do ano! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas receitas de bacalhau 🙂
enaura
amei vou fazer.
Nídia Figueira
Valeu Enaura, depois não esqueça de subir uma foto do resultado :)
Ana Lemgruber
Adorei esta receita! Eu fiz um video ensinando a fazer Pudim de Bacalhau https://goo.gl/EAQf7C e gostaria de poder compartilhar com vcs! Caso gostem, eu tenho outros videos no canal Dicas e Receitas do Ganesha Orgânico https://www.youtube.com/c/DicaseReceitasdoGaneshaOrganico
Espero que curtam!
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Ana, que lindo seu prato! Por compartilhar suas receitas connosco através do nosso aplicativo 🙂 Baixe aqui acessando o link com o seu smartphone: https://app.tudoreceitas.com/
A sua avaliação:
Adriana
Adorei a receita! Simples e gostosa! Aproveitei essa ideia e utilizei o bacalhau que sobrou do Natal. A família aprovou!!!
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Que legal, Adriana! Obrigada pelo seu comentário :)
sarah gonçalves
otimas as receitas
Nélia Oliveira
Oi Sarah!

Que bom que gostou.

Obrigada pelo seu comentário.

Receita de Bacalhau de Páscoa simples com batata
1 de 10
Receita de Bacalhau de Páscoa simples com batata

Voltar ao topo da página