Bolinhos salgados

Receita de Bolinho boliviano de frango

 
Andréa Porto
Por Andréa Porto, Colaboradora. 29 julho 2021
Receita de Bolinho boliviano de frango

Salgadinho boliviano: um bolinho frito com recheio picante e extremamente delicioso! Ao contrário do que muita gente pensa, os salgadinhos bolivianos não são uma receita originária da Bolívia, apenas possuem essa referência por causa da inspiração de recheio bem temperado e picante das saltenhas que, elas assim, são pastéis assados típicos da Bolívia!

Os bolinhos bolivianos são salgadinhos com massa de coxinha, recheados com carne ou frango, pimenta e uvas passas. Depois são fritos e passados numa mistura de açúcar com canela, que dão uma suavizada na ardência do recheio. É muito comum ver bolinhos bolivianos servidos em festinhas aqui em Salvador e fazem muito sucesso, os mais comuns são de carne. No entanto, os bolinhos recheados com frango também são maravilhosos e vamos te ensinar como preparar essa versão aí na sua casa!

Acompanhe agora aqui no TudoReceitas o passo a passo com fotos desta receita de bolinho boliviano de frango que vai te conquistar!

6 convidados 1h 30m Entrada Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Frito

Ingredientes para fazer Bolinho boliviano de frango:

  • MASSA:
  • RECHEIO:
  • PARA EMPANAR:

Como fazer Bolinho boliviano de frango:

1

Separe todos os ingredientes necessários para preparar a receita de salgadinhos bolivianos.

Receita de Bolinho boliviano de frango - Passo 1
2

Comece preparando a massa do bolinho, levando ao fogo médio o leite, a manteiga, o caldo do cozimento do frango, o sal, a pimenta do reino e a páprica picante até levantar fervura.

Dica: se não quiser uma massa muito picante, não acrescente a páprica.

Receita de Bolinho boliviano de frango - Passo 2
3

Abaixe o fogo e acrescente a farinha de trigo de uma vez. Com uma colher firme misture muito bem envolvendo a farinha de trigo ao líquido. Continue mexendo por 5-10 minutos, para que a farinha cozinhe e não fique com gosto de farinha crua. A massa irá se soltar do fundo da panela, pode desligar o fogo em seguida.

Receita de Bolinho boliviano de frango - Passo 3
4

Acomode a massa numa bancada limpa e, com uma espátula, vá virando a massa em todas as posições para ela ir esfriando, sem deixar que forme uma película rígida na superfície. Após isso, armazene-a dentro de um saco e deixe-a em temperatura ambiente, até a hora de rechear os bolinhos.

Receita de Bolinho boliviano de frango - Passo 4
5

Para o recheio do salgadinho boliviano comece por refogar a cebola e o alho picados no azeite de oliva. Em seguida, acrescente o frango cozido e desfiado, a pimenta dedo-de-moça picada e as uvas passas.

Tempere com sal, pimenta do reino e cominho ou páprica picante, misturando bem, e refogue por alguns minutos. Desligue o fogo e adicione o coentro picado. Reserve.

Receita de Bolinho boliviano de frango - Passo 5
6

Forme rolos com a massa e, em seguida, corte pedacinhos de tamanhos iguais, como mostra a foto.

Receita de Bolinho boliviano de frango - Passo 6
7

Abra cada bolinha na mão, formando uma conchinha, e acrescente o recheio. Feche a bolinha modelando com as mãos e repita o processo até acabar os ingredientes.

Dica: aqui as bolinhas foram pesadas e cada uma tinha cerca de 20 gramas. As quantidades indicadas nesta receita renderam 34 bolinhos.

Receita de Bolinho boliviano de frango - Passo 7
8

Passe os bolinhos na clara de ovo e, em seguida, na farinha de rosca, batendo levemente para retirar o excesso.

Receita de Bolinho boliviano de frango - Passo 8
9

Como congelar o boliviano?

Se você quiser congelar o bolinho boliviano, após o passo anterior disponha os bolinhos num tabuleiro e congele por 1-2 horas. Depois retire, coloque em saquinhos e armazene no congelador por até 3 meses. No momento de servir, frite e envolva em açúcar e canela, tal como indicado no passo seguinte.

10

Frite os bolinhos em óleo quente até ficarem levemente dourados. Em seguida escorra-os numa peneira, para retirar o excesso de óleo, e passe-os numa mistura de açúcar e canela em pó - confie, essa combinação vai dar uma suavizada na ardência do recheio!

Receita de Bolinho boliviano de frango - Passo 10
11

Seu bolinho apimentado boliviano está pronto para ser servido! Esperamos que tenha gostado dessa receita saborosa de bolinhos e bom apetite!

Procurando mais receitas de bolinho de frango? Veja também como fazer:

Receita de Bolinho boliviano de frango - Passo 11

Se você gostou da receita de Bolinho boliviano de frango, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolinhos salgados.

Suba a sua foto de Receita de Bolinho boliviano de frango

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 11
Receita de Bolinho boliviano de frango