Tortas salgadas

Receita de Bolo de fubá salgado

 
Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 25 fevereiro 2022
Receita de Bolo de fubá salgado

Que delícia saborear um bolo de fubá salgado, caseiro e morninho no lanche da tarde! Esse tipo de torta salgada pode ser recheada com uma grande variedade de ingredientes, o que permite aproveitar todas as sobrinhas que temos na geladeira. Foi pensando nisso que preparei esta receita de bolo de fubá salgado com bacon, tomate e queijo e ficou uma delícia!

Quando quero preparar um bolo de fubá salgado para a minha família, sempre sigo um truque precioso: refogar os ingredientes do recheio antes de adicioná-los na massa! Esse detalhe é um passo precioso para conferir mais sabor no bolo salgado e também para evitar que alguns ingredientes, como o tomate, acabem libertando água ou suco na massa, o que poderia resultar num bolo solado e que não cresce.

Pode apostar que esta receita de bolo de fubá salgado caseiro dá muito certo! O bolo cresce e fica uma delícia que deixa todos com vontade de repetir. Quer saber como fazer? Confira aqui no TudoReceitas o passo a passo em fotos e todos os detalhes da receita!

4 convidados 45m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno

Ingredientes para fazer Bolo de fubá salgado:

  • Massa do bolo de fubá salgado:
Também lhe pode interessar: Bolo de caramelo salgado

Como fazer Bolo de fubá salgado:

1

Comece preparando o recheio do bolo salgado de fubá, pois como iremos refogar os ingredientes, eles precisam esfriar antes de serem adicionados à massa. Comece dourando o bacon numa frigideira, em fogo médio-baixo, mexendo de vez em quando.

Dica: se o bacon tiver pouca gordura, acrescente 1 colher de sopa de óleo de girassol ou de azeite. Se você quiser, poderá substituir o bacon por calabresa.

Receita de Bolo de fubá salgado - Passo 1
2

Quando o bacon começar a dourar, acrescente a cebola e o tomate picados. Misture e deixe no fogo por mais 2-3 minutos, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar macia e o tomate desmanchar. Tempere com uma pitada de sal, desligue o fogo e reserve para amornar ou esfriar.

Dica: não exagere na quantidade de sal, pois o bacon já é salgado.

Receita de Bolo de fubá salgado - Passo 2
3

Agora pré-aqueça o forno nos 180ºC e vamos preparar a massa do bolo de fubá: numa tigela ou no liquidificador bata os ovos com o óleo até misturar bem. Acrescente o leite e volte a bater.

Dica: é importante que o leite não esteja gelado, para que a massa do bolo não esfrie - isso poderia prejudicar o crescimento do bolo no forno.

Receita de Bolo de fubá salgado - Passo 3
4

Acrescente a farinha de trigo e o fubá peneirados e envolva bem, até incorporar completamente. Mais uma vez, você pode fazer isso numa tigela ou no liquidificador, como preferir.

Receita de Bolo de fubá salgado - Passo 4
5

Em seguida, adicione o fermento e misture até envolver bem. Por fim, adicione o sal e volte a misturar.

Dica: você também pode adicionar o sal, mexer a massa e adicionar o fermento por último. O importante é não adicionar o fermento e o sal juntos, pois o sal pode prejudicar a ação do fermento.

Receita de Bolo de fubá salgado - Passo 5
6

Em seguida, adicione o recheio de bacon, tomate e cebola, que já deverá estar frio ou, pelo menos, amornado.

Receita de Bolo de fubá salgado - Passo 6
7

Por fim, adicione o queijo ralado e o orégano, e misture até incorporar bem na massa deste bolo de fubá salgado.

Receita de Bolo de fubá salgado - Passo 7
8

Coloque a massa numa forma de bolo média untada com óleo e polvilhada com farinha ou, faça como eu e divida por duas forminhas menores, também untadas e enfarinhadas. Decore o bolinho com queijo ralado para que fique douradinho após assar.

Receita de Bolo de fubá salgado - Passo 8
9

Leve o bolo para assar no forno já quente (nos 180ºC) e durante 40-45 minutos - ou até crescer, dourar e passar no teste do palito.

Dica: lembre-se que o tempo que leva para o bolo assar vai depender da potência do seu forno, por isso fique de olho depois de assar por 30 minutos!

Receita de Bolo de fubá salgado - Passo 9
10

Depois desse tempo, seu maravilhoso bolo de fubá salgado está pronto! Retire do forno e espere esfriar um pouco antes de desenformar e cortar. Esse bolinho salgado é supergostoso enquanto está morno, porém também é muito bom depois de esfriar. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Receita de Bolo de fubá salgado - Passo 10

Se você gostou da receita de Bolo de fubá salgado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tortas salgadas.

Suba a sua foto de Receita de Bolo de fubá salgado

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 11
Receita de Bolo de fubá salgado