Receita de Bolo picada de abelha (Bienentisch)
O bolo picada de abelha ou Bienentisché um bolo típico alemão. Um bolo lindo e muito diferente, com uma cobertura de amêndoas laminadas com mel e uma massa que se assemelha mais a uma massa de pão, bem aerada porque é feita com fermento biológico.
O recheio por sua vez, é super leve, combinando um creme com gelatina e chantilly. Esse bolo tem cara de festa e é certeza de impressionar para receber os amigos para um café da tarde ou mesmo para um aniversário.
Para aprender a fazer aí na sua casa, siga abaixo o passo a passo com fotos aqui no TudoReceitas.
Ingredientes para fazer Bolo picada de abelha (Bienentisch):
- Para a massa:
- Para o recheio:
Como fazer Bolo picada de abelha (Bienentisch):
Separe os ingredientes para fazer a massa do seu bolo picada de abelha.
Comece fazendo a massa. Coloque o leite com o fermento em uma tigela. Misture bem para dissolver o fermento e reserve por uns 5 minutos até que comece a formar bolhas, indicando que a mistura até ativa.
Em uma tigela grande, coloque a farinha, o açúcar, 1 pitada de sal e misture. Abra uma cavidade no meio e adicione a mistura de fermento e leite.
Adicione o ovo e a manteiga.
Comece misturando com uma colher e depois misture com as mãos, até que toda a farinha da tigela tenha sido incorporada. Se a massa estiver muito seca, coloque um tiquinho mais de leite.
Caso esteja muito mole grudando demais, coloque mais farinha, mas sempre bem aos pouquinhos. Transfira a massa para a bancada enfarinhada e sove por uns 5-8 minutos, adicionando mais farinha caso seja necessário.
A massa deve ficar bem lisa, homogênea e elástica. Quando puxar a massa, ela não deve rasgar com facilidade. Forme uma bola com a massa e coloque de volta na tigela. Cubra com um pano e deixe crescer até dobrar de tamanho. Enquanto isso, comece a preparar o recheio, que precisa esfriar e a cobertura.
Separe os ingredientes para o recheio.
O recheio será feito em duas etapas. Na primeira, comece colocando cerca de 300 ml do leite em uma panela para esquentar com o açúcar e o extrato de baunilha. É importante não deixar ferver o leite.
Em uma tigela, coloque o restante do leite (100 ml) com a gelatina e deixe hidratar por alguns minutos (apenas o tempo do leite esquentar).
Quando o leite começar a formar pequenas bolhas, desligue o fogo e adicione a gelatina hidratada. Mexa para dissolver. Depois transfira para uma tigela, cubra com plástico filme e deixe esfriar totalmente.
Prepare a cobertura.
Coloque o leite, o açúcar, a manteiga e o mel em uma panela. Deixe em fogo médio e vá mexendo até ver que a mistura ferveu e começou a espessar.
Desligue o fogo, adicione as amêndoas laminadas e reserve.
Quando a massa tiver dobrado de tamanho, transfira para uma forma de bolo levemente untada com manteiga (prefiro usar uma forma de fundo removível para ser mais fácil desenformar) e deixe crescer por mais uns 20 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180oC. Antes de levar para o forno, espalhe a cobertura sobre o topo da massa. Leve ao forno até que a cobertura esteja dourada e a massa tenha crescido bastante, ficando com aspecto de pão.
Retire o bolo do forno e deixe esfriar antes de desenformar.
Enquanto isso, finalize o recheio. Bata o creme de leite fresco até formar chantilly. Depois misture com a mistura de gelatina até formar um creme bem espesso.
Caso a gelatina tenha endurecido demais, basta bater e ir quebrando os pedacinhos antes de misturar com o chantilly.
Quando o bolo tiver esfriado, corte ao meio na transversal.
Espalhe o recheio na parte debaixo e cubra com o topo. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas até ver que o recheio firmou totalmente.
Seu bolo picada de abelha está pronto para ser servido!
Se você gostou da receita de Bolo picada de abelha (Bienentisch), sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos recheados.
História do bolo picada de abelha
O bolo Picada de Abelha, ou Bienenstich, é uma sobremesa tradicional alemã cuja origem remonta à Idade Média. Segundo uma lenda, dois jovens padeiros da cidade de Andernach ajudaram a defender a cidade ao jogar colmeias de abelhas contra invasores. Em comemoração ao sucesso da defesa, teria sido criado o bolo, batizado em homenagem às abelhas que afastaram os inimigos. Embora a veracidade da história seja incerta, ela faz parte do folclore associado ao doce.
Com o tempo, o bolo Picada de Abelha se difundiu em outras regiões, inclusive através de imigrantes alemães. Sua simplicidade e sabor marcante garantiram seu lugar na confeitaria tradicional alemã, sendo apreciado tanto em festividades quanto em ocasiões cotidianas.