menu
Partilhar

Receita de Bolo olho de sogra

 
Por Andréa Porto. 28 janeiro 2021
Receita de Bolo olho de sogra

O doce olho de sogra é um dos doces finos queridinhos em festas, pois as ameixas recheadas com beijinho fazem uma belíssima combinação!

O bolo olho de sogra que apresentaremos aqui tem a massa fofa, regada com uma calda de ameixa e recheio de olho de sogra (beijinho e ameixas picadas). Para finalizar, você poderá decorar seu bolo com um marshmallow caseiro - abaixo mostro como! Este bolo recheado exige um pouco mais de tempo para sua execução, porém o resultado final deixará você bastante feliz e é perfeito para servir em aniversários!

Vamos começar a preparar essa delícia de receita de bolo olho de sogra? Acompanhe as fotos do passo a passo aqui no TudoReceitas!

8 convidados 3h Aniversários Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Bolo olho de sogra:
  • Massa de pão de ló:
  • Recheio de olho de sogra:
  • Cobertura e decoração:
Também lhe pode interessar: Bolo bombom
Como fazer Bolo olho de sogra:
1

Separe os ingredientes da massa do bolo, lembrando que o leite precisa estar morno. Pré aqueça o forno a 180-200 graus e unte e enfarinhe uma forma alta (20 cm de diâmetro por 10 cm de altura) ou apenas cubra com papel manteiga no fundo.

Dica: Se preferir um bolo menos alto, pode optar por uma forma com diâmetro maior, porém precisa ter altura, pois essa massa cresce bastante!

Receita de Bolo olho de sogra - Passo 1
2

Bata as claras em neve e reserve.

Dica: Para que as claras subam e firmem mais rapidamente, adicione-lhes uma pitada de sal.

Receita de Bolo olho de sogra - Passo 2
3

Bata o açúcar e as gemas na batedeira até formar um creme. Adicione o leite morno e bata mais um pouco. Em seguida, misture a farinha de trigo aos poucos e continue batendo até formar uma massa lisa e homogênea. Por fim acrescente o fermento em pó e misture delicadamente.

Receita de Bolo olho de sogra - Passo 3
4

Junte as claras em neve à massa, misturando com uma espátula de baixo para cima delicadamente, para que o bolo fique aerado, leve e fofo. Coloque na forma e leve o bolo para assar por aproximadamente 45-50 minutos ou até passar pelo teste do palito. Espere o bolo esfriar para desenformar.

Receita de Bolo olho de sogra - Passo 4
5

Enquanto o bolo está assando, prepare o recheio de olho de sogra começando por separar todos os ingredientes, isso facilitará o processo.

Dica: Se as ameixas não tiverem calda, basta levá-las ao fogo com 1 xícara de água e 1/2 xícara de açúcar, deixando ferver por 5 minutos. Depois, escorra as ameixas e separe umas 6-8 para usar na decoração do bolo.

Receita de Bolo olho de sogra - Passo 5
6

Numa panela leve ao fogo baixo o leite condensado, as gemas peneiradas, o coco ralado e a manteiga, mexendo sempre até engrossar levemente e desgrudar do fundo da panela. Adicione as ameixas picadas e o creme de leite, misturando bem. Acomode esse recheio num refratário e cubra com plástico filme. Reserve.

Dica: Separe um pouco do doce para preparar alguns olhos de sogra para usar na decoração.

Receita de Bolo olho de sogra - Passo 6
7

Você poderá decorar o seu bolo com chantilly, se preferir, porém vamos te ensinar a preparar um marshmallow caseiro! Para isso junte numa panela as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo por 3 minutos, mexendo sem parar e algumas vezes retirando a panela do fogo, para que não cozinhe. O ponto será bem cremoso, igual ao da foto abaixo.

Receita de Bolo olho de sogra - Passo 7
8

Em seguida, coloque esse creme na batedeira e bata por 5 minutos na velocidade alta. Acrescente o suco de limão e bata mais um pouco. até chegar no ponto que lembrará um pouco o ponto de chantilly.

Dica: Se quiser uma decoração com trabalho de bico de confeitar, sugerimos que dobre a receita.

Receita de Bolo olho de sogra - Passo 8
9

Comece a montagem do bolo, cortando-o em duas ou três partes, dependendo do seu diâmetro. Na própria forma que assou o bolo, acomode uma das partes sobre um plástico (para facilitar a montagem e a hora de desenformá-lo). Regue a camada do bolo com a calda de ameixa.

Receita de Bolo olho de sogra - Passo 9
10

Coloque uma parte do recheio de olho de sogra já esfriado, espalhando bem sobre a massa do bolo. Repita esse processo até acabar com a massa. Feche o bolo e leve para geladeira até a hora de decorar.

Receita de Bolo olho de sogra - Passo 10
11

Desenforme o bolo num prato de servir, decore com o marshmallow e cubra com coco ralado. Para deixar o bolo ainda mais bonito, sugerimos que coloque alguns olhos de sogra sobre ele.

Dica: Preparamos os olhos de sogra com as ameixas reservadas, abrindo-as ao meio e recheando com o beijinho.

Receita de Bolo olho de sogra - Passo 11
12

Seu bolo olho de sogra gelado está pronto para ser saboreado! Com essas deliciosas camadas de massa fofa e recheio cremoso, esperamos que agrade a todos e faça muito sucesso. Bom apetite e deixe sua opinião nos comentários!

Procurando mais receitas de bolo recheado? Veja como fazer:

Receita de Bolo olho de sogra - Passo 12

Se você gostou da receita de Bolo olho de sogra, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos recheados. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Bolo olho de sogra

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Bolo olho de sogra
1 de 13
Receita de Bolo olho de sogra

Voltar ao topo da página