Doces e geleias

Receita de Calda de framboesa fácil

 
amada m.
Por amada m.. 17 fevereiro 2021
Receita de Calda de framboesa fácil

A framboesa é um tipo de fruta vermelha com origem na Grécia. A partir daí, espalhou-se para outras regiões da Europa, como Itália e Inglaterra, para mais tarde chegar à América do Norte. Assim, vemos que é uma planta que desde os tempos antigos tem sido muito apreciada e valorizada.

Hoje em dia a framboesa é uma das frutinhas sofisticadas que podemos usar para deixar as sobremesas mais apetitosas. Pensando nisso, desta vez decidimos preparar uma receita básica e simples: calda de framboesa! As caldas e geleias caseiras permitem-nos aproveitar as frutas da estação e desfrutar de produtos sem conservantes ou corantes artificiais. Além disso, são muito fáceis de fazer, levam poucos ingredientes e são deliciosas! Continue aqui no TudoReceitas para descobrir como fazer calda de framboesa fácil para bolo, para manjar e mais.

6 convidados 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Cozido
Ingredientes para fazer Calda de framboesa fácil:
Também lhe pode interessar: Calda de Maracujá
Como fazer Calda de framboesa fácil:
1

Lave e seque as framboesas com papel de cozinha. Seja muito cuidadoso ao fazer esta etapa, pois as framboesas são muito delicadas e podem ficar amachucadas. Coloque a fruta numa panela e leve ao fogo baixo.

Dica: Se estiver preparando a calda de framboesa com framboesas congeladas não será necessário deixar a fruta descongelar, coloque-a diretamente na panela.

Receita de Calda de framboesa fácil - Passo 1
2

Misture o suco de meio limão com um pouco de água (3-4 colheres de sopa) e adicione na panela. Mexa suavemente. O suco de limão impede que a calda de framboesa fique grudada na panela e permite que tenha uma durabilidade maior, pois o limão é um poderoso conservante natural.

Dica: Ao usar framboesa congelada não precisa adicionar a água, pois ela soltará líquido suficiente.

Receita de Calda de framboesa fácil - Passo 2
3

Deixe a framboesa ferver até ficar macia e desmanchar. Depois acrescente o açúcar ou adoçante da sua preferência, mexendo com cuidado para misturar bem, e deixe ferver por mais 15 minutos.

Receita de Calda de framboesa fácil - Passo 3
4

Enquanto isso, coloque as folhas de gelatina hidratando por 10-15 minutos em água fria ou em temperatura ambiente. Quando estiverem macias, escorra as folhas de gelatina entre as suas mãos e adicione na panela, misturando bem para dissolver.

Dica: Recomendo hidratar as folhas de gelatina separadamente, para que não grudem umas nas outras.

Receita de Calda de framboesa fácil - Passo 4
5

Mexa suavemente por 5 minutos e adicione um pouco de essência de baunilha, para conferir mais sabor a esta calda de fruta - porém este é um ingrediente opcional. Continue mexendo por mais 5 minutos ou até observar que a calda está na consistência do seu agrado. Desligue o fogo e, se quiser, bata esta calda no liquidificador para que fique lisinha.

Dica: Lembre que a calda de framboesa ficará um pouco mais espessa após esfriar.

Receita de Calda de framboesa fácil - Passo 5
6

Deixe esfriar completamente sua calda de framboesa fácil e está pronta para servir com torradinhas ou como calda para manjar, panna cota, bolo e mais. Para nós, esta é a melhor calda de framboesa que existe, porque é feita de modo natural. Por isso faça também você em sua casa e desfrute!

Dica: Reserve esta receita de calda de framboesa na geladeira, dentro de um pote bem fechado, por 1 semana.

Receita de Calda de framboesa fácil - Passo 6

Se você gostou da receita de Calda de framboesa fácil, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Doces e geleias.

Benefícios da framboesa e como usar calda de framboesa

A framboesa é uma baga deliciosa, muito nutritiva e com um sabor intenso. Ela se destaca por seus incríveis benefícios, tais como seu grande teor de vitamina C, fibra, potássio, magnésio e cálcio, bem como por conter poucas calorias.

Sendo uma fruta com alto teor de fibras, as framboesas são geralmente maravilhosas para tratar a constipação e todos os tipos de distúrbios relacionados ao trânsito intestinal, em geral. Na verdade, as framboesas são geralmente contra-indicadas para pessoas com estômago sensível ou com tendência para sofrer de diarreia.

Por outro lado, também se destacam as propriedades antioxidantes das framboesas, tanto por seu alto teor de vitamina C, quanto por seus flavonoides. Isto tem um impacto positivo em vários aspectos do nosso corpo, desde retardar o envelhecimento até melhorar o sistema circulatório. Por conta de todos estes benefícios, comer framboesas frescas é uma excelente ideia.

Entretanto, se você estiver preparando a receita de calda de framboesa que indicamos acima, com certeza quererá usá-la para servir com diversas receitas de sobremesa. Nesse caso, siga estas nossas sugestões de como usar calda de framboesa:

  • Cheesecake com calda de framboesa: prepare uma receita de cheesecake gelado ou assado no forno e sirva-o com a calda de geleia que mostramos como preparar cima, ficará delicioso! Você pode conferir aqui a receita de cheesecake japonês, por exemplo;
  • Bolacha de nata com calda de framboesa: você poderá conferir mais sabor para as tradicionais bolachas de nata servindo-as com um pouco de calda de framboesa! Veja aqui a receita de bolacha de nata com polvilho.
  • Bolo de chocolate com calda de framboesa: as framboesas super combinam com chocolate, por isso que tal preparar sua receita de bolo de chocolate favorito e servir com calda de framboesa? Garantimos que ficará delicioso!

Suba a sua foto de Receita de Calda de framboesa fácil

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 7
Receita de Calda de framboesa fácil