Cuca

Receita de Cuca italiana tradicional

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 12 julho 2019
Receita de Cuca italiana tradicional

A cuca é um bolo alemão tradicional, chamado de streuselkuchen ou simplesmente kuchen nesse país. No entanto, como observamos várias vezes, outros países também têm suas próprias versões dessas receitas mais típicas. Neste caso apresentamos a você a receita de cuca italiana tradicional, em que a dica principal é usar mais as mãos e menos o liquidificador no momento de misturar os ingredientes. O resultado é uma cuca com aspeto de pão doce, em vez de bolo. Vamos experimentar? Confira abaixo todos os detalhes desta receita de cuca italiana sovada e experimente!

8 convidados 2h 30m Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas italianas

Ingredientes para fazer Cuca italiana tradicional:

  • Para a massa:
  • Para a farofa:
Também lhe pode interessar: Cuca alemã tradicional do Rio Grande do Sul

Como fazer Cuca italiana tradicional:

1

Prepare a massa da cuca italiana colocando em uma vasilha a farinha de trigo peneirada, a noz moscada e o sal. Noutra vasilha misture o açúcar, a água, os ovos, o leite, a banha, o fermento e a baunilha.

Receita de Cuca italiana tradicional - Passo 1
2

Junte as duas misturas e misture com as mãos até obter uma massa homogênea - 5-10 minutos. Coloque em uma forma untada e enfarinhada e reserve.

Dica: A forma usada será a forma que irá no forno, por isso escolha uma forma de alumínio.

Receita de Cuca italiana tradicional - Passo 2
3

Prepare a farofa simplesmente misturando todos os ingredientes com as pontas dos dedos, formando bolinhas. Coloque a farofa sobre a massa, cubra com um pano e deixe a massa crescer por 2 horas ou até dobrar de volume.

Dica: Se você quiser pode ainda acrescentar frutas ou geleia entre a massa e a farofa.

Receita de Cuca italiana tradicional - Passo 3
4

Por fim leve sua cuca tradicional italiana ao forno preaquecido a 180ºC e asse por 40 minutos ou até dourar. Retire e delicie-se com ela ainda quente, simplesmente maravilhosa!

Se você gosta de cuca, com certeza vai gostar também destas receitas de cuca que temos no TudoReceitas. Confira:

Receita de Cuca italiana tradicional - Passo 4

Se você gostou da receita de Cuca italiana tradicional, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cuca. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.

Suba a sua foto de Receita de Cuca italiana tradicional

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
11 comentários
A sua avaliação:
Maria de Lourdes Alves dos Santos
Qual a cuca italiana mais gostosa 😋
A sua avaliação:
Gilson Oliveira
bolo cuca com açúcar mascavo como fazer
A sua avaliação:
Ana Paula dos Santos Marques
Por quanto tempo deixo a massa descansando?
Sara Silva
Oi Ana Paula. No passo 3 indicamos para deixar a massa crescer por 2 horas ou até dobrar de volume. Experimente e conte para nós o que você achou desta receita de cuca!
A sua avaliação:
Luciane
Tentei fazer essa cuca 2 vezes. Na primeira, como a massa ficou bem mole, não parecia em nada a foto da publicação, então coloquei mais farinha mas a massa não cresceu. Na segunda vez que fiz, fiz exatamente igual a receita (massa mole mesmo), a massa até cresceu mas depois que esfriou ficou dura (quase um tijolo). A impressão que tive é que a medida de açúcar da receita está errada. Não deve ser tanto como fala a receita. Não gasto mais ingredientes e tempo com essa receita😞
Sara Silva
Oi Luciane, obrigada pelo seu comentário. Você usou fermento biológico seco nessa receita? Esse é o mesmo fermento usado nas receitas de pão.
João
Primeiro, aprenda como fazer depois faça.
OK!?
A sua avaliação:
Edilaine
Ola esse fermento biologico seco e o de pao ou o de bolo
Sara Silva
Oi Edilaine, o fermento usado nesta receita de cuca é o fermento de pão, o mesmo que fermento instantâneo. Faça a receitinha e conte para nós o que você achou!
A sua avaliação:
Rosi Tavares
A minha farofa fica muito dura depois que minha cuca já está assada. A onde que estou errando? Obrigada
Sara Silva
Oi Rosi, para evitar isso asse a cuca com o calor do forno ligado apenas em baixo durante os primeiros 30 minutos. Nos últimos 10 minutos ligue o calor em cima também.
A sua avaliação:
Vera aparecida franco
Gostei e me interecei e vou fazer essa e outras receitas de cuca.Com certeza são receitas deliciosas!
A sua avaliação:
Vanessa
Não deu ponto da massa como na foto, com as 03 xícaras de farinha. Tive que adicionar mais até dar o ponto. Está no forno! Depois venho dizer como ficou!
Sara Silva
Oi Vanessa, por vezes é necessário colocar mais farinha do que o indicado na receita. Obrigada pelo seu comentário e conte para nós o que você achou!
Benê
Desculpem-me a ignorância: 2 colheres de sopa de ovos?! Quebro dois ovos, misturo e retiro duas colheres de sopa?! Ainda tem pessoas que dizem que deu certo. Se não ficar vocês me ressarcem os custos? Obrigado, mas sou muito chato..
Sara Silva
Oi Benê, na receita vão 2 ovos, não 2 colheres de sopa de ovo 🙂 Experimente e conte para nós o que você achou desta receita de cuca!
A sua avaliação:
joana limão
ótima esta receita de receita de cuca italiana com farofa, fiz ontem e ficou bem crescida e fofinha!! abraços
Sara Silva
Oi Joana, que bom que você gostou da nossa receita de cuca italiana! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas receitas 🙂
Benê
Me tira uma dúvida por favor, a qual cuca você se refere que ficou muito boa usando duas colheres de sopa de ovos? Acho que você não deve ter seguido a receita a risca né? Me ensina o pulo do gato...
Sara Silva
Oi Benê, na receita vão 2 ovos, não 2 colheres de sopa de ovo 🙂 Experimente e conte para nós o que você achou desta receita de cuca!
Marina de OLIVEIRA RODRIGUES pires
Acho uma delícia cuca de banana e goiabada
Sara Silva
Oi Marina, é uma delícia sim! Obrigada pelo seu comentário 🙂
1 de 5
Receita de Cuca italiana tradicional