Receita de Cuca alemã tradicional do Rio Grande do Sul
Cuca, ou streuselkuchen, nada mais é do que a herança que nós gaúchos herdamos dos primeiros imigrantes alemães que chegaram no Rio Grande do Sul. 'Kuchen' significa bolo e 'streusel' cobertura esfarelada. A cuca alemã é como um bolo com cobertura de farofa, em que é possível colocar frutas e outros ingredientes para "rechear".
Encontramos cucas de muitos sabores: a tradicional simples com farofa, cuca de uva, cuca de morangos e até mesmo cuca com linguiça, que fica incrível! Hoje aqui no TudoReceitas eu quero ensinar a preparar uma cuca muito fácil de fazer e duas opções de sabores: coco e chocolate.
Com base neste passo a passo, você poderá usar a criatividade e variar os sabores. Leve em conta sempre a base com a massa, recheio e farofa. Vamos então ao passo a passo desta receita de cuca alemã tradicional do Rio Grande do Sul!
Ingredientes para fazer Cuca alemã tradicional do Rio Grande do Sul:
- Massa da cuca:
- Farofa crocante:
Como fazer Cuca alemã tradicional do Rio Grande do Sul:
Separe todos os ingredientes para a massa e para a farofa. Escolha o seu recheio, caso queira rechear, ou cubra apenas com a farofa fazendo a cuca tradicional.
Em um bowl ou tigela misture os ingredientes secos: os 500g de farinha de trigo e os 100g de açúcar, o fermento, 1 pitada de sal e raspas de limão ou de laranja.
Faça uma cova no centro desses ingredientes secos e adicione os ovos, a banha e a água. Incorpore os líquidos e depois misture muito bem junto aos secos.
Dica: se a sua cidade é muito quente, use a água em temperatura ambiente. Mas se ela for muito fria, ou estiver no inverno, use a água levemente morna, para facilitar a fermentação.
Misture muito bem todos os ingredientes,com as mãos ou uma colher de pau, por 5 minutos.
O resultado será uma massa mole e grudenta, como na foto. Cubra o bowl com um pano e deixe a massa crescer até dobrar de volume.
Enquanto a massa cresce, prepare a farofa da cuca: misture a manteiga em temperatura ambiente com a pitada de sal, 250g de açúcar e 150g de farinha de trigo.
Misture bem com as mãos, até obter uma consistência de farofa. Reserve.
Quando a massa dobrar de volume, unte com manteiga ou óleo de girassol as assadeiras. Acomode a massa nas assadeiras, de modo que ocupe cerca de 2 cm de altura de massa crua - eu usei dois tipos de forma, uma mais baixinha e outra de bolo inglês, para fazer uma cuca mais alta. Neste momento pré-aqueça o forno a 200 graus e deixe a massa crescer mais 15 minutos.
Dica: a característica da cuca alemã é a altura da massa. São cucas bem baixinhas e com bastante cobertura ou recheio. Já as cucas italianas são mais altas, parecidas com pão batido.
Escolhi rechear uma cuca com doce de coco pronto.
E a outra cuca recheei com cubinhos de chocolate.
Cubra as cucas com a farofa e leve para assar no forno a 200 graus por aproximadamente 25 minutos ou até que a massa esteja cozida - faça o teste do palito para confirmar.
Depois de assar, a massa fica fofinha e a farofa fica crocante e levemente dourada! Você poderá variar o tamanho das formas, para preparar cucas com diferentes formatos, e também pode variar os ingredientes usados no recheio.
Agora é só se deliciar com esta cuca alemã tradicional do Rio Grande do Sul com uma massa fofa e muito saborosa! Sirva esta maravilha com um chimarrão gaúcho de erva mate, por exemplo, e bom apetite!
Não perca também estas nossas outras receitas de cucas:
Se você gostou da receita de Cuca alemã tradicional do Rio Grande do Sul, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de cuca. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.