Partilhar

Receita de Cuca alemã

Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 24 junho 2019
Receita de Cuca alemã

Procurando como fazer a sobremesa cuca? Este bolo doce alemão chegou ao sul do Brasil pela mão dos imigrantes alemães e, por ser preparada com ingredientes tão simples como farinha, manteiga e açúcar, rapidamente se tornou um sucesso!

Hoje em dia a receita de cuca alemã é bastante consumida em toda a região sul do país e difere da cuca italiana por ser menos crescida e, por vezes, incluir recheio de fruta ou doce. A massa para cuca alemã pode ser preparada com fermento para pão (fermento biológico) ou fermento para bolo (fermento químico), neste caso a receita de cuca alemã que compartilhamos com você é preparada com fermento para bolo, por isso ela é bem prática e rápida de fazer!

Confira abaixo como fazer cuca alemã passo a passo em fotos e prepare para o seu lanche - ela vai muito bem com um café em dias frios e chuvosos!

8 convidados 45m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Popular no Outono-Inverno, No forno, Receitas da Alemanha
Ingredientes:
  • Para a massa:
  • Para a farofa doce:
Também lhe pode interessar: Receita de Cuca alemã com nozes
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Ligue o forno nos 200ºC. Na batedeira bata as gemas de ovo com o açúcar e a margarina por 5 minutos ou até obter um creme fofo e claro. Este procedimento é importante para conseguir um bolo cuca alemã fofinho.

Dica: Se você quiser pode também colocar 1 colher de sopa de essência de baunilha ou 1 envelope de açúcar de baunilha.

Receita de Cuca alemã - Passo 1
2

Aos poucos coloque a farinha de trigo peneirada e o leite, sempre batendo em velocidade baixa para incorporar bem os ingredientes. O resultado será uma massa bem consistente.

Receita de Cuca alemã - Passo 2
3

Bata as claras em neve com uma pitada de sal até ficarem bem consistente. Incorpore as claras na massa de cuca tradicional com a ajuda de uma espátula ou colher e delicadamente para não perder o ar. Por fim coloque o fermento e misture com uma espátula ou colher também.

Receita de Cuca alemã - Passo 3
4

Massa pronta, prepare a farofa. Para conseguir uma cuca de farofa misture os respetivos ingredientes em uma tigela e amasse com as mãos até conseguir uma consistência de farofa.

Dica: O segredo da farofa de cuca é aperta levemente os ingredientes com as mãos, para conseguir flocos que vão deixar a farofa mais crocante!

Receita de Cuca alemã - Passo 4
5

Coloque a massa da cuca numa forma sem furo central, untada e enfarinhada. Se quiser coloque recheio da sua preferência: banana, goiabada, uva, morango, pêssego, doce de leite... e cubra com a farofa. Leve para assar por 35-40 minutos no forno pré-aquecido a 200ºC ou até dourar.

Dica: Nos últimos minutos coloque o forno na função de grill e deixe por mais 10 minutos, para conseguir uma farofa douradinha e crocante.

Receita de Cuca alemã - Passo 5
6

Quando a cucaestiver pronta retire-a do forno e deixe amornar um pouco antes de desenformar e cortar. Delicie-se com sua cuca de padaria feita em casa e temos a certeza que vai gostar!

Se gostou desta receita de cuca alemã confira também como fazer estas receitas de cuca deliciosas:

Receita de Cuca alemã - Passo 6

Se você gostou da receita de Cuca alemã, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cuca. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas alemãs.

Suba a sua foto de Receita de Cuca alemã

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Cuca alemã

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
33 comentários
A sua avaliação:
Priscila
Receita maravilhosa e fácil de fazer. Porém para a farofa virar farofa não basta duas colheres de sopa de farinha, tive que colocar quase duas xícaras. Então ficou perfeito! ( :
A sua avaliação:
Angelina kraieski
Sou polonês e italiana e gosto da cuca alemã minha vô por parte de paí era alemã ela fazia pro lanche era uma delícia só lembro que tinha uva p
A sua avaliação:
Fernanda Paschoal
Acho que as medidas dos ingredientes das farofa estão erradas. Ficou tudo líquido.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Fernanda, na farofa vai manteiga amolecida, não derretida. Isso faz a diferença na consistência.
Priscila
Para virar farofa precisei acrescentar quase 2 xícaras de farinha de trigo e não 2 colheres de sopa como diz na receita. E fiz com recheio de geléia de morango. Enfim, receita maravilhosa! Todo mundo aqui em casa adorou! ( :
A sua avaliação:
Luiz
Tablete fe margarina em gramas ? Quanto seria?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Luiz, um tablete de margarina contém 200 gramas.
A sua avaliação:
Elisa Candido
Amei fazer agora e só esfriar.
Rosana
Obrigada por partilhar suas receitas. Tô desempregada..e to querendo fazer uns dois caseiros ..e cucas para vender ..e achei essa receita de vcs fácil e eececonômica
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Rosana, que bom que você gostou da nossa receita de cuca alemã! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas receitas, temos algumas bem legais para vender! Veja esta também: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-bombom-caseiro-recheado-para-vender-2405.html
A sua avaliação:
ANA CLAUDIA XAVIER FRETTA
Olá, qual o tamanho ideal da forma para esta receita ?? Pode ser naquelas retangulares ?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Ana, esta cuca foi assada numa forma inglesa, tipo forma de pão. No entanto você pode usar uma forma retangular de 20 x 30 cm. Experimente e suba foto da sua cuca pronta! 🙂
Pricila
Quanto a margarida um tablete são quantos gramas?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Pricila, cada tablete de margarina contém 100 gramas 🙂
A sua avaliação:
paulo
adorei essa receita sobretudo porque a massa de cuca tradicional precisa crescer e essa é de preparo mais rápido! ficou muito gostosa esta cuca de alemao como eu gosto de chamar kkkk
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Paulo, que bom que você gostou da nossa receita de cuca alemã! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas receitas 🙂
A sua avaliação:
Gabriel Silva
Ótima receita,fácil de fazer e com ingredientes simples ❤
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Gabriel, que bom que você gostou da nossa receita de cuca alemã! Obrigada pelo seu comentário e continue conferindo nossas sugestões 🙂

Receita de Cuca alemã
1 de 7
Receita de Cuca alemã

Voltar ao topo da página