Pão simples

Receita de Fermento caseiro para pão

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Redatora no TudoReceitas. Atualizado: 12 setembro 2023
Receita de Fermento caseiro para pão
Imagem: spadespatula.com

Muitas pessoas estão optando por preparar o seu pão da forma mais natural possível, evitando os químicos prejudiciais que podem ser encontrados no fermento industrializado, como o alumínio. Para que seus pães sejam saudáveis, deliciosos e naturais, no TudoReceitas sugerimos essa receita de fermento caseiro para pão preparada com somente 2 ingredientes: água e farinha.

Se você não sabe como preparar fermento caseiro (também chamado de massa madre e levain), fique de olho neste passo a passo com fotos em que contamos todos os detalhes do preparo. Faça do jeito indicado, respeitando todo o processo para que as bactérias do fermento atuem e deem origem a um fermento natural e saudável para preparar pães caseiros deliciosos!

1 convidado 24h Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico

Ingredientes para fazer Fermento caseiro para pão:

  • Dia 1:
  • Dia 2:
  • Dia 3:
  • Dia 4:
  • Dia 5:
  • Dia 6:
  • Dia 7:
Também lhe pode interessar: Fermento caseiro de trigo

Como fazer Fermento caseiro para pão:

1

Para fazer fermento caseiro para pão comece por separar os ingredientes necessários. Para além disso, você vai precisar também dos seguintes materiais:

  • 1 pote de vidro esterilizado;
  • 1 pano prato para cobrir o pote;
  • 1 cordel ou fio para amarrar o pano no pote de vidro;
  • 1 utensílio para mexer, que não pode ser metálico (colher de pau, espátula de silicone, etc).

Este fermento para pão é preparado ao longo de 5 dias, de acordo com o jeito indicado abaixo. Recomendamos começar o preparo de manhã cedo (por exemplo, às 7 ou 8 horas).

Dica: Use farinha de trigo sem fermento e, de preferência, tipo 1, pois contém mais glúten que é necessário à fermentação.

2

DIA 1 - Separe ¼ de xícara de água filtrada (60 ml), ¼ de xícara de farinha branca (30 g) e a mesma quantidade de farinha integral. Coloque no pote de vidro e misture até ficar homogêneo. Cubra com o pano, amarre com o fio ou cordel e reserve o pote por 24 horas em um local ameno e calmo (fora da geladeira).

Dica: A água deve ser usada em temperatura ambiente e, se você quiser, pode usar somente farinha de trigo branca (nesse caso a quantidade será meia xícara, ou 60 g).

Receita de Fermento caseiro para pão - Passo 2
3

DIA 2 - Após as 24 horas, ou seja, à mesma hora que começou preparando o fermento caseiro no dia anterior, separe cerca de 2/3 da mistura, guarde ela em um outro pote e conserve na geladeira. No fermento restante, misture a água e as farinhas. Volte a cobrir com o pano e reserve por mais 24 horas em um local ameno e calmo (fora da geladeira).

Dica: Nesse dia o seu fermento para pão ainda estará bem líquido.

Receita de Fermento caseiro para pão - Passo 3
4

DIA 3 - À mesma hora do dia anterior, repita o processo: separe cerca de 2/3 da mistura e guarde ela no mesmo pote usado ontem, conserve na geladeira. No fermento restante, misture a água e as farinhas. Volte a cobrir com o pano e reserve por mais 24 horas em um local ameno e calmo (fora da geladeira).

Dica: Nesse dia o seu fermento para pão terá crescido bastante e apresentará várias bolhinhas, originadas pela fermentação. Isso significa que está se reproduzindo do jeito certo!

Receita de Fermento caseiro para pão - Passo 4
5

DIA 4 - À mesma hora do dia anterior, repita o processo: separe cerca de 2/3 da mistura e guarde ela no mesmo pote usado ontem, conserve na geladeira. No fermento restante, misture a água e as farinhas. Volte a cobrir com o pano e reserve por mais 24 horas em um local ameno e calmo (fora da geladeira).

Dica: Nesse momento é normal o fermento apresentar água separada da mistura. Nesse caso, aumente um pouco a quantidade de farinha ou separe mais um pouco do que os 2/3 indicados.

6

No 5º dia e dias seguintes seu fermento caseiro será alimentado duas vezes ao dia, descansando somente 12 horas.

DIA 5 (1º parte) - À mesma hora de todo o dia, separe novamente 2/3 da mistura e guarde ela no mesmo pote usado nos dias anteriores, conserve na geladeira. No fermento restante, misture metade dos ingredientes indicados para esse dia (¼ de xícara de água filtrada, ¼ de xícara de farinha branca e ¼ de xícara de farinha integral), reservando o restante para depois. Volte a cobrir com o pano e reserve, desta vez, por 12 horas.

DIA 5 (2º parte) - Repita o procedimento anterior: retire uma parte do fermento (novamente 2/3) e alimente o restante com a outra metade da água e das farinhas reservadas para este dia. Volte a cobrir com o pano e amarre em redor. Reserve por 12 horas em um local ameno e calmo (fora da geladeira).

Dica: Se, neste dia, seu fermento não apresentar crescimento nem mais bolhinhas, reserve ele em um local mais quente.

Receita de Fermento caseiro para pão - Passo 6
7

DIA 6 (1º parte) - Novamente à mesma hora, separe 2/3 da mistura e guarde ela no pote habitual, na geladeira. No fermento restante, misture metade dos ingredientes indicados para esse dia (¼ de xícara de água filtrada, ¼ de xícara de farinha branca e ¼ de xícara de farinha integral), reservando o restante para depois. Volte a cobrir com o pano e reserve, desta vez, por 12 horas.

DIA 6 (2º parte) - Repita o procedimento anterior: retire uma parte do fermento (novamente 2/3) e alimente o restante com a outra metade da água e das farinhas reservadas para este dia. Volte a cobrir com o pano e amarre em redor. Reserve por 12 horas em um local ameno e calmo (fora da geladeira).

Dica: Neste dia seu levain deverá estar mais crescido e com algumas bolhas de ar, como na foto. No entanto isso depende da temperatura ambiente (quanto mais quente, melhor).

Receita de Fermento caseiro para pão - Passo 7
8

DIA 7 (1º parte) - Novamente à mesma hora, separe 2/3 da mistura e guarde ela no pote habitual, na geladeira. No fermento restante, misture metade dos ingredientes indicados para esse dia (¼ de xícara de água filtrada, ¼ de xícara de farinha branca e ¼ de xícara de farinha integral), reservando o restante para depois. Volte a cobrir com o pano e reserve, desta vez, por 12 horas.

DIA 7 (2º parte) - Repita o procedimento anterior: retire uma parte do fermento (novamente 2/3) e alimente o restante com a outra metade da água e das farinhas reservadas para este dia. Por fim, tampe com a própria tampa do pote e reserve na geladeira. Seu fermento natural está pronto para ser usado!

Dica: Se o seu fermento não cresceu nem borbulhou até agora, considere começar de novo.

Receita de Fermento caseiro para pão - Passo 8
9

Agora você sabe como fazer fermento de pão natural!. Se você ficou com dúvidas do preparo, confira nossa matéria completa: Fermento natural para pão, e veja também estas alternativas de receitas de fermento caseiro:

Faça seus maravilhosos pães caseiros, bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Dica: O descarte que você reservou na geladeira pode ser usado também para fazer pão ou ser usado como base para fazer mais fermento caseiro.

Receita de Fermento caseiro para pão - Passo 9
Imagem: spadespatula.com

Se você gostou da receita de Fermento caseiro para pão, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.

Qual a quantidade de fermento para um quilo de farinha de trigo?

Agora que você tem seu fermento natural pronto, está na hora da prova de fogo: usar ele no preparo de pão caseiro! Mas qual quantidade de fermento caseiro usar?

Na verdade não existe uma regra de quanto fermento caseiro usar numa receita de pão, pois a quantidade de fermento influencia o resultado final e isso depende da preferência de cada pessoa (se prefere um pão mais elástico, mas menos saboroso, se prefere um pão mais saboroso e menos elástico...). No entanto, o habitual é usar uma porcentagem de 10% a 30%. Ou seja:

  • Para 1 quilograma de farinha de trigo você pode usar de 100 a 300 gramas de fermento natural.

Suba a sua foto de Receita de Fermento caseiro para pão

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
73 comentários
A sua avaliação:
Maria Acelia Sehn
Quero aprender fazer fermento e pão caseiro
A sua avaliação:
Mariza
Preciso de uma receita de pão doce com levian
A sua avaliação:
Fábio
Eu quero tá recebendo a receita sempre
A sua avaliação:
Alina dos Santos Fernandes Correia 196822211
Gostei. Vou tentar. Um muito obrigado
A sua avaliação:
Rosangela De Sordi Afonso
Achei interessante, vou tentar.
Por ora, minha crítica é quanto ao uso dos pronomes.
É horrível de ler: guarde ela, usar ele
A sua avaliação:
Roberto Dafara
Quanto tempo esse fermento dura na geladeira comum e dá para secar, para durar mais???
Sara Silva
Oi Roberto, se você misturar água e farinha no fermento (1 colher de sopa será suficiente), pelo menos uma vez por semana, você conseguirá prolongar a durabilidade do fermento por quanto tempo quiser!
A sua avaliação:
Anelize Leize da Silva Cousso
Ola bm dia meu fermento nao esta com tantas bolinhas na lateral tem mais na parte de cima esta pronto para fazer o pao ou nao deu certo
Sara Silva
Oi Anelize, por vezes as bolhinhas de fermento são visíveis somente na parte de cima. Se você preparou o fermento do jeito indicado ele está pronto a usar, a consistência deverá ser um pouco gosmenta e o cheiro será forte. Se o seu fermento estiver muito mole, coloque um pouco mais de farinha (não adicione água) e reserve em temperatura ambiente até ao dia seguinte.
A sua avaliação:
RICARDO
Olá, no segundo dia, começou a cheirar como polvilho azedo, um cheiro bem forte, é assim mesmo, ou tem algo errado?
O Fermento tem um cheiro característico?
Sara Silva
Oi Ricardo, é normal o fermento conter um cheiro forte sim. Isso não significa que esteja estragado ou azedo, pelo contrário, significa que se iniciou o processo de fermentação e que está tudo certo!
A sua avaliação:
Vivian Rodrigues Gouvêia de Carvalho
oi bom dia. o fermento não precisa alimentado ???


A sua avaliação:
Nuno
Olá eu fiz fermento mas meu tem muita água fermento está encima água por baixo isto é normal
Sara Silva
Oi Nuno, você tem misturado bem após cada adição dos ingredientes?
Elizabeth Marinello Hassouni
Também acho que tem muita água e você não fala na descrição que tem que mexer durante o processo em sim deixar em descanso. Aliás por quanto tempo o primeiro fermento deve ficar em descanso até se formar por completo?
Sara Silva
Oi Elizabeth, saiba tudo sobre fermento caseiro nesta matéria: https://www.tudoreceitas.com/artigo-fermento-natural-para-pao-8949.html
A sua avaliação:
Cristiane
É mesmo 1 litro de água? Nas fotos parace ser bem menos.
Sara Silva
Sim, a quantidade de ingredientes está correta. As imagens são ilustrativas. Experimente e conte para nós o que você achou!
A sua avaliação:
Nina kowalcsuk
Após guardar na geladeira para o próximo pão eu terei que fazer o mesmo processo da primeira vez? Sempre que precisar fazer pão ?
Sara Silva
Oi Nina, não. O fermento que você guarda na geladeira pode usar direto no preparo de pão.
A sua avaliação:
Sérgio
Oi ,dia todo o processo e o pão, agora com o que sobrou reformei o fermento, posso deixar quantos dias até fazer o próximo pão, deixo fora da geladeira né,e aí é só usar e reformar de novo?
Sara Silva
Oi Sérgio, reserve o fermento que sobrou na geladeira até usar ele. Recomendamos guardar por até 1 semana na geladeira.
A sua avaliação:
Ataide pereira de Lima
Por quanto tempo posso quarda esse fermento??
Sara Silva
Oi Ataide, se você guardar o fermento dentro de um pote bem fechado na geladeira ele aguentará 1 mês.
A sua avaliação:
Ana
Aquele pouco de fermwnto que reserva pra proxima vez.Quantos dias pode fica sem reforma o fermento ??
Sara Silva
Oi Ana, o fermento que sobrou você guarda dentro de um pote na geladeira. Pode guardar ele por 1 mês antes de usar.
Ana
Twmho uma duvida fiz tudo certinho ai na segunda etapa que aguarda os dois dias ele nao fermentando mais fiz rudo certinho eaperei fermenta pra jogar metade e ai deixei os dois dias de descanso ..o que devo faze sera que nao deu ceeto ?
Sara Silva
Oi Ana, você deixou o fermento fermentando na bancada? Não pode guardar ele na geladeira durante este processo, por exemplo.
Ana
Eu gaurdei um pouco do fermento pronto para base ..quando for fazer pao denovo preciso acrescentar os ingredientes ? E depois epera quanto tempo pra fazer o pao?
Sara Silva
Oi Ana, você pode usar o fermento direito no preparo de pão 🙂
Ana
Meu fermento deu certo 🙌soh tenho uma duvida eu fiz o pao e guardei uma parte pra proxima vez e agora o que faço quando for fazer pao denovo? Preciao reforma e espera dois dias como na primeira vez ??
Sara Silva
Oi Ana. O fermento que sobrou você pode usar ele direto no pão, sem esperar dois dias. Experimente e suba foto do seu pão pronto!
Ana
A primwira vez que fermenta eu preciso mecher antes de joga metade ??
Sara Silva
Oi Ana. Sim, mexa e depois jogue metade fora. Continue preparando a receita com a outra metade que sobrar 🙂
Cecilia Teixeira
Porque temos que jogar metade fora!!
Ana
Nao estou conseguindo fazer
Nao sei no que estou errando .😓😥
Sara Silva
Oi Ana, o que deu errado?
Imagem: spadespatula.com
Imagem: spadespatula.com
1 de 8
Receita de Fermento caseiro para pão