Partilhar

Receita de Pão caseiro com fermento biológico

 
Por Nelia Oliveira, Redatora e editora no TudoReceitas. 29 maio 2020
Receita de Pão caseiro com fermento biológico

Pão é vida, não é mesmo? Por isso mostro para você como fazer pão caseiro de um jeito simples e fácil. Continue aqui no TudoReceitas e fique por dentro de todos os detalhes do preparo!

Esta é uma receita de pão caseiro com fermento biológico fresco, diferente do fermento químico (usado em receitas de bolos e biscoitos), o que significa que será necessário deixar o pão crescer para levedar. O resultado é um pão leve e fofinho para servir no seu café da manhã ou lanche!

Veja abaixo o passo a passo em fotos e prepare logo esta receita de pão caseiro fácil.

4 convidados 1h 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Pão caseiro sem fermento
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Desfaça o fermento em pedaços e dissolva em 1 xícara de água morna, isso é necessário para ativá-lo e conseguir fermentar a massa em boas condições.

Receita de Pão caseiro com fermento biológico - Passo 1
2

Em seguida coloque todos os ingredientes numa bacia: primeiro a farinha, o sal e o açúcar, depois abra um buraco ao centro e adicione aí a água com o fermento, a outra xícara de água, o ovo levemente batido e o óleo ou azeite.

Dica: Reserve a terceira xícara de água para depois de amassar a massa, pois poderá não ser necessário colocar toda a água.

Receita de Pão caseiro com fermento biológico - Passo 2
3

Comece misturando do centro para fora, em movimentos circulares, até incorporar todos os ingredientes. Amasse e sove por 5 minutos e, se a massa estiver muito seca, coloque mais um pouco de água até dar o ponto.

Receita de Pão caseiro com fermento biológico - Passo 3
4

Modele a massa em forma de bola, cubra com um pano e deixe crescer por 1 hora em um local calmo e sem correntes de ar. Depois polvilhe a massa com farinha, separe em porções menores e modele no formato desejado - esse será o formato dos seus pães caseiros.

Receita de Pão caseiro com fermento biológico - Passo 4
5

Coloque os pãezinhos em um tabuleiro de forno untado e enfarinhado, cubra com um pano e deixe crescer por mais 30 minutos - aproveite este tempo para pré-aquecer o forno em temperatura média (180ºC).

6

Antes de colocar os pães assando, faça um corte no topo deles, em forma de cruz e, se quiser, polvilhe um pouco de açúcar. Asse os pães por 20-40 minutos ou até dourarem, retire, deixe esfriar e estão prontos! Sirva no café da manhã ou lanche e bom apetite.

Procurando mais receitas de pão caseiro? Veja estas sugestões:

Dica: O tempo que os pães levam para assar depende do tamanho deles, por isso fique de olho após os primeiros 20 minutos.

Receita de Pão caseiro com fermento biológico - Passo 6

Se você gostou da receita de Pão caseiro com fermento biológico, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.

Suba a sua foto de Receita de Pão caseiro com fermento biológico

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Pão caseiro com fermento biológico

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Pão caseiro com fermento biológico
1 de 6
Receita de Pão caseiro com fermento biológico

Voltar ao topo da página