Partilhar

Receita de Pão com fermento caseiro

 
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 28 abril 2020
Receita de Pão com fermento caseiro

Fazer pão em casa é mais simples do que você imagina! O único segredo é dedicação, pois um pão caseiro, feito desde o zero (incluindo o preparo do fermento), exige tempo e persistência para chegar num bom resultado.

Esta receita de pão caseiro é para quem já tem seu fermento caseiro prontinho, também chamado de fermento natural, levain, massa madre, entre outros. O preparo é bem simples e não demora tanto tempo assim: se você começar preparando o pão com fermento caseiro pela manhã, ele já está pronto para ser saboreado na hora do lanche!

Na hora de fazer este pão artesanal você pode usar somente farinha de trigo ou farinha de trigo e centeio, como eu fiz. Confira abaixo todos os detalhes e passo a passo em fotos desta receita de pão de fermentação natural e experimente!

4 convidados 6h Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, No forno
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Fermento caseiro para pão
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Coloque a água numa vasilha e dissolva o fermento caseiro nela, usando uma colher de pau.

Dica: Evite usar recipientes e utensílios de inox no preparo do seu pão caseiro, pois esse material interfere no desenvolvimento da fermentação.

Receita de Pão com fermento caseiro - Passo 1
2

Adicione a farinha e misture muito bem com a colher. Quando a massa ficar muito difícil de misturar com a colher, coloque o sal e amasse com as mãos até incorporar toda a farinha.

Dica: Neste caso usei uma mistura de farinha de trigo om farinha de centeio, no entanto você pode usar somente farinha de trigo. Nesse caso prefira usar farinha de trigo tipo 1, que é a mais indicada para o preparo de pão.

Receita de Pão com fermento caseiro - Passo 2
3

Misture muito bem até obter uma massa de pão consistente, sem grumos e um pouco grudenta. Ajeite em forma de bola, cubra com um pano e deixe repousar por 30 minutos.

Dica: Nessa fase a massa não vai desgrudar da vasilha, isso é normal porque ela precisa fermentar para ganhar firmeza.

Receita de Pão com fermento caseiro - Passo 3
4

Seguidamente faça algumas dobras na massa, puxando as bordas para o centro, como na fotografia. Faça isso em redor de toda a massa, 2 a 3 vezes, depois volte a cobrir com um pano e deixe repousar por mais 30 minutos. Repita o procedimento por mais 2 a 3 vezes, com intervalos de 30 minutos.

Dica: Essas dobras na massa substituem a sova tradicional. Desse jeito você incorpora ar na massa sem muito esforço.

Receita de Pão com fermento caseiro - Passo 4
5

Após as dobras, a massa já estará mais consistente e elástica. Transfira-a para um cesto de fermentação (banneton), polvilhado com farinha, ou para uma vasilha forrada com um pano e também polvilhada com farinha, como na foto. Cubra com um pano e reserve por 2 horas em um local ameno e abrigado, para que a massa cresça.

Dica: Polvilhe o pão com farinha ou unte-o com óleo ou azeite, para evitar que fique ressequido.

Receita de Pão com fermento caseiro - Passo 5
6

Seu pão de fermento natural está agora pronto para assar! Para isso, comece por pré-aquecer o forno nos 200-250ºC, por 20 minutos, com uma panela de ferro ou de barro no interior. Retire a panela do forno e, com cuidado, transfira a massa do pão para dentro dela. Faça alguns cortes na superfície do pão.

Dica: Não amasse nem sove a massa do pão na hora de o colocar na panela, para preservar o ar no interior da massa.

Receita de Pão com fermento caseiro - Passo 6
7

Tampe a panela com a própria tampa e coloque no forno a 200ºC, com calor em cima e em baixo, por 15-20 minutos. Depois destampe e deixe o pão no forno, dentro da panela, por mais 10-15 minutos ou até dourar.

Dica: Cozer o pão dentro de uma panela favorece a criação de vapor, o que resulta num pão mais úmido e fofinho.

Receita de Pão com fermento caseiro - Passo 7
8

Retire o pão da panela e deixe esfriar antes de cortar. Desfrute deste maravilhoso pão com fermentação natural, você vai perceber que ele é bem macio e saboroso. Diga nos comentários o que você achou e bom apetite!

Agora que você sabe como fazer pão, confira também estas receitas de pão caseiro:

Receita de Pão com fermento caseiro - Passo 8

Se você gostou da receita de Pão com fermento caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.

Bibliografia

Suba a sua foto de Receita de Pão com fermento caseiro

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Pão com fermento caseiro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Pão com fermento caseiro
1 de 9
Receita de Pão com fermento caseiro

Voltar ao topo da página