Pão simples

Receita de Fermento massa madre

Letícia Lima
Por Letícia Lima, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 1 abril 2020
Receita de Fermento massa madre

Todo o mundo que planeja preparar pão caseiro precisa de conhecer a receita de fermento massa madre. Essa é uma mistura de fermentação natural que faz toda a diferença na hora de conseguir um pão com sabor e textura excecionais. Ao ter fermento massa madre não irá necessitar mais de comprar fermento biológico para usar em suas receitas de pão, pois ele substitui esse produto industrializado de um jeito bem mais saudável e natural. Confira abaixo a receita de fermento massa madre e aprenda a preparar com o TudoReceitas.com!

1 convidado 24h Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Sem cocção

Ingredientes para fazer Fermento massa madre:

Também lhe pode interessar: Fermento caseiro para pão

Como fazer Fermento massa madre:

1

O primeiro passo do fermento massa madre é dissolver o fermento biológico em um pouco da água morna.

Receita de Fermento massa madre - Passo 1
2

Coloque a farinha peneirada em uma tigela grande e acrescente o fermento dissolvido. Adicione a água restante e misture com as mãos. O resultado deverá ser uma massa bem grudenta mas sem grumos.

Receita de Fermento massa madre - Passo 2
3

Depois de misturar muito bem cubra a tigela e deixe repousar em um local ameno, sem correntes de ar, durante 12 horas. É importante respeitar esse tempo para que o fermento se forme naturalmente.

Receita de Fermento massa madre - Passo 3
4

Depois do tempo indicado seu fermento massa madre está pronto a ser usado! Use a quantidade indicada na receita de pão que irá preparar. Geralmente é necessário apenas metade, por isso você pode reservar o restante na geladeira e continuar usando como fermento em suas receitas de pão.

Experimente preparar o pão de espelta e mel e o pão ciabatta original com esse fermento e diga-nos o que achou. Bom apetite!

Dica: Desde que guardado na geladeira esse fermento não tem prazo de validade.

Receita de Fermento massa madre - Passo 4

Se você gostou da receita de Fermento massa madre, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.

Fotos de Fermento massa madre

Suba a sua foto de Receita de Fermento massa madre

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
9 comentários
A sua avaliação:
Fátima Ávila
Olá, tenho uma receita de pão italiano, que vai a massa madre e o fermento biológico, posso fazer assim? Colocar os dois ?
Equipe TudoReceitas
Oi Fátima, pode sim. Nessa nossa receita de pão ciabatta italiano também vai massa mãe e fermento biológico: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-pao-ciabatta-original-6256.html
A sua avaliação:
ANDREA ANDRADE
Isso não é massa madre, tão pouco fermentação natural. Fermento natural é feito a base de água e farinha, com um tempo de no mínimo 8 dias para se obter um fermento forte, que daí sim poderá ser usado para fazer pães de fermentação natural!
Equipe TudoReceitas
Oi Andrea, existem várias formas de preparar fermento massa madre, umas mais rápidas que outras. Esse jeito que você indicou nós também ensinamos a preparar, a receita está aqui: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-fermento-caseiro-para-pao-4070.html
A sua avaliação:
Richard
Olá eu fiz a receita e minha massa madre cresceu muito antes das 12 horas tem alguma possibilidade de eu utiliza-la antes desse tempo indicado?
Sara Silva
Oi Richard, o ideal é deixar a massa madre crescer por 5 dias, pois ela não terá estrutura suficiente para ser usada como fermento antes desse tempo, mesmo que cresça muito.
A sua avaliação:
Edson

Oi Sara,qual a quantidade de água e fermento e farinha para fazer a massa madre.
Sara Silva
Oi Edson, essa informação está no início da receita:
550 gramas de farinha para pão (tipo 1)
400 mililitros de água morna
5 gramas de fermento biológico fresco
A sua avaliação:
Paulo Roberto
Bom dia, gostaria de saber se uma vez que usado e guardado, esse fermento pode ser alimentado?
Se sim, qual será a proporção da alimentação?
Desde de já agradeço!!
Sara Silva
Oi Paulo, pode sim! Saiba tudo sobre este fermento nesta matéria: https://www.tudoreceitas.com/artigo-fermento-natural-para-pao-8949.html
A sua avaliação:
Ave
É possível fazer mais massa madre a partir da já feita? ou seja utilizar a propria massa madre ja feita para produzir mais, sem a necessidade de utilizar e comprar mais fermento biológico?
Sara Silva
Oi Ave, isso é possível sim! Nesse caso reserve um pouco da massa madre na geladeira (bastam 10-20 gramas) e, todas as semanas, misture nela 1 colher de sopa de farinha e 1 colher de sopa de água. Conserve na geladeira para controlar o crescimento. Saiba mais sobre massa madre nesta receita: https://www.tudoreceitas.com/artigo-fermento-natural-para-pao-8949.html
A sua avaliação:
Maria
Que quantidade deste fermento se usa para 1 kg de farinha? O restante vai para a geladeira e depois usa-se direto? Não precisa fazer mais nada? Muito obrigada
Sara Silva
Oi Maria, após preparar o fermento pode usar entre 100 a 300 gramas dele no preparo de pão, veja esta receita: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-pao-levain-9259.html
O restante você guarda na geladeira. Para voltar a usar, deixe em temperatura ambiente, colocando 60 ml de água e 60 gramas de farinha, uma vez ao dia, durante 2 dias e estará pronto para usar!
A sua avaliação:
Palmira Pereira
A sobra do fermento pode congelar -se? Por quanto tempo? Obrigada
Sara Silva
Oi Palmira, não aconselhamos congelar. O ideal é guardar na geladeira por até 5 dias.
A sua avaliação:
Teresa Ramalho
só tenho fermento seco (farmipan), que quantidade corresponde aos 5 gramas de fermento biológico fresco.
Agradeço antecipadamente,
Teresa Ramalho
Sara Silva
Oi Teresa, no caso você precisa usar cerca de um terço de sachê desse fermento.
Foto postada por Richard:Crescimento do polegar para o indicador em 4hrs ,tenho medo de ter dado errado
1 de 6
Receita de Fermento massa madre