menu
Partilhar

Receita de Geleia de bergamota

 
Por Andréa Porto, Colaboradora. 16 junho 2021
Receita de Geleia de bergamota

Bergamota é uma fruta cítrica, de cor alaranjada e sabor doce, que também é conhecida por outros nomes (como tangerina, mexerica, laranja-cravo, poncã...), dependendo da região e de algumas características como aspectos e aromas.

Com a oferta dessa fruta na estação, que tal inovar e preparar uma geleia de bergamota? Com poucos ingredientes, você terá uma deliciosa geleia para colorir e trazer mais sabor ao seu café da manhã ou até como base para molhos em suas refeições.

Vamos aprender como fazer geleia de bergamota deliciosa aqui no TudoReceitas? Acompanhe abaixo as fotos do passo a passo com as instruções!

4 convidados 45m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido
Ingredientes para fazer Geleia de bergamota:
Também lhe pode interessar: Geleia de mexerica simples
Como fazer Geleia de bergamota:
1

Separe os ingredientes necessários para preparar a geleia de bergamota caseira. As bergamotas precisam estar maduras para garantir o sabor acentuado e adocicado próprio da fruta.

Receita de Geleia de bergamota - Passo 1
2

Descasque todas as frutas e reserve um pedaço pequeno de casca (se quiser) para acrescentarmos à geleia.

Receita de Geleia de bergamota - Passo 2
3

Limpe todos os gomos, retirando as partes brancas e as sementes - esse é um dos truques importantes de como tirar o amargo da geleia de bergamota. Corte os gomos em 3 ou 4 partes e reserve.

Receita de Geleia de bergamota - Passo 3
4

Corte um pedaço de casca de bergamota em tirinhas bem fininhas, se quiser acrescentar na geleia.

Dica: antes de cortar as cascas em tirinhas, retire todos os filamentos brancos.

Receita de Geleia de bergamota - Passo 4
5

Se optar por incluir as tirinhas de casca da fruta, será necessário levá-las para ferver com água 3 vezes pelo menos (trocando a água todas as vezes) para evitar que deixe gosto amargo no seu doce.

Receita de Geleia de bergamota - Passo 5
6

Numa panela média junte os gomos picados, as cascas da fruta já aferventadas e escorridas, os cravos da Índia, a canela em pau e o açúcar. Deixe cozinhando em fogo alto e, quando começar a fervura, diminua o fogo e deixe cozinhando por cerca de 35-40 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela.

Dica: dependendo da acidez da fruta, pode ser que seja necessário acrescentar mais açúcar, portanto prove enquanto cozinha para saber se será preciso.

Receita de Geleia de bergamota - Passo 6
7

A geleia estará no ponto certo quando não escorrer com facilidade da colher e sua consistência estiver bem cremosa e com brilho, como na foto. Desligue o fogo e sua geleia de bergamota está pronta!

Dica: à medida que for cozinhando, retire o excesso de espuma que se formar para evitar o gosto amargo na geleia de bergamota.

Receita de Geleia de bergamota - Passo 7
8

Espere esfriar para servir numa compoteira. Se quiser, guarde-a ainda quente, num pote de vidro esterilizado, bem fechado, para que tenha mais durabilidade.

Receita de Geleia de bergamota - Passo 8
9

Esperamos que tenha aprovado nossas dicas e o resultado final de como fazer geleia de bergamota com casca! Sirva a geleia com torradas ou biscoitos ou até como acompanhamento de carnes assadas. Experimente e bom apetite!

Procurando mais receitas feitas com bergamota? Veja:

Receita de Geleia de bergamota - Passo 9

Se você gostou da receita de Geleia de bergamota, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Doces e geleias.

Suba a sua foto de Receita de Geleia de bergamota

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Geleia de bergamota
1 de 10
Receita de Geleia de bergamota

Voltar ao topo da página