Doces e geleias

Receita de Geleia de mexerica simples

Nélia Oliveira
Por Nélia Oliveira, Redatora no TudoReceitas. 13 fevereiro 2018
Receita de Geleia de mexerica simples

Mexerica, tangerina, bergamota, poncã (ou ponkan)... esta frutinha cítrica recebe vários nomes mas uma coisa é certa: é uma delícia! Rica em vitamina C, A, ácido fólico e com menos açúcar que a laranja, vale a pena aproveitar a mexerica para preparar uma geleia caseira para o café da manhã ou lanche. Quer descobrir como fazer? No TudoReceitas te ensinamos a preparar esta receita de geleia de mexerica simples passo a passo, não tem como errar! Confira abaixo o passo a passo e delicie-se.

8 convidados 45m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido
Ingredientes para fazer Geleia de mexerica simples:
Também lhe pode interessar: Geleia de framboesa caseira
Como fazer Geleia de mexerica simples:
1

Nesta receita usamos mexerica sem casca, sem sementes com o mínimo da parte branca. Assim conseguimos uma geleia caseira bem docinha e sem nenhum travo amargo. No entanto, se você preferir um sabor mais intenso, rale a casca de uma das mexericas e cozinhe junto com a fruta no passo seguinte.

Receita de Geleia de mexerica simples - Passo 1
2

Leve ao fogo uma panela com água e espere ferver. Depois junte a fruta e cozinhe por 5 minutos. Retire do fogo, escorra e água e repita o procedimento por mais 3 vezes. Desse jeito conseguimos eliminar o gosto amargo da fruta.

Receita de Geleia de mexerica simples - Passo 2
3

Depois do passo anterior, coloque a mexerica no liquidificador e bata muito bem até obter um suco liso.

Receita de Geleia de mexerica simples - Passo 3
4

Coloque o suco da mexerica na panela, desta vez sem adicionar água, e junte o suco de limão. Misture e junte o açúcar.

Receita de Geleia de mexerica simples - Passo 4
5

Cozinhe a geleia de mexerica em fogo médio mexendo sempre para evitar que grude no fundo. O ideal é deixar cozinhar por 30 minutos.

Dica: Prove a geleia para saber se está ao seu gosto.

Receita de Geleia de mexerica simples - Passo 5
6

Depois do passo anterior deixe a geleia de mexerica repousar por 15 minutos, para que esfrie e fique em temperatura ambiente. Coloque em frascos de vidro e reserve na geladeira.

Dica: Se você quiser conservar a geleia de mexerica coloque-a em frascos de vidro esterilizados, tampe bem, ferva em água por 5 minutos, retire e deixe esfriar com a tampa virada para baixo.

Receita de Geleia de mexerica simples - Passo 6
7

Desfrute desta receita de geleia de mexerica simples no pão caseiro ou com torradinhas e diga nos comentários o que você achou!

Se você procura mais receitas com esta fruta confira estas sugestões deliciosas:

Receita de Geleia de mexerica simples - Passo 7

Se você gostou da receita de Geleia de mexerica simples, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Doces e geleias.

Suba a sua foto de Receita de Geleia de mexerica simples

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
5 comentários
A sua avaliação:
Aline
Ficou incrível! Deu super certo, mt obrigada!
A sua avaliação:
Yara Teles
Fizemos com as mexericas do quintal e virou caramelo 😅😅
Acredito que na nossa panela e fogão o tempo deva ser entre 15 e 20 min, pois passou do ponto e virou uma balinha (que não deixou de ser gostosa, ficou bom :D
Amanhã vamos tentar com menos tempo de cozimento!
Sara Silva
Oi Yara, obrigada pelo seu comentário! Se a geleia ficou nessa consistência ela com certeza passou do ponto. Tente novamente, desta vez deixando menos tempo no fogo.
A sua avaliação:
Mariane
Na foto do passo dois mostra os gomos na água inteiros....mas no passo um diz que é sem casca e sem sementes. Em qual passo foram retirados as sementes?!
Sara Silva
Oi Mariane, nesta receita a mexerica usada continha poucas sementes, por isso a cozinheira não retirou sementes de alguns dos gomos. Quanto à casca, é necessário retirar somente a casca laranja exterior, não é necessário retirar a pele dos gomos. Experimente esta receita e conte para nós o que você achou!
A sua avaliação:
Juliana
Fiz com as morgotas (como nomeamos uma espécie de bergamota que temos aqui no RS, maiores e mais doces) que tenho no quintal. Ficou ótimo! Nem um pouco amarga... pessoal adorou!!!
A sua avaliação:
Rafael
Informações úteis. Cada mexerica tem, em média, 10 gramas a cada gomo. Para facilitar o cozimento, preaqueça água na chaleira antes para facilitar a troca. Para retirar a parte branca da mexerica, raspe delicadamente com uma faca pequena, de serra.
Sara Silva
Oi Rafael, agradecemos suas dicas preciosas! Continue dizendo o que você acha das nossas receitas 🙂
1 de 8
Receita de Geleia de mexerica simples