Cremes doces

Receita de Jericallas

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Redatora no TudoReceitas. Atualizado: 1 abril 2020
Receita de Jericallas

Diz-se que esta sobremesa mexicana foi criada nas cozinhas de um antigo orfanato em Guadalajara. O nome do doce é atribuído à freira Jerica, a criadora desta receita de sobremesa fantástica. Se você está desejando comer algo doce e tradicional da gastronomia do México, continue no TudoReceitas e aprenda como fazer jericallas de Guadalajara passo a passo.

4 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Banho-maria, Receitas mexicanas

Ingredientes para fazer Jericallas:

Também lhe pode interessar: Gorditas mexicanas doces

Como fazer Jericallas:

1

O primeiro passo para cozinhar jericallas ao estilo de Guadalajara é reunir todos os ingredientes e utensílios necessários para facilitar o processo.

Dica: O leite evaporado não é mesmo que leite condensado nem creme de leite. É simplesmente leite que ferveu até reduzir, ficando levemente doce e menos líquido.

Receita de Jericallas - Passo 1
2

Separe as claras e as gemas em duas tigelas diferentes. Para esta receita necessitamos apenas as gemas, mas você pode usar as claras para preparar outra receita, como essa pavlova de frutas vermelhas.

Receita de Jericallas - Passo 2
3

Bata as gemas vigorosamente com o açúcar e a essência de baunilha até o açúcar dissolver completamente.

Receita de Jericallas - Passo 3
4

Esquente o leite integral e o leite evaporado com a canela em uma panela no fogo médio. Quando ferver, desligue o fogo. Separe meio copo de leite e dissolva nele o amido de milho.

Receita de Jericallas - Passo 4
5

Junte nas gemas batidas o leite com o amido de milho dissolvido e mexa, para igualar a temperatura e evitar as gemas cozam. De seguida, adicione essa mistura no leite restante e mexa delicadamente.

Receita de Jericallas - Passo 5
6

Despeje a mistura em quatro forminhas individuais e coloque-as em uma panela tampada e com água quente (o suficiente para cobrir as formas até metade). Cozinhe em banho-maria por 40 minutos ou até as jericallas de Guadalajara ficarem bem cozidas. Retire do fogo.

Receita de Jericallas - Passo 6
7

Assim que esta sobremesa mexicana simples esfriar, leve à geladeira por, pelo menos, 1 hora antes de servir. Suas jericallas de Guadalajara estão prontas a comer!

Se gostou dessa sobremesa mexicana, veja também como preparar buñuelo mexicano.

Recomendamos que você experimente este doce mexicano e, se você tem qualquer dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário abaixo. Bom apetite!

Dica: As Jericallas de Guadalajara são mais gostosas quando estão geladas, mas você pode servi-las quentes, se desejar.

Receita de Jericallas - Passo 7

Se você gostou da receita de Jericallas, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cremes doces. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas mexicanas.

Suba a sua foto de Receita de Jericallas

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
5 comentários
A sua avaliação:
Cristina Cainelli Silveira
as forminhas que vão ao banho maria podem ser de plástico?
Sara Silva
Oi Cristina, não podem ser de plástico porque o plástico derrete em banho-maria. Faça com forminhas de inox, vidro temperado ou cerâmica que possa ir no forno. Experimente esta sobremesa e conte para nós o que você achou!
A sua avaliação:
tamara
adorei essa sobremesa mexicana facil, fiz cá em casa e todos elogiaram. gostaria de receber mais receitas de sobremesas mexicanas simples
A sua avaliação:
Wagner Lara
Olá. Gostaria de fazer essa receita. Mas ninguém conhece esse leite evaporado por aqui. Ele pode ser substituído por outro produto, ou (pela sua resposta a outro que perguntou) não seria o leite condensado light ?
Sara Silva
Oi Wagner, o leite evaporado não é a mesma coisa que leite condensado porque é menos doce e mais líquido. Você pode preparar ele facilmente em casa seguindo esta nossa receita: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-leite-evaporado-caseiro-6220.html
A sua avaliação:
Tom
Muito legal mas nao sei o q é leite evaporado e 2OVO. Obrigado pela compreensão
Sara Silva
Oi Tom, o leite evaporado você encontra no supermercado perto do leite condensado. É um produto semelhante ao leite condensado, porém sem adição de açúcar. 2 ovo é simplesmente 2 ovos. Experimente esta sobremesa mexicana e conte para nós o que você achou!
A sua avaliação:
Delcio
Muito deliciosa e fácil de preparar. Não precisa de muitos ingredientes para criar essa deliciosa iguaria.del
Sara Silva
Oi Delcio, é isso mesmo! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas receitas 🙂
1 de 8
Receita de Jericallas