Partilhar

O que é o banho-maria

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora no TudoReceitas. Atualizado: 17 abril 2019
O que é o banho-maria

Com certeza você já leu em algum livro de culinária ou portal de receitas a expressão "banho-maria", mas o que é banho maria e para que serve? Aqui no TudoReceitas explicamos tudinho para você!

Muitas receitas indicam que algo deve ser derretido ou cozinhado "em banho-maria", mas nem sempre existe uma explicação mais pormenorizada do que isso significa. Este método é usado com muita frequência em receitas de chocolate, pudim, leite creme e outras preparações. O banho-maria pode ser no forno, você pode improvisar banho-maria no fogão, fazer banho-maria invertido... continue lendo este artigo e descubra o que é o banho-maria, para que serve e como fazer!

Também lhe pode interessar: Receita de Merengue suíço em banho-maria

O que é o banho-maria?

Tecnicamente o banho-maria consiste em aquecer ingredientes que não podem ser expostos diretamente no fogo ou que não podem ferver. Para fazer banho-maria você precisa colocar o ingrediente dentro de um recipiente que, por sua vez, é colocado dentro de um outro recipiente contendo água quente ou fervente. Deste modo o banho-maria permite derreter, cozinhar ou esquentar os ingredientes de forma lenta e uniforme.

Talvez você nunca tenha reparado nisso mas o banho-maria é muito observado, por exemplo, em cantinas escolares e restaurantes take-away para manter a comida quente até ao momento de ser servida ou vendida.

Na cozinha, o banho-maria é muito usado para derreter chocolate, cozinhar pudim, cozer leite condensado, entre outros preparos. Confira abaixo os diferentes tipos de banho-maria:

  • Banho-maria no fogão
  • Banho-maria no forno
  • Banho-maria de microondas
  • Banho-maria invertido

A origem do 'banho-maria'

A técnica do banho-maria é uma das formas mais antigas de cozinhar, por isso ela faz parte de vários livros de culinária francesa onde é chamada de 'bain-marie'.

Acredita-se que a expressão faz referência a uma alquimista judia que viveu entre os séculos XIII e XIV a.C, chamada Maria, e que utilizava uma panela de cobre para que a água se mantivesse por mais tempo enquanto fazia seus experimentos. Outras teses defendem que o nome do método é uma referência à Virgem Maria, uma vez que o termo evoca "o mais doce dos cozimentos".

Dica: O conceito de banho-maria que explicamos neste artigo não corresponde exatamente ao conceito de banho-maria laboratório.

O que é o banho-maria - O que é o banho-maria?

Banho-maria no fogão

O banho-maria no fogão é o método mais popular de fazer banho-maria. É interessante saber como fazer banho-maria no fogão sobretudo se você quer preparar um pudim assado e não tiver forno. O banho-maria no fogão também é útil para derreter e temperar chocolate, fazer leite condensado cozido, para acondicionar conservas caseiras e mais.

Veja como fazer banho-maria no fogão:

  1. Coloque água numa panela até a água ocupar cerca de 1/3 da capacidade total da panela;
  2. Coloque o ingrediente ou preparo que pretende derreter, esquentar ou cozinhar dentro de um recipiente próprio para banho-maria ou num recipiente resistente ao calor (exemplo: tigela de vidro ou inox), com o mesmo diâmetro que a panela ou ligeiramente inferior (como na foto);
  3. Encaixe o recipiente com o alimento dentro ou por cima da panela com água - este recipiente não deve encostar na água da panela;
  4. Leve ao fogo baixo e espere a água no interior da panela ferver ou esquentar o suficiente para atuar no alimento que se pretende derreter, esquentar ou cozinhar.

Dica: O banho-maria no fogão é indicado sobretudo para alimentos delicados como o chocolate e a gelatina. Ele também é chamado de banho-maria na panela.

O que é o banho-maria - Banho-maria no fogão

Banho-maria no forno

Além do banho-maria no fogão é possível fazer banho-maria no forno. Neste caso a intenção é cozinhar em banho-maria um alimento durante longos minutos ou algumas horas, pois a temperatura a que o alimento é exposto é superior ao que acontece com o banho-maria no fogão ou no microondas.

O banho-maria no forno é usado sobretudo para cozinhar preparações com grande quantidade de ovos, como é o caso dos pudins, ou para fazer o crème brûlée tradicional (leite creme francês).

Veja como fazer banho-maria no forno:

  1. Coloque a mistura que pretende cozinhar dentro de um ou vários recipientes que possam ir no forno (exemplos: ramekins de cerâmica e assadeiras de vidro);
  2. Coloque esses recipientes com a mistura dentro de um recipiente maior (exemplo: assadeira de vidro ou de inox);
  3. Acrescente água no recipiente maior, de forma a que a água cubra cerca de 1/3 dos recipientes menores - lembre que, quando a água ferver, ela não deve entrar em contacto com a mistura nos recipientes menores;
  4. Leve ao forno na temperatura indicada na receita e deixe cozinhar até a mistura passar no teste do palito.
O que é o banho-maria - Banho-maria no forno

Banho-maria de microondas

Outro método para fazer banho-maria é no microondas. Ele é válido também para cozinhar alimentos ou preparações culinárias com a vantagem de ser mais rápido que o banho-maria de fogão e que o banho-maria de forno. Com este método simples você pode preparar, por exemplo, uma receita de pudim de microondas.

Veja como fazer banho-maria no microondas:

  1. Coloque a mistura que pretende cozinhar dentro de um recipiente resistente ao calor e que possa ir no microondas (exemplo: tigela de vidro temperado, ramekin de cerâmica, forma de silicone);
  2. Coloque o recipiente do passo anterior dentro de um recipiente maior e que também possa ir no microondas;
  3. Adicione um pouco de água no recipiente maior (a água não deve cobrir mais de 1/3 do recipiente menor);
  4. Leve ao microondas em temperatura média ou baixa durante alguns minutos, até a mistura cozinhar e passar no teste do palito.

Dica: Lembre que o inox e o alumínio não podem ir no microondas!

O que é o banho-maria - Banho-maria de microondas

Banho-maria invertido

Por fim, o banho-maria pode ainda ser feito no gelo para interromper cozimentos e esfriar uma preparação de forma gradual e indireta, o contrário do que acontece com os restantes tipos de banho-maria - por isso ele recebe o nome de 'banho-maria invertido'.

O molho holandês é um tipo de receita que requer o uso desta técnica, que também pode ser usada para esfriar mais rapidamente uma calda de bolo preparada no fogo, por exemplo.

Veja como fazer banho-maria invertido:

  1. Coloque gelo ou água bem fria em um bowl grande, de forma a ocupar cerca de 1/3 da capacidade total;
  2. Acomode dentro do bowl anterior o recipiente com a preparação ou alimento que você pretende esfriar ou cessar o cozimento;
  3. Mexa a preparação ou alimento para que ele esfrie mais depressa. Ao fim de alguns minutos, estará pronto.
O que é o banho-maria - Banho-maria invertido

Receitas de banho-maria

Agora que você sabe como é banho-maria, nada melhor que colocar a teoria em prática! Confira estas receitas com banho-maria que mostram para você como esta técnica é útil na cozinha e faz toda a diferença no preparo de alimentos com a consistência certa:

Boas receitas!

O que é o banho-maria - Receitas de banho-maria

Se gostou do artigo O que é o banho-maria, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Escrever comentário sobre O que é o banho-maria

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
EVANILDE
muito boa essa matéria sobre banho-maria, achei bem completa e esclareceu minha dúvidas de sobre como fazer banho-maria em casa. Grata!
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Evanilde, que bom que você gostou de saber o que é banho-maria! Continue no nosso portal para saber mais acerca de técnicas de cocção 🙂

O que é o banho-maria
1 de 7
O que é o banho-maria

Voltar ao topo da página