Receita de Mocotó gaúcho


O mocotó tem suas origens nas charqueadas, estâncias e estalagens, onde os escravos aproveitavam as sobras dos animais, estabelecendo a tradição de consumir partes menos nobres.
O mocotó gaúcho, um prato típico do Rio Grande do Sul, é feito com pata de boi, bucho e feijão branco, podendo também incluir linguiça e bacon.
Hoje, no TudoReceitas, você vai aprender o passo a passo para preparar este delicioso prato.
Ingredientes:
Utensílios:
- Panela de pressão
- Panela grande
- Tábua de corte de alimentos
- Faca
- Concha
- Tigela de barro
- Colher de pau
- Colher de sopa
Como fazer Mocotó gaúcho:
Comece separando os ingredientes. Compre a pata bovina já cortada no açougue. Corte a cebola em cubos pequenos e a cebolinha em rodelas finas. Corte a azeitona em pedaços pequenos. Corte o bacon em cubos. O bucho, corte em quadrados pequenos. Separe os temperos de sua preferência.
Dica: Prefira a cebola branca para esse preparo. Lave bem a pata bovina e o bucho.

Feito isso, em um panela de pressão com o fogo de médio para alto, coloque o feijão branco e o bucho para cozinhar. Cubra com água e deixe cozinhar por no mínimo 60 minutos depois de pegar pressão. O bucho e o feijão precisam estar bem cozidos.
Dica: Coloque sal e um pouco dos temperos de sua preferência para agregar sabor aos ingredientes.

Corte a linguiça toscana em rodelas. Assim o sabor da linguiça ficará mais presente no preparo.
Dica: A linguiça toscana pode ser substituída pela linguiça calabresa ou outra de sua preferência.

Em uma panela grande coloque óleo de soja, a cebola branca picada e o bacon. Deixe fritar e mexa para a cebola soltar líquidos. Depois que o bacon estiver frito, acrescente a linguiça toscana e deixe fritar. Mexa bem para incorporar os sabores.
Dica: Use uma colher de pau nessa etapa. Mexa com delicadeza para preservar os ingredientes inteiros.

Feito isso, retire o feijão branco e o bucho da panela de pressão e acrescente à panela com a linguiça e o bacon. Deixe refogar e acrescente o caldo do feijão para ferver. Acrescente sal e os temperos de sua preferência. Deixe ferver e mexa sempre para não grudar no fundo da panela. Depois que o feijão ferver, desligue o fogo e reserve.
Dica: Use uma panela grande e lembre-se que todo o restante do preparo será feito nessa panela.

Enquanto o feijão ferve, na panela de pressão coloque a pata bovina para cozinhar. Cubra com água e assim que pegar pressão, deixe cozinhar por no mínimo 40 minutos. O mocotó precisa estar macio, soltando do osso. Acrescente sal e temperos a gosto. Deixe o fogo de médio para alto.

Depois do tempo de cozimento, abra a panela com a pata bovina. Acrescente ela à panela com os ingredientes já temperados e um pouco do caldo do cozimento. Acrescente sal e temperos, a cebolinha verde e as azeitonas. Deixe ferver novamente. Assim que ferver desligue.

Seu mocotó gaúcho está pronto para servir. Prefeito para comer em dias frios acompanhado de um pãozinho com azeite. Faça essa receita e nos conte o que achou.

Se você gostou da receita de Mocotó gaúcho, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de cozido.
Outras opções de pratos gaúchos
A cozinha gaúcha é muito rica e cheia de sabores. Agora que você já aprendeu a preparar este delicioso mocotó gaúcho que tal se aventurar em outros pratos gaúchos? Veja abaixo algumas opções que separamos para você:
Valor nutricional
(por pessoa)
- Calorias: 69 kcal
- Proteínas: 42 g
- Gorduras: 5 g
- Carboidratos: 24 g
- Fibra: 5 g