Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 22 junho 2023
Imagem: fernandoluzio.com.br
O caldo de mocotó é uma receita que faz parte da história e tradição brasileiras, sobretudo no estado do Rio de Janeiro, onde era servido como primeira refeição do dia. O caldo de mocotó tradicional é bem nutritivo e garante uma refeição completa e reconfortante, vai bem sobretudo nos dias frios de inverno.
Mas o que é motocó? A palavra deriva de 'mukoto', originária do quimbundo e, neste caso, significa pata de bovino ou pata de boi (sem o casco). Se você está procurando como preparar um mocotó de boi, continue aqui no TudoReceitas! Abaixo mostramos fotos de caldo de mocotó passo a passo para que você prepare sem erro do mesmo jeito que nossas vovós faziam.
Esta receita de caldo de mocotó pode também ser incluída no cardápio de caldos para vender em bar, com certeza será um sucesso, sobretudo à hora do almoço! Veja como como se faz mocotó e experimente logo.
Comece cozinhandoo mocotó já limpo na panela de pressão com água, sal, coentro e louro por 45 minutos após pegar pressão. Desse jeito você garante que a pata de boi fica macia e saborosa.
Dica: Se você quiser pode usar mocotó congelado, apenas deixe descongelar antes de cozinhar na pressão.
Imagem: reprodução/primalbrasil.com.br
2
Após esse tempo retire o mocotó da panela e pique a carne em pedaços. Coe o caldo da cozedura e coloque no liquidificador junto com metade da carne. Bata muito bem, até virar um caldinho liso, e devolva à panela.
Imagem: reprodução/receitaspaleo.blogspot.pt
3
Noutra panela refogue a cebola e os alhos picados no azeite. Quando a cebola estiver macia adicione o tomate picado e cozinhe por 5 minutos ou até murchar. Bata esse refogado no liquidificador e coloque na panela também.
4
Esquente o caldo na panela em fogo médio e coloque a restante carne picada junto com os temperos: o açafrão, o colorau, sal e pimenta a gosto. Deixe ferver por 5-10 minutos, para apurar o sabor desse caldo de mocotó simples, e está pronto!
5
Sirva igual à imagem de caldo de mocotó, com cebolinha picada, a garanto que todo o mundo vai gostar. Bom apetite!
Dica: Quando preparar esta sugestão suba sua foto de mocotó nos comentários!
Imagem: reprodução/fernandoluzio.com.br
Se você gostou da receita de Caldo de mocotó, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Caldos. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.
Pães para comer com o seu caldo de mocotó
Agora que você já sabe fazer essa receita de caldo de mocotó, você pode combinar com uma infinidade de pães. Separamos as nossas opções preferidas, confira:
Pão de centeio: É ótimo ter pão caseiro acabado de sair do forno, ainda quentinho, para consumir com a caldo.
Pão de cúrcuma: Esse pão de cúrcuma fica bem macio, aromático e com uma cor linda, além de conter as propriedades benéficas da cúrcuma.
Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.
Faço assim?
Cozinho em panela comum, baixa temperatura, por uma hora.
Retiro as partes moles, coloco no liquidificador com um pouco do caldo da panela. Bato por 5 minutos.
O resultado volta prá panela e cozinho por mais uns minutos.
O caldo fica bem encorpado.
Obs: o louro não vai no liquidificador.
Deixar os ossos no caldo é opcional.
A sua avaliação:
Priscila Ferreira daRocha
eu gostei muito do caldo de mocoto muito bom de mais
A sua avaliação:
Marisanta de Melo Watanabe
Amei as receitas e já foram aprovadas pelos nossos clientes.
Principalmente os caldos.
Parabéns e obrgd por compartilhar conosco.
Equipe TudoReceitas
Obrigada pelo comentário! Ficamos felizes que tenham gostado da receita de Caldo de mocotó!
A sua avaliação:
Gostei muito
Quero mais dicas
De caldos e massas
A sua avaliação:
Célia Moura
Simplesmente maravilhoso !! Ficou uma delícia 😋😋😋😋😋😋😋😋😋
A sua avaliação:
Marta de oliveira
Oi vc não disse em quanto de água se cozinha o mocotó
Oi João, a mocotó deve ser comido, inclusivamente o passo 4 indica para colocar ele de novo na panela. Experimente e conte para nós o que você achou desta receita!
alexander
preparo meu caldo de mocotó basicamente da mesma forma que a sua receita, só não coloco sal no cozimento, assim o tempo fica bastante reduzido, ou seja ele fica macio com meia hora aproximadamente!
Oi Celio, nesta receita usamos mocotó limpo e cozinhamos com temperos na panela de pressão por 45 minutos, assim ele não fica amargo. No entanto, se você quiser se certificar de que não fica amargo mesmo, pode ferver do jeito que disse 🙂 suba foto do seu caldo quando terminar!
Antonio Carlos vieira
Tenho em interesse em caldos de um moto geral poderia me passar.
agradeço sua atenção.Obrigado