Por Nelson Ferreira, Redator no TudoReceitas. Atualizado: 12 setembro 2023
Imagem: panelinhadafafah.blogspot.pt
O sarapel, conhecido como sarrabulho em algumas regiões do Brasil e em Portugal, é um prato típico da culinária nordestina, preparado com tripas e outras vísceras de porco, além de sangue coalhado. Tem origem no Alto Alentejo português, onde tradicionalmente o sarapatel alentejano é preparado com borrego ou cabrito.
O sarapatel nordestino é um "prato de sustância", com alto teor de proteína e gordura, indicado sobretudo para consumir no inverno ou antes de um trabalho exigente. Aqui no TudoReceitas mostramos como se faz sarapatel passo a passo e, apesar do seu preparo não ser difícil, exige tempo e dedicação. Confira abaixo os ingredientes e modo de preparo em fotos e faça logo esta receita de sarapatel de porco nordestino!
4 convidados1h 30mPrato principalDificuldade média
Características adicionais:
Custo econômico, Popular no Outono-Inverno, Cozido, Receitas do Brasil
Comece por higienizar os miúdos: enxague rapidamente os miúdos e o sangue sob água corrente. Depois coloque-os numa vasilha grande, esprema o suco de 4 limões diretamente sobre os miúdos e cubra com água. Lave nessa água com suco de limão até os miúdos ficarem limpos e sem cheiro forte.
Dica: os miúdos de porco para sarapatel geralmente incluem fígado, coração e rins suínos, para além do sangue coalhado. A fressura de porco, por sua vez, inclui os pulmões, coração e cano.
Imagem: panelinhadafafah.blogspot.pt
2
Escorra, pique tudo em pedaços uniformes e coloque numa panela. Cubra com água filtrada e leve ao fogo médio, deixando ferver por 5 minutos. Escorra e reserve.
Dica: se quiser, descarte os pedaços de sarapatel que contêm ossos e cartilagem.
3
Em seguida pique finamente 2 cebolas, os 4 tomates, os 3 pimentões sem as sementes, os 5 dentes de alho, o maço de hortelã, os coentros e a cebolinha. Misture esse tempero com os miúdos e o sangue, sem levar ao fogo ainda. Acrescente também as folhas de louro, as pimentas-de-cheiro inteiras, a pimenta do reino e o cominho e misture tudo muito bem. Reserve para pegar o gosto.
Imagem: ninacozinhasimplesmente.blogspot.pt
4
O passo seguinte do sarapatel nordestino é levar ao fogo médio uma panela grande e fritar o toucinho ou bacon picado na própria gordura. Quando libertar gordura suficiente, adicione 1 cebola picadinha e refogue junto, até dourar levemente.
Dica: se o toucinho tiver pouca gordura, adicione 2-3 colheres de sopa de banha o de óleo vegetal para ajudar a fritar.
5
Adicione os miúdos temperados no preparo anterior e também o suco dos restantes 2 limões. Mexa para misturar tudo e deixe cozinhar desse jeito por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando, para apurar os sabores.
Dica: nesse passo você pode adicionar outros temperos da sua preferência, como açafrão, páprica, entre outros.
Imagem: restaurantguru.com.br
6
Em seguida adicione 2-3 xícaras de água, de modo a conseguir um caldinho de sarapatel. Tampe, deixe cozinhar por mais 10-20 minutos e desligue o fogo. No final, prove e acerte o sabor com sal e pimenta a gosto.
Dica: a consistência do caldo de sarapatel depende da sua preferência. Se quiser um caldo mais espesso, deixe o sarapatel cozinhar no fogo por mais tempo, até o caldo reduzir.
Imagem: soteropaulistana.wordpress.com
7
Finalmente sirva seu sarapatel de porco nordestino acompanhando com as sugestões que apresentamos abaixo. Agora que você sabe como fazer sarapatel nordestino, diga nos comentários o que você achou desta receita tradicional e bom apetite!
Se você gostou desta sugestão, confira também estas receitas nordestinas:
Se você gostou da receita de Sarapatel nordestino, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Guisado . Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.
O que acompanha o sarapatel?
O sarapatel é uma receita muito completa e nutritiva, pelo que dispensa acompanhamentos muito caprichados. Como referimos acima, o sarapatel é um prato de origem portuguesa, por isso aqui mostramos para você as sugestões de acompanhamento para sarapatel de acordo com ambos os países:
Em Portugal o jeito de servir sarapatel é forrando o fundo de um prato ou de uma tigela de sopa com pão fatiado, colocar sobre ele o sarapatel e decorar com folhas de hortelã ou cebolinha e rodelas de laranja.
No Brasil é habituar servir sarapatel decorado com toucinho frito, com uma porção de vinagrete simples, farinha ou farofa de alho, por exemplo, e arroz simples.
Suba a sua foto de Receita de Sarapatel nordestino
Suba a foto do seu prato
✕︎
Suba a sua foto
Escrever comentário
15 comentários
A sua avaliação:
Jose Gomes Oliveira
Muito legal,otimas receitas,
A sua avaliação:
Cleber Figueiredo
Excelente receita... Parabéns
A sua avaliação:
Selma Batista
Quero aprender essas receitas deliciosas
A sua avaliação:
Thaís
Com todo respeito, sou descendente de Bahianos e moro na Bahia. Nunca vi um sarapatel dessa forma. Mande-me um e-mail, caso queira, que te envio a receita das famílias tradicionais do nordeste!
Jorge lira
Já comi só na Bahia mais não tive tempo de aprender mande e muito bom AFFF
Rosidalva Pereira Martins
O meu sarapatel leva cravo e banha de porco
Todos os temperos tradicionais ( cebola alho pimentão tomate ) folha de louro hortelã grosso cominho e colorau sal
Faço esse tempero duas vezes batido no liquidificador
O primeiro no início do cozimento e o segundo ( os mesmos temperos ) após 30 minutos batidos com o próprio caldo do cozimento
Fica bem encorpado e delicioso
Sirvo apenas com farinha e um molho com pimenta tipo vinagrete
Sou do Nordeste de Salvador-ba
Equipe TudoReceitas
Oi Rosidalva, obrigada por compartilhar suas dicas de temperos e preparo de sarapatel!
A sua avaliação:
Edvaldo Sousa Santos
Não consegui identificar onde os pimentões foram utilizados!
Equipe TudoReceitas
Oi Edvaldo, os pimentões vão no passo 2 junto com os demais temperos, no entanto por algum motivo isso não foi indicado no texto. Obrigada pelo seu comentário, vamos corrigir!
A sua avaliação:
Vanda Lima Pereira
Quero saber como se limpa tripa principalmente aquela gordura de dentro
Maria
As tripas são viradas para poder raspar e limpar por dentro. Lá no interior do nordeste, a gente colocava uma vareta na beirada da tripa e ia empurrando aos poucos até virar toda.
google.com
vira a tripa pelo avesso e limpa com a ponta de uma faca
A sua avaliação:
DIRCE LINDOSO ANDERLINI
Esta receita fez-me voltar setenta anos atrás, quando minha avó e mãe, nordestinas, faziam com frequência esse prato e eu me deliciava.
A sua avaliação:
Ary
Não entendi onde vai o limão, o pimentão e a pimenta do reino..
Liu SB
O limão é para lavar os miúdos do porco. Já o pimentão e a pimenta do reino bate junto com os temperos verdes, cebola, alho, colorau, vinagre e sal a gosto.
lilian vilas boas coelho
Boa tarde... Qnts quilos de sarapatel para 150 pessoas ?
Mauricio Lima
Sou baiano e gostaria muito de comer um sarapatel, só que atualmente moro em São Paulo e não sei onde. Comprar! Mais parabéns pela receita
Giselle
Sou de São Paulo também acha em açougue comum
PERDIGÃO
Atenção Paulistas!
Vocês Encontram TUDO No Mercado Municipal, OK?
Cirlene
Fiz o sarapatel conforme a receita e ficou uma delícia! Nota 10
Que bom que você gostou, Cirlene! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas receitas 🙂
A sua avaliação:
mauricio
segui a receita de sarapatel nordestino passo a passo e ficou SHOW!!! ESSA SIM É A VERDADEIRA RECEITA DE SARAPATEL NORDESTINO COMO MINHA FAMILIA VEM FAZENDO HÁ GERAÇÕES!!!! muito bom pode fazer sem erro
Parabéns excelente receita, o sarapel é um prato demorado e complicado, suas orientações facilitam muito. Deixo aqui uma sugestõa ao site que crie condições de imprimir a receita de modo a poder leva- la junto ao fogão. rsrs. Grato .